Panorama
 
 
 
LOCALIZAÇÃO ATUAL DO BALCÃO ÚNICO VISA UM MELHOR ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

26/12/2006 - O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, visitou no último dia 22 as instalações do Balcão Único de Licenciamento Ambiental Integrado, localizado no andar térreo do edifício sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, em São Paulo, à Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, no bairro Alto dos Pinheiros.

O Balcão Único de Licenciamento Ambiental Integrado - criado para agilizar o licenciamento ambiental e que conta com técnicos representantes dos órgãos do Sistema de Meio Ambiente do Estado envolvidos na análise de licenciamento ambiental – ficava localizado, anteriormente, nos fundos do edifício sede (“Prédio 1”). Conforme a responsável pelo Balcão Único, Célia Regina Poeta, quando voltou a ser subordinado ao Gabinete do secretário, visando oferecer melhores condições para o atendimento ao público e após obras de reforma viabilizadas pela Coordenadoria de Proteção de Recursos Naturais – CPRN, o Balcão teve suas instalações transferidas para a parte frontal do prédio, situando-se atualmente mais próximo da entrada principal da sede e ocupando uma área de 360 metros quadrados.

Segundo Célia Poeta, o Balcão Único atende uma média de 410 pessoas por mês, fornecendo orientação sobre licenciamento ambiental de forma integrada para a instrução dos pedidos que exijam manifestação de mais de um órgão do sistema, além de protocolar pedidos e as documentações necessárias para obter o licenciamento. Após as avaliações técnicas da CETESB, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN e do Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM, as manifestações expedidas por estes órgãos são compatibilizadas e entregues em conjunto ao empreendedor. "A preocupação é descomplicar esse processo", lembrou o secretário Goldemberg.

Para isso, o Balcão Único conta com 12 colaboradores diretos. Porém, no mesmo espaço, também dão atendimento ao público equipes técnicas do DUSM e DEPRN da Cantareira e de São Paulo, além da Diretoria Regional Metropolitana de São Paulo do DEPRN, perfazendo um total de 34 pessoas que trabalham no local, colaborando direta ou indiretamente com o Balcão Único. Em 2005, o Balcão Único atendeu 3.163 pessoas e prestou 4.105 informações por telefone.

Em 2006, até o dia 22 último, foram realizados 4.967 atendimentos e, somente no período de julho até novembro, foram prestadas 5.142 informações por telefone. O Balcão Único está lançando, ainda, um guia, impresso, com informações básicas sobre o seu funcionamento, que estará disponível no próprio Balcão, nas Equipes Técnicas do DUSM e do DEPRN e nas Agências Ambientais da CETESB, da Região Metropolitana de São Paulo. Os telefones do Balcão Único são o 11.3133-3840 / 31000 e o fax o 11.3133-3838.
Texto: Valéria Duarte
Foto: José Jorge

     

 

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.