Panorama
 
 
 

PESQUISA MOSTRA QUE GAÚCHO É COMPRADOR IRREGULAR DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Porto Alegre (20/12/06) - Um levantamento feito pela Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no Rio Grande do Sul, revela que o estado, principalmente a região Metropolitana de Porto Alegre não é apenas rota de tráfico de animais silvestres, mas grande comprador destes mesmos animais.

Apenas neste ano de 2006, foram aplicados 1.174 autos de infração no estado: 587 correspondem à fiscalização da fauna; 307 à pesca, 144 às atividades relativas ao meio ambiente (poluição e degradação, entre outros) e 89 referentes à flora. Convertidos em multas, estes autos de infração representam, juntos, a quantia de R$ 9.761.521,10.

Segundo o responsável pela Dicof, analista ambiental Fernando Falcão, “as pessoas acham que tráfico de animais só acontece em outros locais, e não está associado à aquisição de animais para mascotes, mas milhares de animais são comercializados irregularmente em nosso Estado”. Outro aspecto importante, segundo ele, é a necessidade de implementação efetiva do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA - possibilitando a fiscalização da fauna por parte dos municípios, evitando assim sobrecarregar o órgão federal. Falcão acrescenta ainda “o Rio Grande do Sul lavrou 91,6% do valor das multas de fauna no Brasil em 2005, num total de 1.077 autos de infração”.

Criada em fevereiro de 1998, a Lei dos Crimes Ambientais, considera os animais, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, propriedade do Estado. A compra, venda, criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime. Mas muita gente ignora a legislação, por mais severa que seja sua aplicação. De acordo com dados divulgados pela Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais (RENCTAS) e o IBOPE, 33 milhões de brasileiros têm ou já tiveram um animal silvestre em casa. E o mais grave: de dez animais silvestres capturados vivos, apenas um chega ao seu destino final. O cruzamento dessas informações perfaz um número de 600 milhões de animais.

Uma das dificuldades de combater o tráfico de animais é a lucratividade. Quanto mais ameaçada e mais rara a espécie, mas lucrativo se torna o crime ambiental. Além da captura, que retira os animais de seu habitat, as técnicas usadas para o transporte dos animais, se caracterizam pela crueldade. Flamingos enrolados em meias de nylon, para diminuir de tamanho, são empilhados uns sobre os outros. Pássaros são enrolados em canudos de papéis e alguns têm os ossos do peito quebrados para serem transportados em canos de pvc e outros têm os olhos perfurados para, cegos, não verem a luz do sol e assim não denunciarem o crime com seu canto. Para a analista ambiental do Núcleo de Fauna do Ibama/RS, Cibele Indrusiak, “enquanto os brasileiros não assumirem sua responsabilidade na conservação, continuaremos firmes no caminho da extinção de várias espécies nos próximos anos”.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.