Manaus
(11/01/07) - A várzea do Alto Solimões
sob a visão de professores ticunas é
apresentada no livro "Ngiã nüna
tadaugü i torü nnãne – Vamos cuidar
de nossa terra", que será lançado
no próximo domingo (14), em Benjamin Constant,
Amazonas. O livro é um dos produtos do subprojeto
"Educação Ambiental e Conservação
da Várzea em Áreas Indígenas
Ticuna do Alto Solimões", executado
pela Organização Geral dos Professores
Ticunas Bilíngües – OGPTB, com o apoio
do ProVárzea/Ibama.
Organizado pela antropóloga
Deborah Lima, a publicação é
de autoria dos professores Clóves Mariano
Fernandes (Tchaitatücü), Nazareno Pereira
Cruz (Metchacureicü), Damião Carvalho
Neto (Atchigücü), Saturnino Jesuíno
Jumbato (Buruecü) e Luciana da Silva (Do'püüna)
que contaram com outros professores da OGPTB.
Esses professores visitaram aldeias
indígenas e comunidades ribeirinhas de várzea
e terra firme dos municípios de Benjamin
Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença,
Amarutá e Santo Antônio do Içá,
onde realizaram extensas pesquisas e promoveram
campanhas de educação ambiental. Os
resultados dessas pesquisas sobre o modo de vida
nessas áreas e o estado atual de conservação
dos recursos naturais, imprescindíveis para
a sobrevivência dessas comunidades, podem
ser acompanhados no livro, que também contempla
desenhos produzidos por artistas ticunas em oficinas
de arte, coordenadas por Jussara Gomes Gruber.
O livro está dividido nos
seguintes capítulos: A várzea, Descrição
da pesquisa na comunidade, Relatos das pesquisas
dos professores Ticunas em aldeias indígenas
e comunidades ribeirinhas, Como era a várzea
antigamente, O que os moradores dizem sobre a escassez
atual, História do problema da caça,
Sobre o manejo da madeira, O problema da pesca,
Outros produtos coletados nas várzeas, Bons
exemplos, O calendário da natureza, O movimento
da várzea, Os tipos de ambiente na várzea,
A diversidade das roças na várzea,
A Escola Ticuna e a conservação das
várzeas, além do anexo com a Lei 9.795,
de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre
a educação ambiental e institui a
Política Nacional de Educação
Ambiental.
Os ticunas formam a etnia mais
numerosa da Amazônia, em torno de 35 mil índios,
sendo que mais de 400 professores ticunas lecionam
em 110 escolas bilíngües para cerca
de 17 mil alunos de ensino fundamental e médio.
O ProVárzea/Ibama é
executado pelo Ibama no âmbito do Programa
Piloto para Proteção das Florestas
Tropicais do Brasil que, por sua vez, é uma
ação conjunta do governo brasileiro,
sociedade civil brasileira e cooperação
internacional. O objetivo geral do ProVárzea/Ibama
é estabelecer as bases técnico-científica
e política para a conservação
e manejo ambientalmente e socialmente sustentáveis
dos recursos naturais da várzea da Bacia
Amazônica.
Jane Dantas
ProVárzea