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PARCERIA DO BRASIL COM EUROPEUS GARANTE PROJETO SUSTENTÁVEL INOVADOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

21/12/2006 - Rafael Imolene - O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, afirmou hoje que, com a implantação do Distrito Florestal auto-sustentável, na região paraense da BR-163, o Brasil inaugura um novo modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Langone fez a afirmação como representante da ministra Marina Silva na solenidade de assinatura, hoje, em Brasília, do Ajuste Complementar de Cooperação ao Acordo Quadro de Cooperação entre a Comunidade Européia e o governo brasileiro.

Pelo acordo, a CE se compromete a doar ao Brasil cerca de R$ 17 milhões, pelos próximos quatro anos, para a implantação do Distrito Florestal da BR-163, prevista no Projeto Manejo Florestal, Apoio à Produção Sustentável e Fortalecimento da Sociedade Civil na Amazônia Brasileira. A primeira parcela do dinheiro será depositada no início de 2007. O total de recursos, acrescido da contrapartida nacional, possibilitará ao governo fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região do distrito sem dizimar os recursos naturais, gerando mais de 100 mil empregos diretos.

Segundo o conselheiro-chefe de Cooperação da Comissão das Comunidades Européias, Antoine Gilbert, "os objetivos deverão ser alcançados, pois temos muitos parceiros envolvidos". Para o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Tubino, o distrito será uma vitrine. "O mundo tem muito a aprender com a nova experiência brasileira. É um projeto exemplar, inovador e enriquecedor". De acordo com o embaixador Luiz Henrique da Fonseca, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, além de fortalecer a relação entre o Brasil e a Comunidade Européia, o projeto dará suporte a novas práticas de desenvolvimento sustentável.

A importância da BR-163

A BR-163 está sendo completamente pavimentada e é considerada uma rodovia estratégica no transporte da produção agrícola do norte do Mato Grosso até o Porto de Santarém (Pará), garantindo a exportação, principalmente, para os países do Hemisfério Norte. A zona de influência da rodovia coincide com uma importante área de expansão da fronteira da soja. Ali estão instaladas indústrias que processam o grão em óleo ou farelo para exportação.

Em 5 de junho passado, Dia Internacional do Meio Ambiente, o governo federal lançou o Plano BR-163 Sustentável. Naquela data, o governo divulgou parte de um pacote de políticas ambientais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais provocados pelo asfaltamento da rodovia federal. A BR-163 está situada em um dos pontos com maior diversidade cultural e biológica da Amazônia. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada, que tem 1.765 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 800 quilômetros já foram pavimentados.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 se apóia em três pilares. Primeiro, na implantação do distrito florestal, que manterá a floresta em pé. Segundo, no apoio à produção sustentável na área, incluindo incentivo ao ecoturismo e ao artesanato; terceiro, no fortalecimento da sociedade civil para que o projeto seja consolidado na região.

Claudio Langone recebe Medalha do Mérito Mauá

21/12/2006 - O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudio Langone, recebeu hoje (21) a Medalha do Mérito Mauá, categoria Grã Cruz de Mauá. A comenda é concedida há mais de 50 anos, pelo Ministério dos Transportes, a personalidades que se destacam pelo desempenho relevante na área dos Transportes no Brasil. A medalha, acompanhada de diploma, foi entregue à tarde, no gabinete do secretário em Brasília, pois Langone, em missão diplomática na Bolívia, não pode comparecer à cerimônia oficial, realizada no início de dezembro, no Clube do Exército.

Cláudio Langone foi homenageado pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos na construção de uma agenda bilateral dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes que conjugasse a preocupação ambiental com o fortalecimento da infra-estrutura do País.

Como representante do MMA, o dirigente contribuiu, entre outras realizações, para a elaboração da portaria interministerial que criou o Programa de Regularização Ambiental de Rodovias Brasileiras, a ser transformado em decreto e em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A atuação do secretário foi fundamental também na definição de procedimentos específicos e dinâmicos para concessão de licenciamentos para obras de construção de ferrovias e na condução do processo de capacitação dos dois ministérios para utilizar a avaliação ambiental estratégica, recurso que viabilizou o planejamento do setor de transportes em parâmetros transversais e abrangentes.

A Comissão julgadora foi composta pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e por todos os representantes dos órgãos do setor de Transporte do País.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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