Panorama
 
 
 
PRESIDENTE DO CONSELHO É O DR. PAULO NOGUEIRA NETO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

19/12/2006 - O Conselho de Orientação do Parque Tizo foi empossado no último dia 14/12 pelo secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, professor José Goldemberg. A posse foi realizada no “Anfiteatro Augusto Ruschi”, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, em São Paulo, com a apresentação do presidente do Conselho, o Dr. Paulo Nogueira-Neto, e dos demais conselheiros. O Parque Tizo está localizado na confluência da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel.

O Conselho tem 29 membros, entre eles conselheiros titulares e suplentes, que representam todos os órgãos envolvidos na criação do Parque. Além do presidente, compõem o Conselho: Helena Carrascosa von Glehn e Ana Lúcia Pinto de Faria Burjato, representando a SMA: Sônia Maria Belardinucci e José Trindade, da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; Denise Maria Correa e Carlos Alberto Duarte Moreira, da Secretaria de Habitação; Fábio Lúcio Sanchez, da Associação dos Moradores do Petit Village; Silvana Cristina dos Santos, da Sociedade Amigos do Bairro do Parque Ipê; Gustavo Campos Menezes, da Associação de Pais e Mestres; e os alunos Thiago Massola Couto, Cledson Ferreira Dias de Queiroz e Alice Braga de Azevedo Marques, da Escola Municipal de Educação Fundamental – EMEF Teófilo Benedito Ottoni; Eugênio Machado Ribeiro, da Sociedade Amigos do Bairro de Gramado; Leandro Dolenc, da Sociedade Ecológica do Embu; Gianpaolo Fábio Massa, da Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia; Renê Costa e Márcio Silva Monaco, da Subprefeitura do Butantã; Corina Alessandra Ribeiro e Rute Lombano Soares, da Prefeitura de Osasco; Nivea Guimarães Ferreira e Edson Lopes da Silva, da Prefeitura de Cotia; Ana Maria Gonzatto e Verônica Nogueira da Silva, da Prefeitura de Taboão da Serra, Luis Antônio Torres da Silva e Hercio Akimoto, da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil – ANEPAC, e Ricardo Mancin e Fábio Luna Camargo Barros, do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.
Uma das questões que envolvem a implementação do Parque Tizo é o seu cercamento, visando impedir invasões. "É muito difícil para o poder público proteger áreas de importância ecológica na Região Metropolitana de São Paulo, porque elas sofrem de um mal congênito, as ocupações irregulares de áreas de mananciais. Este Conselho deve tomar decisões que orientem a SMA e a primeira delas é a instalação das cercas", declarou Goldemberg.

"Esse parque deve ser voltado para a natureza e enquadrado como uma Unidade de Conservação, além de servir como uma fonte educacional para a população, que deve aprender a preservar essa natureza. A existência deste Conselho garante o futuro do Parque Tizo", destacou, por sua vez, o presidente do Conselho.

Alice Braga de Azevedo, 12 anos, é aluna da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni e foi eleita, pelos colegas, para acompanhar as reuniões do Conselho Orientador do Parque Tizo. A participação da escola foi fundamental para a consolidação do projeto.

Como ressaltou o diretor da escola, Gustavo Campos Menezes, “todos os alunos já visitaram o parque, fizeram desenhos e reconhecem a importância desse espaço para a comunidade”. A EMEF Teófilo Benedito Ottoni, devido à participação da escola na criação do Parque Tizo, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o prêmio Paulo Freire de Qualidade em Educação.

Silvana Santos, bióloga e membro da Sociedade Amigos do Parque Ipê, mora a 3 casas da mata e iniciou os esforços para a criação do parque, reunindo assinaturas e convidando a comunidade para participar da questão, “A marca principal desse feito foi o envolvimento dos alunos, que evidenciou como uma escola pode se mover para proteger o meio ambiente, por isso, esse espaço deveria se tornar um parque-escola.”

Depois de empossados, os conselheiros assistiram à apresentação do Plano Diretor do Parque Tizo e definiram a agenda futura do Conselho.
Texto: Silvia Regina Borges e Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.