Panorama
 
 
 

IBAMA EM RIO GRANDE FECHA 2006 COM 1,7 MILHÕES EM MULTAS APLICADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Porto Alegre (12/01/07) - Em 2006, a equipe de fiscalização do Escritório Regional de Rio Grande lavrou 70 autos de infração em patrulhamentos de rotina, operações especiais e atendimento de denúncias. No total foram aplicados R$ 1,7 milhões em multas. Desse valor, 40% foram relativos a infrações da pesca industrial e 20% em infrações da pesca artesanal. Os outros 40% foram de infrações relativas à fauna (caça e cativeiro), degradações ambientais diversas, desmatamento e tráfico ilegal de madeira. Entre as apreensões destacam-se as 143 toneladas de pescado (90% oriundo da pesca industrial), 11 embarcações e diversos petrechos.

Abrangência – O Escritório Regional de Rio Grande atende uma área de 40 mil km² no extremo sul do Brasil, abrangendo os municípios de São José do Norte até o Chuí (pelo leste), e os municípios de Encruzilhada do Sul até Jaguarão e Herval (pelo oeste). A região inclui as duas maiores lagoas do Brasil - a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim. Nas duas ocorre uma intensa atividade pesqueira, concentrada em uma área equivalente ao Distrito Federal (cerca de 6 mil km²).

Outra frente de trabalho do Escritório Regional de Rio Grande é o mar. A área marinha de 50 mil km² ao largo da costa do extremo sul do Brasil é freqüentada por embarcações pesqueiras de toda a região sudeste. A fiscalização é realizada no mar, com a colaboração da Marinha do Brasil, e através do monitoramento dos desembarques no Porto de Rio Grande.
Maria Helena Annes

+Mais

Ibama combate pesca irregular no interior do Maranhão

São Luís (11/01/07) - O Escritório Regional do Ibama em Barra do Corda deu início esta semana a uma operação de combate à pesca durante o período da piracema - em que é proibida a atividade, tendo em vista a reprodução das espécies. O trecho a ser monitorado, durante aproximadamente 14 dias, compreende a barragem federal do Rio Flores, abrangendo ainda os rios Corda, Mearim e Grajaú.

A equipe formada conta com dois técnicos do Ibama, além de outros dois cedidos pela Prefeitura Municipal de Barra do Corda, fruto de uma parceira. Dois barcos serão utilizados durante a operação. “A transgressão à piracema é um problema sério na região. Como a fiscalização na Baixada Maranhense é mais intensa, não só pelo Ibama, mas também por outros órgãos, muitos pescadores acabam se deslocando para a área do rio Flores, cuja barragem tem uma extensão de cerca de 50 km, o que dificulta a fiscalização”, lembra o técnico ambiental Wolglan Mendes, do Escritório do Ibama em Barra do Corda.

250 quilos de pescado apreendidos - Uma iniciativa semelhante foi realizada pelo Escritório Regional do Ibama em Chapadinha, que na última semana apreendeu aproximadamente 250 quilos de peixe, da espécie conhecida como branquinha, em um mercado da cidade. O trabalho começou no último dia 29 de dezembro, sendo finalizado esta semana. A piracema teve início em 1º de dezembro e vai até 30 de março.

Na ocasião, o infrator foi autuado enquanto fazia a distribuição de 50 quilos de peixe. Ele foi multado em R$ 1.200,00. Outros 200 quilos de pescado foram encontrados na feira, mas os responsáveis não foram identificados, evadindo-se do local assim que perceberam a presença dos fiscais. “Essas fiscalizações vêm sendo realizadas ao longo da região do Baixo Parnaíba, o que inclui os municípios de Chapadinha, Vargem Grande, Anapurus, Mata Roma, Buritis, São Bernardo, entre outros”, ressalta o analista ambiental Luís Eduardo.

Entre os locais vistoriados estão mercados públicos municipais e outros focos em que possam ser detectadas a comercialização ou distribuição de pescado. Os peixes apreendidos em Chapadinha foram distribuídos a moradores de bairros carentes daquele município.
Paulo Roberto Araújo Filho
Ibama/MA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.