Panorama
 
 
 

ÍNDIOS TICUNA LANÇAM LIVRO QUE RETRATA A VÁRZEA DO ALTO SOLIMÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Manaus (11/01/07) - A várzea do Alto Solimões sob a visão de professores ticunas é apresentada no livro "Ngiã nüna tadaugü i torü nnãne – Vamos cuidar de nossa terra", que será lançado no próximo domingo (14), em Benjamin Constant, Amazonas. O livro é um dos produtos do subprojeto "Educação Ambiental e Conservação da Várzea em Áreas Indígenas Ticuna do Alto Solimões", executado pela Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües – OGPTB, com o apoio do ProVárzea/Ibama.

Organizado pela antropóloga Deborah Lima, a publicação é de autoria dos professores Clóves Mariano Fernandes (Tchaitatücü), Nazareno Pereira Cruz (Metchacureicü), Damião Carvalho Neto (Atchigücü), Saturnino Jesuíno Jumbato (Buruecü) e Luciana da Silva (Do'püüna) que contaram com outros professores da OGPTB.

Esses professores visitaram aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas de várzea e terra firme dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amarutá e Santo Antônio do Içá, onde realizaram extensas pesquisas e promoveram campanhas de educação ambiental. Os resultados dessas pesquisas sobre o modo de vida nessas áreas e o estado atual de conservação dos recursos naturais, imprescindíveis para a sobrevivência dessas comunidades, podem ser acompanhados no livro, que também contempla desenhos produzidos por artistas ticunas em oficinas de arte, coordenadas por Jussara Gomes Gruber.

O livro está dividido nos seguintes capítulos: A várzea, Descrição da pesquisa na comunidade, Relatos das pesquisas dos professores Ticunas em aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, Como era a várzea antigamente, O que os moradores dizem sobre a escassez atual, História do problema da caça, Sobre o manejo da madeira, O problema da pesca, Outros produtos coletados nas várzeas, Bons exemplos, O calendário da natureza, O movimento da várzea, Os tipos de ambiente na várzea, A diversidade das roças na várzea, A Escola Ticuna e a conservação das várzeas, além do anexo com a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

Os ticunas formam a etnia mais numerosa da Amazônia, em torno de 35 mil índios, sendo que mais de 400 professores ticunas lecionam em 110 escolas bilíngües para cerca de 17 mil alunos de ensino fundamental e médio.

O ProVárzea/Ibama é executado pelo Ibama no âmbito do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil que, por sua vez, é uma ação conjunta do governo brasileiro, sociedade civil brasileira e cooperação internacional. O objetivo geral do ProVárzea/Ibama é estabelecer as bases técnico-científica e política para a conservação e manejo ambientalmente e socialmente sustentáveis dos recursos naturais da várzea da Bacia Amazônica.
Jane Dantas
ProVárzea

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.