Panorama
 
 
 

MOÇÃO ASSINADA POR GOLDEMBERG MANIFESTA PREOCUPAÇÃO SOBRE ENTRAVES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

Moção assinada pelo secretário Goldemberg manifesta preocupação com relação às afirmações referentes
a “entraves ambientais”

21/12/2006 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA apresentou moção, assinada pelo professor José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente do Conselho, manifestando a preocupação de todo o Conselho “diante das recentes afirmativas do Senhor Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, de que a questão ambiental representa um entrave ao desenvolvimento do País”.

A moção foi divulgada ontem (20/12), durante a 230ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho, na sede da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, em São Paulo. Por meio do documento, o CONSEMA declara que “reconhece a necessidade de que o País seja provido da infra-estrutura necessária para seu crescimento, contudo entende que a implementação de programas e projetos visando tal finalidade não pode perder de vista os princípios do desenvolvimento sustentável.”

Pela moção, o CONSEMA também “reconhece que a responsabilidade ambiental e social não admite retrocessos” e “reconhece igualmente a necessidade de constante busca e aprimoramento de um modelo de sustentabilidade para o País, no qual os bens indisponíveis da sociedade brasileira, representados pelo patrimônio ambiental público, tenham sua proteção contemplada de forma prioritária em relação aos outros interesses setoriais”.

Conselho também apresentou moção elogiando secretário José Goldemberg

21/12/2006 - O professor José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, destacou, ontem (20/12), na abertura da 230ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho, em São Paulo, a importância da criação da Estação Ecológica do Barreiro Rico, no munícipio de Anhembi, afirmando que o objetivo é “proteger os valiosos remanescentes de Mata Atlântica lá existentes e, em especial, as populações de primatas que os habitam”. Os três empreendimentos cujos pareceres técnicos dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental – EIA-RIMAs estavam previstos para serem apreciados foram aprovados. Os membros do CONSEMA aproveitaram a ocasião para manifestar, inclusive por meio de moção, seu reconhecimento e louvor pelos trabalhos desenvolvidos pelo professor Goldemberg, como secretário de Meio Ambiente, desde o início de sua gestão, em janeiro de 2002. Os conselheiros foram unânimes na avaliação de que Goldemberg “demonstrou grande conhecimento e capacidade gerencial para disciplinar matérias e superar conflitos envolvendo a questão ambiental no Estado de São Paulo, sempre tendo como referência, para sua atuação, o campo democrático das idéias, da liberdade de expressão e manifestação”.

As considerações relativas ao secretário também incluem “o caráter inovador de sua gestão em todos os setores da Secretaria, impulsionando de modo particular a área de planejamento e de eeducação ambiental com importantes realizações, entre as quais: a Lei Estadual nº 12.233, de 16/01/2003, que dispõe sobre a Área de Proteção e de Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga; o Decreto Estadual 49.215, de 07/12/2005, que dispõe sobre o zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte do Estado de São Paulo; a Lei Estadual nº 11.262, de 08/11/2002, que cria a APA São Francisco Xavier e a APA do Banhado, além dos cursos de educação ambiental e de inúmeras publicações que vieram munir a comunidade ambientalista de instrumentos estratégicos para sua atuação”.

Entre outros ítens discutidos e votados, da pauta da reunião de ontem, foi aprovada a viabilidade ambiental dos empreendimentos "Ampliação do Terminal de Contêineres", de responsabilidade do Tecondi-Terminal para Contêineres da Margem Direita S/A, “Implantação das Atividades de Lavra de Bauxita para Fabricação de Alumínio", de responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, e “Ampliação da Unidade Cruz Alta – Destilaria de Álcool e Usina de Açúcar (com co-geração de energia), de responsabilidade da Açúcar Guarani S/A.
Texto: Wanda Carrilho
Foto: José Jorge

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.