Panorama
 
 
 

SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE RECEBE RELATÓRIO DO ACIDENTE NOS SINOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2007

11/01/2007 - A secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, recebeu nesta quinta-feira (11), os relatórios produzidos pela Força-Tarefa e pela Fepam sobre o acidente no rio dos Sinos que causou a morte de 86 toneladas de peixes no início de outubro do ano passado. Os documentos foram entregues pelo diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari, e pelo ex-secretário do Meio Ambiente, Claudio Dilda.

O relatório da Força-Tarefa aponta 25 propostas para o enfrentamento dos problemas ambientais que atingem as bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí. Conforme Vera Callegaro, diante do relatório, será feito um planejamento e um zoneamento para medidas que podem ser tomadas imediatamente e já adianta que alterações serão feitas no sistema de fiscalização. “Muitas das sugestões do relatório já vêm sendo tratadas nos Sistemas Estaduais de Proteção Ambiental (SISEPRA) e de Recursos Hídricos (SERH), mas o episódio dos Sinos é um marco na gestão ambiental do Estado e esta terá avanços significativos”, destacou Callegaro.

A secretária do Meio Ambiente ainda apontou a lei da política nacional de saneamento, recém sancionada pelo presidente da República, como fator de contribuição para equacionar problemas ambientais. “O próprio governo federal entendeu que saneamento é fundamental para a qualidade de vida e para a sustentabilidade ambiental e a lei vem oferecer oportunidade aos municípios para adotarem medidas no setor”, ponderou. Callegaro também disse que na Bacia dos Sinos apenas entre 5% e 7% do esgoto é tratado.

Entre as 25 sugestões do relatório, a secretária do Meio Ambiente destaca como atenção prioritária da Sema os seguintes pontos:

- Zoneamento para normatização de usos da água em lavouras irrigadas, especialmente na parte superior das bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí, incluindo a disseminação de melhores práticas de descarte de água nas lavouras irrigadas de arroz pré-germinado.
- Zoneamento ambiental para o regramento de uso de solos nas bacias dos arroios Luis Raupf e Portão, criando critérios para o licenciamento de atividades produtivas nas esferas municipais e Estadual.
- Fomentar a inclusão de todos os municípios das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí no sistema integrado de Gestão Ambiental – SIGA/SEMA.
- Criação da Agência Hidrográfica da região do lago Guaíba como instituição técnica de apoio aos Comitês de Bacia.
- Aplicar o princípio do usuário pagador nas Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí com instituição de Cobrança pelo Uso de Água e a instrumentalização da outorga.
- Elaborar junto ao DEFAP/SEMA, em conjunto com os Municípios das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí o programa de Densificação e Aumento da Área de Mata Ciliar nas Áreas de Proteção Permanente.
- Elaborar e implementar um sistema de Vigilância e Controle compartilhado entre os membros da Força Tarefa para as Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí.


Os demais íntens do relatório são:
1. Monitoramento quali-quantitativo das águas das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí.
2. Medidas de gestão operacional nas concessionárias operadoras dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos e campanha de mídia para o consumo responsável de água.
3. Aumento da capacidade dos Municípios das bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí para a coleta de esgoto cloacal.
4. Aumento da capacidade dos Municípios das bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí para tratamento de esgoto com a construção de novas ETE’s, melhoria das existentes e implementação de Programas de Limpeza Regular de Fossas Sépticas.
5. Elaboração dos planos de Saneamento dos Municípios das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí com auxílio interinstitucional dos membros da Força Tarefa.
6. Termos de ajuste de Conduta e Instrumentos Legais que garantam a obrigatoriedade de ligação na rede de coleta de esgoto nos Municípios das Bacias dos rios dos Sinos e Gravataí.
7. Fomentar a elaboração de Planos Ambientais Municipais para os Municípios das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí com as mesmas bases de planejamento e ações de controle e licenciamento ambiental.
8. Incrementar as Áreas de Conservação Ambiental municipais e estaduais nos territórios das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí, especialmente nos ecossistemas de banhado.
9. Atualizar os mapas temáticos existentes para as Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí, consolidando o Zoneamento Ambiental por Unidades de Paisagem realizado pelo laboratório de Geoprocessamento da Fepam, utilizando-o para elaborar critérios de licenciamento ambiental nos municípios e no Estado.
10. Instituir Moratória de Dois anos para a pesca com rede de emalhar nas Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí.
11. Instituir a interrupção da mineração de áreas nas calhas dos rios em trechos e períodos críticos para as Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí.
12. Elaborar Programa de Capacitação e treinamento entre os membros da Força Tarefa para as ações de fiscalização, monitoramento e educação ambiental.
13. Criar consórcio de Municípios para o saneamento, instituindo o Fundo de Gestão Compartilhada para o Saneamento.
14. Elaborar Projeto de Lei para a manutenção no Estado do Rio Grande do Sul E Município de percentual Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, atualmente cobrada pelo Ibama e transferida ao caixa único da União (Conforme anexo).
15. Criar e regulamentar o Fundo Estadual de Defesa Civil.
16. Elaborar o Plano Emergencial de Oxigenação para as Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí com responsabilidades compartilhadas entre os membros da Força Tarefa.
17. Elaborar os planos de Bacia dos rios Gravataí e Sinos, consolidando o enquadramento dos padrões de qualidade de água.
18. Consolidar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e suas vinculadas (FZB e Fepam) unificando os critérios de planejamento, gestão, controle, fiscalização, licenciamento, monitoramento e educação ambiental.
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.