Panorama
 
 
 
DEPRN DISCUTIU RECUPERAÇÃO DE APA E RESERVA LEGAL NO ENCONTRO TÉCNICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

22/12/2006 - O Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, subordinado à Coordenadoria de Licenciamento e Proteção de Recursos Naturais – CPRN, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, realizou no período de 12 a 14 de dezembro, o Encontro Técnico – 2006, com o tema “Mecanismos para manutenção, recomposição, condução da regeneração natural e compensação da Área de Reserva Legal”, no município de Pirajú, interior do Estado.

O objetivo foi levar conhecimentos, aos técnicos do DEPRN, sobre recuperação de áreas degradadas, através de palestras e debates e, assim, aprimorar o desenvolvimento dos trabalhos de responsabilidade do Departamento, que tem como uma de suas missões institucionais a aplicação do Código Florestal, e, portanto, atribuição direta na implementação das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal.

A escolha dos temas abordados teve a preocupação de trazer à discussão do grupo métodos de recuperação em estudo na academia não dissociados das questões práticas de implantação, considerando-se os aspectos sociais e econômicos envolvidos. “A recuperação dessas áreas é de fundamental importância e, sem dúvida, se inclui na trajetória a ser efetuada para o estabelecimento da sustentabilidade nos processos produtivos. O desafio, portanto, é a construção de mecanismos que viabilizem as ações necessárias determinadas pelas políticas públicas a serem executadas pelo Departamento”, declararam organizadores do evento.

O evento contou com a presença do coordenador da CPRN, José Arnaldo Gomes, que juntamente com a diretora geral do DEPRN, Renata Inês Ramos Beltrão, deu início à programação. Reuniram-se doutores e pesquisadores especialistas na área florestal das Universidades dos Estados de São Paulo e de Santa Catarina, para relatarem experiências neste setor com os diretores, supervisores e assessores das regionais e da sede do Departamento.

O circuito das palestras abordou os seguintes temas: Modelos Alternativos para Restauração da Reserva Legal – profª Drª Vera Lex Engel;
Restauração Ecológica através da Sucessão Natural - a Nucleação – bióloga Deisy Regina Três;
Sistemas Agroflorestais – engª Agrª Marina S. Guyot;
Visão Social da Restauração Florestal – engª Ftal. Karine Faleiros;
Espécies Nativas produtivas e uso múltiplo da vegetação de áreas a serem suprimidas – engº Ftal. Eduardo Gusson;
Projetos de MDL em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal – biólogo Magno Castelo Branco;
Relato de Experiências em Sistema Agroflorestais – engº. agrº. Antonio Edson Vido;
Metodologia de Recuperação em Reserva Legal – prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues, Licitação Sustentável – adm. emp. Elisabeth Sutter;
Panorama do Programa de Recuperação de Matas Ciliares – engª. agrª Helena Carrascosa Von Glenh;
Experiências em Restauração no Médio Vale do Paranapanema – engº ftal. Antonio Carlos Galvão de Melo; Aspectos Jurídicos do Licenciamento – engº agrº Antonio Luiz Lima de Queiroz e Aqüífero Guarani x Licenciamento no DEPRN - geól. Luciano Taveira.

O encerramento foi marcado com reunião técnica para discutir parâmetros para Projetos de Recomposição Vegetal e Propostas de Compensação de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente.

As propostas foram apresentadas por três grupos temáticos que abordaram:
1) Termos de Compromisso dos Auto de Infração Ambiental, sob a coordenação da bióloga Renata Mendonça e arquiteta Lisete Andrade de Sá Rocha;
2) Projetos de Recomposição da Reserva Legal, sob a coordenação do eng. agrônomo Antonio Luiz Lima de Queiroz e
3) Recuperação em Área de Preservação Permanente em Área Urbana e Rural considerando as funções ambientais, sob a coordenação da geógrafa Adriana Matrangolo.
Texto: Renata Inês Ramos Beltrão e Elaine Cristina Medeiros
Colaboração: Adriana Matrangolo
Foto: Elaine Cristina Medeiros

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.