Panorama
 
 
 

AÇÕES DO PREVFOGO LEVAM GOIÁS A 13º LUGAR NO RANKING DE ESTADOS COM FOCOS DE CALOR NO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Goiânia (12/01/2007) - O Núcleo do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) em Goiás pautou suas ações em 2006 visando minimizar o aquecimento global do planeta. Desde 1998 o núcleo vem conseguindo diminuir os focos de incêndios florestais no estado, monitorando o uso do fogo por intermédio das autorizações de queima emitidas. Em 1998, o ano em que o “mundo queimou”, o estado de Goiás teve 6,5% dos focos de calor detectados pelo satélite NOAA-12, sendo o 5º estado com Focos de Calor no Brasil. Já em 1999, foi o 7º; em 2005, o 14º e o 13º em 2006, demonstrando assim que as ações e trabalhos desenvolvidos pelo Prevfogo têm melhorado o controle de incêndios no estado e no país.

Em 2006, foram treinadas brigadas de combate aos incêndios florestais nos Parques Nacionais das Emas e da Chapada dos Veadeiros, além das demandas de rotina. Para 2007 serão mobilizadas entidades federais, estaduais, municipais e privadas, visando à estruturação de um plano de ação conjunto, com vistas a implementar os trabalhos de treinamento, estruturação e licenciamento da atividade que usa o fogo como ferramenta de manejo florestal. Para este trabalho o Ibama/GO contará também com a parceria do Ministério Público Estadual.

Histórico - Em 10 de abril de 1989, pelo Decreto 97.635, foi criado o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo, para desenvolver, sob a coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atividades de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no Brasil, avaliando seus efeitos sobre os ecossistemas, a saúde pública e a atmosfera. E, pelo Decreto 2.661, de 8 de julho de 1998, foram regulamentadas as normas de precaução relativas ao emprego do fogo em práticas agropastoris e florestais.

Em 2001, o Prevfogo tornou-se um Centro Especializado dentro da estrutura do IBAMA, com autonomia técnica, administrativa e financeira, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento, pesquisa e manejo de fogo nas unidades de conservação administradas pelo Ibama.

Além das atribuições acima relacionadas, o Prevfogo atende aos pedidos de informação sobre o uso do fogo em atividades agropastoris, recebidas através da "Linha Verde", do Ministério do Meio Ambiente, das Unidades de Conservação e de particulares preocupados com a problemática das queimadas e dos incêndios florestais.

O trabalho do Prevfogo é realizado em estreita cooperação com as superintendências, gerências executivas estaduais e chefias das Unidades de Conservação Federais, e também como elo entre entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas.
Mirza Nóbrega.

Área de banhado atingida por incêndio é vistoriada em Rio Grande

Porto Alegre (10/01/07) - O Escritório Regional do Ibama em Rio Grande realizou nesta terça-feira (9) uma vistoria na BR- 392, na altura do quilômetro 36, entre Pelotas e Rio Grande (zona sul do estado), para avaliar os danos causados na vegetação nativa, devido ao incêndio ocorrido naquele trecho da estrada ontem.

Segundo o chefe do escritório e analista ambiental Sandro Klippel, o objetivo da vistoria também foi avaliar os danos causados na vegetação nativa e a possibilidade de o incêndio ter começado em queimadas realizadas em fazendas da região. Depois da vistoria, ele disse que foi possível observar que uma grande área de banhado foi destruída.

Klippel lembra que a prática de queimadas é proibida, bem como a destruição de banhados, que são áreas de preservação permanente. Estas infrações são passíveis de penalizações, segundo a Lei de Crimes Ambientais.

O escritório do Ibama em Rio Grande deverá ainda comparar sua análise com a perícia do Corpo de Bombeiros, mas, após a vistoria, os analistas já concluíram que o fogo começou na estrada, em área de mata nativa. O fogo fez com que o trânsito na rodovia fosse interrompido por mais de uma hora, no período da manhã. Os bombeiros controlaram o fogo por volta das 15 horas.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.