Panorama
 
 
 
APPLE PERDE NOVA CHANCE DE SE TORNAR MAIS VERDE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2007

09-01-2007 - São Francisco, EUA - Imagens de lixões asiáticos são projetadas na fachada do prédio da MacWorld Expo 2007, em São Francisco, desafiando empresa de Steve Jobs a revolucionar pra valer os produtos eletrônicos da marca

Todos os anos é grande a expectativa para saber qual a novidade da Apple a ser divulgada na MacWorld Expo, badalada feira mundial da marca que acontece anualmente em São Francisco, nos EUA. Por seu péssimo desempenho no Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace (ficou em último lugar entre 14 empresas avaliadas), Steve Jobs bem que poderia ter anunciado, na edição inaugurada nesta segunda-feira, dia 8, a total eliminação de substâncias tóxicas de seus produtos, além da adoção de políticas sérias de reciclagem.

Fizemos um exercício de futurologia e a cena seria mais ou menos assim.

Sem dúvida, algo tão ou mais revolucionário do que o lançamento do iPod. O fundador da empresa, Steve Jobs, no entanto, preferiu lançar mais um aparelho tecnológico - um novo tipo de telefone celular.

A Apple vem sendo desafiada a se tornar mais verde e ativistas do Greenpeace reforçaram a questão na abertura da MacWorld deste ano, projetando na fachada do prédio onde ocorria o evento imagens de lixões asiáticos onde muitos produtos eletrônicos são despejados no final de suas vidas úteis. Pela popularidade que atingiram mundo afora, não seria difícil encontrar iPods e iMacs no meio daquele entulho todo.

As fortes imagens de produtos sendo derretidos e desmontados, soltando substâncias tóxicas no meio ambiente, foram mostradas na fachada da loja da Apple para os muitos entusiastas da marca que chegavam à cidade californiana para a feira anual. O Greenpeace está desafiando a empresa a se tornar uma opção verde no universo de consumo de eletrônicos e também convidando os fãs da marca a contribuírem com idéias e sugestões para tornar a Apple ambientalmente responsável.

"A Apple é líder em design e criatividade, e estamos encorajando a empresa a expandir esse 'know-how' inovador para transformar todos os seus produtos ambientalmente responsáveis", afirmou Rick Hind, diretor legislativo da campanha de Tóxicos do Greenpeace dos Estados Unidos. "Nosso propósito aqui é lembrá-los de que fabricar produtos com substâncias tóxicas não é uma boa opção."

O lixo eletrônico é a fonte de lixo tóxico que mais cresce no mundo hoje. Boa parte dele acaba nas mãos de crianças em lixões na Índia e em outros países em desenvolvimento. Muitas empresas estão seguindo as recomendações indicadas pelo Greenpeace em seu Guia de Eletrônicos Verdes para eliminar a maior parte das substâncias tóxicas de seus produtos e estão adotando políticas de reciclagem para assumirem total responsabilidade sobre o destino de produtos eletrônicos velhos, onde quer que sejam vendidos no planeta.
Foto: Greenpeace

     

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.