Panorama
 
 
 

NOTA DO IBAMA/MG SOBRE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO NO CETAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Belo Horizonte (10/01/07) – A Superintendência do Ibama em Minas Gerais tem recebido várias ligações de pessoas interessadas em adotar animais silvestres após matéria que foi ao ar em rede nacional na última terça-feira (9) sobre animais silvestres em cativeiro, realizada nas dependências do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Escritório Regional do Ibama em Juiz de Fora.

O Núcleo de Fauna do Ibama em Minas Gerais informa que não é possível a adoção de animais silvestres que estão nos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, uma vez que estes animais se encontram sob avaliação médico-veterinária. Essa avaliação é que irá determinar as possibilidades de destinação dessas espécies à natureza através do Projeto ASAS - Área de Soltura de Animais Silvestres, que tem como objetivo identificar áreas com capacidade de receberem animais silvestres apreendidos.

Caso estejam impossibilitados de retornar à vida livre serão relocados para composição de plantéis de criadores conservacionistas e comerciais. Dentro da atual legislação não existe o conceito de adoção de animais silvestres no âmbito da gestão dos recursos naturais pelo Ibama.

Aproveitamos também para informar que a Resolução do CONAMA nº 384, de 27 de dezembro de 2006, que disciplina a concessão de depósito doméstico provisório de animais silvestres não se constitui uma via de legalização da posse de animais em situação irregular, como tem sido divulgado.

Pessoas que mantêm em cativeiro qualquer espécie silvestre da fauna brasileira estão sujeitas à multa que varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil por animal. Denúncias sobre tráfico e venda ilegal de animais silvestres podem ser feitas por intermédio da Linha Verde no 0800-618080. Não é necessário se identificar.


Sobre o Projeto ASAS - Coordenado pelo Núcleo de Fauna do Ibama/MG, o projeto foi criado para favorecer a reintrodução de animais capturados à natureza e evitar o acúmulo de animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Essa também é uma maneira de devolver os animais a locais adequados para sobrevivência e promover o revigoramento da fauna desses locais.

O Projeto ASAS foi implantado em 1994 e registra um total de 40 áreas em todo estado. Em função dos bons resultados obtidos com este trabalho, o Ibama pretende ampliar ainda mais o Projeto.

Para ser cadastrada é necessário que a área tenha extensão representativa e que o proprietário se comprometa a assegurar a proteção do local. Também é preciso que seja feita uma análise, por técnicos do Ibama, que irão identificar espécies existentes no local e o bioma específico da área.

Além disso, a espécie deve ocorrer naturalmente no lugar, e é necessário que o animal seja recém-capturado, ou ter sido capturado próximo ao local da área. Se a soltura não foi feita adequadamente, existe um risco de desequilíbrio do meio ambiente. Por esse motivo, o Cetas do Ibama/MG, procura sempre fazer a reintrodução dos animais dentro das áreas cadastradas no instituto. As parcerias do Ibama com empresas privadas são importantes e também favorecem o retorno dos animais à natureza.
Roberto Messias Franco
Superintendente Ibama em Minas Gerais

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.