Panorama
 
 
 

CIENTISTAS ENCONTRAM NOVAS ESPÉCIES DE PLANTAS E ANIMAIS NAS FLORESTAS DE BORNÉU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

19/12/2006 - Pelo menos 52 novas espécies de animais e plantas foram identificadas entre julho de 2005 e setembro de 2006 na ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. As descobertas incluem 30 espécies de peixe, duas de rãs, 16 de gengibre, três de árvore e uma de planta. As novidades estão descritas no relatório “A busca continua”, divulgado pela da Rede WWF.

“Quanto mais procuramos, mais achamos”, afirma Stuart Chapman, Coordenador do Programa Coração de Bornéu, do WWF-Internacional. Especialistas da Rede WWF acreditam que os achados reforçam a necessidade de conservação do habitat e das espécies da terceira maior ilha do mundo.

As criaturas recém-encontradas chamam atenção. É o caso do peixe miniatura - agora classificado como segundo menor vertebrado do mundo - com menos de 1 cm e encontrado nas águas ácidas e escuras dos pântanos da ilha; seis peixes siameses de briga; um peixe com dentes protuberantes e barriga adesiva que o permite ficar colado em rochas; e uma rã de árvore com olhos verdes brilhantes.
.
Grande parte destas espécies foram encontradas no “Coração de Bornéu”, uma região montanhosa de 220 mil km2, localizada no centro da ilha e coberta por floresta equatorial. No entanto, a Rede WWF alerta que a região continua ameaçada devido a grandes áreas de floresta devastadas para extração de borracha, óleo de palmeira e produção de poupa de fruta. Segundo dados da instituição, desde 1996, o desmatamento na Indonésia cresce numa média de 2 milhões de hectares por ano. Atualmente, apenas metade da floresta original de Bornéu ainda sobrevive.

“As florestas remotas e inacessíveis do ‘Coração de Bornéu’ são uma das últimas fronteiras para a ciência e novas espécies continuam sendo descobertas. Nós apenas esperamos a próxima surpresa”, acrescenta Chapman. “Porém estas florestas também são vitais porque margeiam os maiores rios da ilha e atuam como um escudo de proteção natural contra queimadas que devastaram as terras mais baixas”, conclui o Coordenador.

Numa reunião na Convenção de Diversidade Biológica das Nações Unidas, realizada em março na cidade de Curitiba, Paraná, os três governos de Bornéu – Brunei, Indonésia e Malásia – declararam apoio à iniciativa de conservar de gerir de forma sustentável o “Coração de Bornéu”. A Rede WWF espera que os governos façam com urgência uma declaração formal para que esta região esteja entre as prioridades mundiais de conservação.

Curiosidades

Bornéu é um dos dois lugares na Terra – o outro é a ilha de Sumatra – onde espécies ameaçadas de extinção, como orangotangos, elefantes e rinocerontes, coexistem. Na ilha, há mais animais em perigo. É o caso de leopardos, ursos e macacos. A região também é lar de 10 diferentes tipos de primatas, mais de 350 espécies de pássaros, 150 de répteis e anfíbios, além de 15 mil de plantas.

Um relatório do WWF, O Mundo Perdido de Bornéu: Novas Espécies Descobertas em Bornéu (Abril de 2005), mostrou que, pelo menos, 361 novas espécies foram identificadas e descritas na ilha entre 1994 e 2004. Isto significa três novas espécies por mês em uma área um pouco maior que o dobro do tamanho da Alemanha. O número inclui a descoberta de 260 tipos de insetos, 50 de plantas, 30 de peixes de água doce, sete de rãs, seis de lagartos, cinco de caranguejos, duas de cobras e uma espécie de sapo. O relatório revelou que boa parte da fauna e flora ainda não foi estudada.

Clique no link a seguir para fazer o download do relatório em inglês: http://assets.panda.org/downloads/newlydiscoveredspeciesonborneo25042005.pdf

O relatório A busca continua está disponível, em inglês, no link: www.panda.org/heart_of_borneo/publications

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.