Panorama
 
 
 

AÇÃO AMBIENTAL TERÁ REFORÇO DE 1.300 TÉCNICOS NAS PRAIAS DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2006

22/12/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) – Estão reforçando as atividades de fiscalização, coleta de lixo e preservação ambiental para a temporada de verão 2006/2007, no Litoral do Paraná que começou no dia 20 de dezembro e vai até 28 de fevereiro.

“Mais de 1.300 pessoas estarão envolvidas com as atividades da secretaria, que ainda programou apresentações culturais e orientação dos veranistas quanto à qualidade da água das praias”, informa o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Segundo o secretário, a coleta de lixo comum será realizada em todos os balneários, além dos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba e será destinado nos aterros de cada município, à exceção de Pontal do Paraná que também receberá os resíduos gerados em Matinhos e na Ilha do Mel.
Também será disponibilizado um caminhão para o recolhimento do lixo reciclável a cada um destes municípios, dando suporte ao recolhimento de resíduos recicláveis feito pelos agentes ambientais do projeto Nossa Praia é Limpeza, do IAP.

Operação Sossego – Neste ano, cinco equipes serão encarregadas pela fiscalização diária, das 21hs às 4 horas da madrugada. Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel terão equipe de plantão para atender denúncias, que podem ser feitas no telefone 0800 643 0304 (disque Força Verde).

Balneabilidade – Durante toda a temporada, o IAP continuará fazendo o monitoramento da qualidade das águas das praias em 51 pontos do litoral paranaense. Cerca de 110 alunos da Universidade Federal do Litoral estarão auxiliando na orientação dos veranistas quanto aos riscos de se banhar em águas impróprias para banho.

O IAP manterá ainda uma equipe em tempo integral, juntamente com a Polícia Florestal, para reforçar a fiscalização ambiental e degradação de áreas protegidas. A Força Verde também fará fiscalizações em mar aberto para coibir a pesca predatória.

Lazer – As apresentações culturais do Cinema e Teatro na Areia voltam nesta temporada com a exibição de filmes envolvendo a temática ambiental e peças teatrais em Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Paraná. A programação ainda está sendo montada e será divulgada durante todo o verão.

Na Ilha do Mel, o IAP irá intensificar as ações de fiscalização para assegurar a conservação ambiental e o controle do número de visitantes. O limite de visitantes é de cinco mil pessoas por dia. A entrada de animais domésticos na Ilha é proibida e será monitorada. Atividades de educação ambiental serão desenvolvidas para sensibilizar a população local e visitantes visando o desenvolvimento de conduta condizente com o ambiente

Governo lança site oficial da operação Viva o Verão

22/12/2006 - O Governo do Paraná, através da Secretaria da Comunicação Social, lançou na tarde desta quinta-feira (21), o site oficial da Operação Viva o Verão 2006/2007. Na página da internet www.pr.gov.br/vivaoverao, o veranista poderá ter acesso a todas as notícias e fotos da operação, além de informações úteis sobre os serviços prestados pelo Governo do Paraná aos turistas que aproveitam a temporada de sol e calor no estado.

O internauta também vai encontrar no site as programações atualizadas de esporte, cultura e lazer que agitarão o litoral do estado neste verão. “A página irá facilitar o trabalho da imprensa e será um importante veículo de divulgação das belezas e atrações do nosso litoral”, disse o secretário da Comunicação, Airton Pisseti.

Quem navegar pela página encontrará um link específico para que possa ter em mãos os telefones das polícias Militar, Civil e Rodoviária além do Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel, Conselhos Tutelares e uma lista completa de hospitais e postos de saúde que estarão funcionando para atender os veranistas que precisarem de auxílio médico. O usuário também poderá acessar diretamente do site as páginas das prefeituras que participam da operação, além de ter acesso à programação ao vivo da Rádio e TV Paraná Educativa.

O site Viva o Verão traz ainda, do lado direito da página, uma série de banners que permitem o acesso rápido a serviços, dicas e informações importantes para o veranista como o horário das barcas e preços para a travessia até a Ilha do Mel, boletins de balneabilidade, informações sobre a Operação Sossego Público, as atrações do Fera Verão e a programação das atividades promovidas pela Paraná Esporte nas praias do estado.

“Com o site oficial, o veranista poderá se programar antes de descer ao nosso litoral tendo acesso à previsão do tempo e o que vai acontecer nas cidades e na beira da praia. Este é mais um dos tantos serviços que o Governo do Paraná disponibiliza aos cidadãos”, finalizou Pisseti.

IAP constata bons índices de balneabilidade no litoral

22/12/2006 – A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou nesta sexta-feira (22) o primeiro boletim de balneabilidade que indica a qualidade da água nas praias do Paraná. Dos 38 pontos monitorados em locais com maior fluxo de pessoas, apenas oito aparecem impróprios para banho, que representam 4,8 quilômetros dos 96 que compõe a orla paranaense.

Os pontos impróprios estão localizados na praia de Encantadas, Ilha do Mel – 40 metros à esquerda do morro na “Pontinha”; balneário Olho d’Água na Avenida Principal; balneário Flamingo na Rua Campo Mourão; praia central de Matinhos, 100 metros à esquerda do morro; Praia Mansa de Caiobá na Rua Céu Azul; 300 metros à direita do Rio Prainha em Guaratuba; Rua Frederico Nascimento na praia de Caieiras em Guaratuba e na Rua Guairacá, na Barra do Saí.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, os bons resultados se devem ao aumento no numero de ligações nas redes coletoras de esgoto implantadas pela Sanepar no município de Guaratuba e aumento da eficiência do tratamento de esgoto em Matinhos.

