Panorama
 
 
 

SEMA HOMENAGEIA EX-SECRETÁRIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

21/12/2006 - Para marcar os 20 anos de criação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, foi inaugurada na noite de ontem (20/12) uma galeria de fotos dos ex-secretários da pasta, em evento que contou com a presença do governador Claudio Lembo e de seis dos sete secretários que antecederam o professor José Goldemberg. A inauguração da galeria de fotos se deu no “hall” do Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da SMA, no bairro Alto dos Pinheiros, na capital paulista.

“Muitas instituições brasileiras não resistem vinte anos, mas a SMA está envelhecendo bem, assim como os bons vinhos” comparou Goldemberg. Para o secretário, a colocação do presidente Lula sobre os obstáculos ao desenvolvimento criados pela legislação ambiental não procede, “pelo menos no que se refere ao Estado de São Paulo, o mais desenvolvido do país que, ao mesmo tempo, possui a legislação mais restritiva. O que ocorre no mundo hoje é uma crescente preocupação com a questão ambiental e somente as nações totalitárias é que não levam a sério o meio ambiente”, concluiu.

O arquiteto e ambientalista José Pedro de Oliveira Costa, primeiro secretário da pasta, disse que a criação da galeria de fotos é emocionante e significativa. “Tive o privilégio de iniciar a construção do sistema ambiental na gestão de Franco Montoro, um idealista com quem tive a honra de trabalhar. Em cada dia de minha gestão, tive uma luta a ser travada e cada um de nós, secretários, sabemos o quanto isto é difícil”, comentou Costa.

“É uma enorme satisfação voltar nesta casa sempre, pois só tenho boas lembranças. Mas também lembro que foi, à frente desta pasta, a única vez em minha vida em que tive que tomar calmante para entrar numa reunião do CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente). Naquele momento, no final dos anos 80, a sociedade civil percebia que podia participar das decisões e as reuniões eram muito tensas”, relembrou o urbanista Jorge Wilheim.

Alaôr Caffé Alves também discordou da colocação do presidente Lula, afirmando que São Paulo é o Estado mais estruturado do ponto de vista do meio ambiente, graças à habilidade de todos os secretários que passaram pela SMA.

“Fui secretário no momento da ECO 92 e levamos nossa mensagem ao Rio de Janeiro. Realizamos um trabalho significativo na ECO e São Paulo continua presente nesta exemplar missão de buscar o desenvolvimento sustentável, para que todos nós tenhamos qualidade de vida”, salientou Caffé.

“Durante nove anos coordenei as promotorias de meio ambiente do Estado, fazendo muitas cobranças à SMA. Mas quis o destino que eu acabasse indo ser secretário e senti que não é fácil conduzir esta máquina tão importante e tão difícil de ser trabalhada”, ressaltou Edis Milaré.

Por sua vez, Fábio Feldmann ponderou, também sobre as afirmações do presidente Lula: “Podemos olhar as declarações do presidente por um lado positivo. Quando o presidente nomina os temas: indigenistas, quilombolas e ambientalistas, percebemos que nossa luta ganhou evidência. Isso de certo modo é o resultado do nosso trabalho. Há 20 anos, nossas críticas não eram ouvidas, a sociedade não era chamada a participar; se fosse, não haveria a Transamazônica e a Usina de Balbina”.

“Há 20 anos”, continuou, “o número de unidades de proteção era menor, não havia praticamente EIA-RIMA. Atualmente, a demanda é muito maior, mas a estrutura e o orçamento da SMA não acompanharam este crescimento. O desafio atual é o de como fortalecer a estrutura para administrar o meio ambiente nos próximos vinte anos. A estrutura do poder público deve ser fortalecida”.

“Quando esta Secretaria foi pensada e estruturada, eu trabalhava com o Zé Pedro. Ela surgiu em cima de dois grandes pontos de discussão: Áreas de Proteção e criação do CONSEMA. A gestão ambiental tinha um foco maior no controle. Considero que amadurecemos alguns instrumentos e que o Estado avançou muito na questão ambiental. Mas ainda temos um bom caminho a percorrer e dificuldades a serem superadas, como a demora do poder público responder em tempo as demandas da sociedade. Estou muito contente com este encontro, em podermos pensar sobre o que já fizemos e sobre o que faremos, porque temos ainda um longo caminho pela frente”, afirmou Stela Goldenstein. Golsdenstein foi sucedida por Ricardo Tripoli, que não pôde comparecer à cerimônia e esteve à frente da SMA entre fevereiro de 1999 e janeiro de 2002.
Texto: Cristina Olivette
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.