Panorama
 
 
 

SERVIDORES DO IBAMA MANIFESTAM APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO SISBIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Brasília (27/12/2006) - Os analistas ambientais da terceira turma do curso de treinamento para operação do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) fizeram ontem um manifesto de apoio à implementação do novo sistema. O treinamento para a operação do Sisbio começou no último dia 11 e capacitou mais de 100 servidores do Ibama de todo o país. Porém, o novo sistema, descentralizado e informatizado, ainda não está em funcionamento. A aplicação da instrução normativa que institui Sisbio foi suspensa por um mês pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, numa reunião no dia 19 de dezembro, atendendo à solicitação dos representantes da comunidade científica.

Com a suspensão da IN, não há instrumento legal para emitir novas licenças e autorizações, pois as portarias que regulamentavam estas atividades foram revogadas. Por esse motivo, os analistas ambientais decidiram paralisar as atividades de concessão e emissão das autorizações e licenças permanentes para coleta de material biológico com finalidade científica até que esta situação seja resolvida.

Polêmica e suspensão - Desde sua publicação, em outubro, a instrução normativa (IN) que institui o Sisbio tem gerado polêmica. Os pesquisadores que integram o Comitê de Assessoramento Técnico (CAT) do Sisbio reclamam de uma “quebra de confiança” por parte do Ibama, pois a redação final da IN não foi apresentada previamente ao comitê. Os principais pontos de discordância foram a limitação do uso de licença permanente apenas pelo pesquisador titular e a citação obrigatória do número da autorização concedida pelo Ibama em publicações científicas para divulgação de pesquisas realizadas em unidades de conservação ou envolvendo coleta de material biológico. O manifesto dos servidores apóia o Ibama com relação a manutenção destes dois pontos e a inclusão da exigência de maiores informações nos relatórios.

Na reunião do dia 19, os pesquisadores do comitê chegaram a propor a revogação da instrução normativa do Sisbio. “Não podemos fazer isto. A revogação significa jogar no ralo todo o trabalho feito até agora para reduzir a burocracia das licenças e autorizações de coleta de material biológico e implica num retrocesso à base legal arcaica”, alertou o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello. A reunião terminou com a definição da data de 24 e 25 de janeiro de 2007 para o novo encontro entre dirigentes do Ibama e representantes da comunidade científica a fim de esgotar as discussões. Segundo o presidente do Ibama, Marcus Barros, falta muito pouco para o consenso.
Gustavo Rick

Leia o manifesto na íntegra:

Os Analistas Ambientais do IBAMA, participantes da 3a turma do curso de treinamento para operação do Sisbio, realizado em Brasília, entre os dias 18 e 20 de dezembro, manifestam seu apoio à implantação do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) e à Instrução Normativa no 119/2006 e, visando a melhoria da operacionalização do sistema, vêm por meio deste manifesto solicitar:

1.O estabelecimento de um prazo de intervenção de 7 dias para a emissão das autorizações automatizadas, uma vez que será ouvido o CAT Sisbio para a definição das cotas utilizadas na emissão dessas autorizações e considerando ainda a possibilidade de uso das mesmas por pessoas não ligadas a atividades de pesquisa.

2.A obrigatoriedade de inclusão, nos relatórios anuais das licenças permanentes e autorizações, da indicação das coordenadas geográficas das áreas estudadas (no melhor nível possível e indicando o grau e precisão), com exceção para casos que exijam sigilo, bem como os resultados e as conclusões do projeto, visando aprimorar o conhecimento da biodiversidade nacional e subsidiar as políticas públicas.

3.A manutenção da citação do número das licenças de autorizações nas publicações oriundas dessas, conforme o texto da IN no 119/2006.

4.A manutenção do veto do Conselho Gestor do IBAMA à indicação de membro da equipe para representar o titular da licença permanente no caso de sua ausência.

5.A ampliação da representatividade do corpo técnico do IBAMA junto ao CAT-Sisbio, com a inclusão de um representante de cada Centro Especializado e um representante das Superintendências, bem como o fortalecimento do núcleo gestor do Sisbio.

Em face da ausência de instrumentos legais que subsidiem a emissão de novas licenças e autorizações, já que a IN 119/2006 revogou as Portarias no N-18, de 30 de maio de 1984, no 332, de 13 de março de 11000, a Instrução Normativa no 109, de 25 de setembro de 1997, e o parágrafo único do art. 38 da Portaria no 122-P, de 19 de março de 1985, e que na reunião do CAT-Sisbio, realizada no último dia 19 de dezembro, ficou decidido prorrogar a implementação do Sisbio para o dia 31 de janeiro de 2007, os analistas ambientais decidem paralisar as atividades de concessão e emissão das autorizações e licenças permanentes para coleta de material biológico com finalidade científica até que esta situação seja resolvida.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.