Panorama
 
 
 

PESQUISA MOSTRA QUE TERRITÓRIO MARINHO BRASILEIRO É PRATICAMENTE INEXPLORADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

16 de Dezembro de 2006 - Roberta Lopes* - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Brasil tem um território marinho de aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados que é praticamente inexplorado em relação a sua potencialidade, aponta o estudo Mar e Zona Costeira Brasileiros.

O levantamento foi feito a pedido do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República. Os primeiros resultados foram divulgados ontem (15).

"Esse é um estudo de médio e longo prazo que aborda questões relevantes com referência ao mar brasileiro, cuja área e cujas riquezas são comparáveis, em tamanho e quantidade, à própria Amazônia", diz Antônio José Teixeira, gerente de Projetos Ligados ao Mar e Antártida, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo ele, a idéia é tentar identificar quais são as prioridades que o Brasil deve dar às atividades marítimas. “É um estudo preliminar, mas podemos apontar algumas áreas como prioridades: mineração, bioprospecção, biotecnologia. Também podemos orientar as atividades já realizadas nas áreas de pesca, ciência e tecnologia, tecnologia inovadora para o estudo e exploração do mar".

Para o secretário-executivo do NAE, Raul Sturari, o levantamento ajudará na formulação de leis e ações relacionadas ao mar. "Esse estudo deve ficar pronto até o primeiro semestre de 2007. Ele vai subsidiar decisões do mais alto nível para que elas possam influenciar já a elaboração do próximo plano plurianual".

A pesquisa mostra, entre outros aspectos, que no litoral brasileiro ocorrem todos os principais ecossistemas costeiros: praias arenosas, costões rochosos, manguezais, lagoas costeiras, recifes de algas calcáreas, recifes de corais endêmicos, ilhas e bancos oceânicos.

O estudo também constata que o Brasil tem o único atol do Atlântico Sul, que pode ser explorado de forma sustentável pela indústria do turismo, da mineração e por laboratórios farmacêuticos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.