Panorama
 
 
 
TRABALHO DE CAMPO GEROU CD COM TÉCNICAS PARA RECUPERAR ECOSSISTEMAS DA COSTA BRASILEIRA
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

22/12/2006 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, cumprindo sua missão de desenvolver tecnologia em prol do meio ambiente e de saneá-lo, lançou ontem (21/12) o CD-ROM “Ambientes Costeiros Contaminados por Óleo – Procedimentos de Limpeza”. Com este trabalho, a agência ambiental paulista compartilha, com outros atores, conhecimentos adquiridos ao longo de 28 anos de atuação do seu Setor de Operações de Emergência.

“Se as ações de limpeza de um ambiente atingido por óleo não forem corretas, podem agravar os efeitos nocivos ao meio. Este trabalho, pioneiro em nosso país, reúne subsídios para atender a gestores ambientais de todo o Brasil, por abranger os principais ecossistemas da costa brasileira” destacou Lineu Bassoi, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental.

“A história desse setor é motivo de orgulho na CETESB, não apenas no atendimento às emergências, como nas análises de risco, que contribuíram para a redução das ocorrências”, conclui Bassoi, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, a valorização dada ao corpo técnico, “que pôde ser mais pró-ativo”.

O presidente da CETESB, Otávio Okano, lembrou que nestes 28 anos o setor atendeu a mais de seis mil ocorrências. “A qualidade dos trabalhos levou a OPAS - Organização Pan-americana de Saúde, a reconhecê-lo como centro de excelência da CETESB nesta área de atuação e esta condição foi renovada recentemente, indo até 2010”, enfatizou Okano.

O presidente também agradeceu ao secretário o estímulo e a confiança nele depositados e ressaltou o orgulho “em poder ter trabalhado com um cientista, que deu outro destino ao meio ambiente no Estado”.

“O fato de a CETESB atender mais de 500 ocorrências por ano, o que dá mais de uma por dia, fala por si mesmo.

Nesse ritmo de trabalho, a empresa acumulou uma experiência extraordinária e sabemos disso apenas vendo televisão. Basta ter um acidente com produto tóxico e lá está a imagem do carro da CETESB, muitas vezes chegando primeiro do que o carro dos bombeiros”, comentou por sua vez Goldemberg. O secretário agradeceu os elogios afirmando que considerações técnicas são incontestáveis.

“Não se discute contra os fatos. Posso argumentar e não sou nenhum leigo, mas quando sou convencido só posso acatar o argumento técnico”, ponderou.

“Esse meu comportamento segue uma citação comum entre os físicos, usada por Galileu após seu julgamento no tribunal da inquisição, quando, por questão de sobrevivência e após ser apresentado aos instrumentos de tortura, retirou sua afirmação de que a Terra girava em torno do Sol. Galileu era uma pessoa muito perspicaz e observou fatos que hoje vemos todos os dias, por exemplo, no vácuo uma bolinha de chumbo e uma pena caem ao mesmo tempo. A frase célebre murmurada por Galileu ao sair do tribunal após sua absolvição, é “Eppur si muove” (mas ela se move).

Portanto, se os técnicos me mostram uma análise, não adianta eu mostrar os instrumentos de tortura”, brincou o secretário.

A apresentação do CD foi feita pelo biólogo Carlos Ferreira Lopes, que assina o trabalho juntamente com seus colegas João Carlos Tavares Milanelli e Iris Regina Poffo. “Nós não somos pretensiosos para dizer que este é um trabalho de três técnicos, mas sim de uma equipe técnica que teve envolvimento direto em diversos atendimentos ao longo destes anos”, iniciou Lopes.

Lopes explicou que a demanda mundial de petróleo é de 10,8 bilhões de litros por dia e expôs os vários cenários em que podem ocorrer acidentes. Começando pelo ponto de exploração, de onde o petróleo segue para as refinarias, por meio de navios petroleiros, depois para os entrepostos de armazenamento, podendo voltar ao mar para ser distribuído por navios, ou seguir por terra em caminhões e trens.

O técnico considerou o lado benéfico dos acidentes de grandes proporções: “Eles provocam comoção social, mexem com a sociedade, que passa a se preocupar com a prevenção, geram uma ação reativa, levando as indústrias a se prepararem melhor e a legislação a se tornar mais rígida”. Projeções indicam que em 1973 foram lançados nos oceanos, em decorrência de acidentes, seis milhões de litros de óleo, em 1981 o volume caiu para 3 milhões de litros e fechamos os anos 90, com 606 mil toneladas.

Lopes informou que os aspectos preventivos e a melhoria dos navios, alguns com casco duplo, contribuíram para essa redução, além dos programas de gerenciamento de risco e a mudança na postura dos indústrias. “As opções de limpeza variam conforme o ambiente atingido. Essas opções foram testadas por nós em experiências de campo. Com o tempo, fomos formando massa crítica e pudemos avaliar as estratégias mais adequadas para cada situação. Por exemplo, usar trator para remover óleo da areia é péssimo.

O melhor é a remoção com pá e enxada.. O trabalho será mais demorado, mas o dano ambiental será menor”, ensina Lopes.

Além do CD, foi produzido um manual impresso, a ser lançado no início de 2007.
Texto: Cristina Olivette
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.