Panorama
 
 
 

OBJETIVO É FORMULAR POLÍTICA PÚBLICA PARA PROJETOS DE RECUPERAÇÃO RURAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

Objetivo é formular política pública para projetos de recuperação baseados na participação dos proprietários rurais

11/12/2006 - A Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, realizou nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, no Hotel San Raphael, em São Paulo, o workshop "Recuperação Florestal: um olhar social", com o objetivo de gerar subsídios para formulação de política pública adequada a projetos de recuperação florestal fundamentados em processos de adoção de métodos participativos junto aos proprietários rurais.

O workshop, dirigido a profissionais de instituições de fomento e extensão rural, pesquisadores, integrantes de organizações não governamentais, lideranças rurais e representantes do Sistema de Meio Ambiente nos âmbitos estadual e federal, contou com o apoio do Instituto Sócio Ambiental - ISA; da Associação Ecoar Florestal; do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - IPEF; da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo; da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati e do Instituto de Economia Agrícola, ambos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Maria Cecília Wey de Brito, diretora-executiva da Fundação Florestal, lembrou que o aprimoramento dos projetos na área de recuperação florestal do Estado de São Paulo tem merecido especial atenção da Secretaria do Meio Ambiente, no sentido de promover a diversidade de espécies nos plantios e conferir sustentabilidade aos povoamentos. Para a diretora, o desafio maior da sustentabilidade envolve a soma das atividades do homem em sintonia com a multiplicação de formas menos agressivas de interação com o meio ambiente. "Nesse contexto, o papel mais difícil consiste em atingir um público diferenciado e apto a entender que o processo de recuperação proposto é satisfatório para as atividades que ele exerce", explicou.

Claudette Marta Hahn, gerente de Desenvolvimento Florestal da Fundação Florestal, por sua vez, disse que a iniciativa do evento constitui importante canal para estimular a reflexão sobre o papel das instituições públicas e das ONGs, como fomentadoras e catalisadoras de iniciativas que incorporem espécies florestais nativas. "Passamos um ano, no âmbito da gerência, estudando as questões de participação motivados pela percepção de que a questão social era relegada a segundo plano", afirmou. E concluiu: " Não adianta você ter um bom projeto e recursos necessários para implantá-lo, se não houver um comprometimento dos atores sociais."

Aliás, o tema "Contextualização Histórica - Política da Participação" foi apresentado e esteve a cargo da especialista em sociologia ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Júlia Guivant que fez um breve histórico sobre os princípios básicos que norteiam as atividades rurais participativas, ressaltando que as atividades rurais não envolvem uma estratégia, mas sim um processo de aprendizagem, tratado de forma relativa e passível de mudanças de acordo com as comunidades locais e agentes externos. "Nossa percepção científica de uma realidade não é única e o que acreditamos ser verdade depende de um marco de conhecimento e pressupostos que nos acompanham , disse".

Texto: Wanda Carrilho
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.