Novidade - O secretário do Meio Ambiente apresentou as alterações na divulgação do boletim de balneabilidade, que irão facilitar a compreensão do público. Ao todo, são 54 pontos monitorados pelo IAP e, a partir de agora, serão divididos em locais de risco e de maior procura para banho.

Na primeira categoria, estão 16 pontos que se tornaram automaticamente áreas de risco por estarem localizados próximos a rios e canais que recebem constantemente esgotos. Estes locais serão sinalizados como áreas impróprias para banho durante toda a temporada. Os outros 38 pontos informarão os resultados das coletas de água realizadas em locais representativos das praias, ou seja, onde há maior concentração de banhistas e são utilizados com freqüência para recreação.

Ele contou ainda, que a qualidade da água nas praias do Paraná é monitorada desde a temporada 1989/90 e sempre focou locais de risco ambiental e de saúde pública. “Desta forma muitos pontos de monitoramento foram locados nas proximidades das áreas de risco e não aonde existe grande concentração de banhistas”, relatou o secretário.

Locais de Risco - A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense. Os locais são classificados em próprios ou impróprios para banho. Para um local ser classificado como próprio para banho, pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 Escherichias coli (que indica a presença de coliformes fecais) por 100 mililitros de amostra. Apresentando mais de 2.000 coliformes fecais por 100 mililitros o local será considerado impróprio para banho. Nos pontos de risco a concentração de esgotos e coliformes fecais é alarmante, apresentando índices superiores a 100 mil Escherichia coli.

Nesta situação estão o Rio Olho d’Água entre Ipanema e Shangri-lá, Rio Matinhos, canal de Caiobá, canal da Praia Mansa de Caiobá, Rio e canal da Prainha, Rio Brejatuba (Guaratuba), além de três canais nos balneários de Eliane e Nereidas. Na Ilha do Mel podemos incluir parte da baía de Encantadas. Na mesma situação estão os rios utilizados para balneabilidade nos municípios de Morretes e Antonina (Nhundiaquara, Marumbi, do Nunes) e na Baía de Antonina (Ponta da Pita) que apresentam concentrações elevadíssimas de esgotos.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Barracas – Serão instaladas barracas nos 54 pontos monitorados pelo Instituto, onde 87 estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão informar os veranistas sobre os riscos de tomar banho nos locais proibidos e como é feito o processo de análise da água. As cores das barracas são diferenciadas sendo que as azuis indicam que o ponto é próprio para banho e as vermelhas representam os locais impróprios. Ao todo, serão emitidos 16 boletins ate o final da temporada distribuídos em todos os balneários e na rodoviária de Curitiba.
Os resultados das análises serão divulgados todas as quintas-feiras até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam os boletins em seus portais nos endereços eletrônicos www.pr.gov.br/meioambiente ou www.pr.gov.br/iap.

Porto de Paranaguá tem licença do IAP para realizar dragagem

22/12/2006 - A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Licenciamento Operacional para a realização dos serviços de dragagem de manutenção no Canal da Galheta, área de acesso dos navios aos Portos de Paranaguá e Antonina. Com a licença, a Appa poderá dar início ao processo de licitação, com a realização de novos estudos técnicos para a publicação do edital.
O superintendente Eduardo Requião e o secretário de Meio Ambiente e presidente do IAP, Rasca Rodrigues - além do prefeito de Antonina, Kleber Fonseca e o vice-prefeito de Matinhos, Francisco Antônio Arantes - participaram da entrega do licenciamento ambiental operacional.

Novidades - O superintendente explicou que o parecer do IAP demonstra a inexistência de contaminação dos sedimentos e define as áreas para o seu despejo. “Assim a areia resultante da dragagem também poderá ser utilizada para a formação de ilhas artificiais, engorda de praias e formação de aterros”, informou.

Segundo os estudos, a areia poderá ser utilizada na engorda das praias de Matinhos e na formação de uma praia artificial em Antonina, na área contígua ao trapiche, e na Ponta da Pita.
“No caso de Matinhos, temos que negociar com o Governo do Paraná e a prefeitura, pois o município não está na área de administração da Appa e por isso precisamos definir como fazer a engorda das praias dentro da legalidade e conforme os estudos técnicos e de viabilidade econômica”, informou Eduardo Requião. Ele disse que a Appa pode realizar a obra em Matinhos, mas que seria necessário que o Governo do Estado ressarcisse o dinheiro gasto.

Segurança - O secretário Rasca Rodrigues garantiu que a Licença Operacional atendeu aos critérios técnicos mais rigorosos e que foram realizados mais de oito estudos envolvendo mais de 20 técnicos de diversas instituições como a UFPR, Centro de Estudos do Mar e Universidade Paris. “Esta licença nos dá a segurança absoluta de que não haverá qualquer prejuízo ambiental ou para a saúde das pessoas e que os sedimentos poderão ter usos mais nobres do que simplesmente ser despejados”, afirmou Rasca Rodrigues.

O prefeito de Antonina destacou que ficou entusiasmado com a possibilidade de o município ganhar uma praia artificial. “Queremos ampliar a praia na Ponta da Pita. A recuperação do canal de acesso ao Porto de Antonina irá significar para a economia do município”, afirmou Kleber Fonseca. O vice-prefeito de Matinhos, Francisco Arantes, acrescentou: “Vamos fazer todos os esforços para que Matinhos possa se beneficiar com a dragagem e recuperar as nossas praias”.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.