Panorama
 
 
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA DO ALTO TOCANTINS E REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Programa de educação ambiental na Bacia do Alto Tocantins

17/01/2007 - Brasília - A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), do Ministério da Integração Nacional, encerrou, nesta quarta-feira (17/01), o Programa de Capacitação e Educação Ambiental na Bacia do Alto Tocantins. O programa foi realizado em parceria com a Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata) com o objetivo de mostrar a importância do planejamento integrado na utilização do solo e da água nos 20 municípios que compõem a bacia.

O programa foi voltado para gestores públicos, usuários de recursos hídricos e a comunidade em geral para o uso racional, preservação e recuperação dos recursos naturais do Cerrado. A finalidade é incentivar o arranjo produtivo local do turismo e fomentar a criação do Comitê de Bacia do Alto Tocantins.

Os representantes dos 20 municípios que participaram do curso iniciaram hoje uma excursão de quatro dias à Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins, acompanhados de técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e pesquisadores e equipe da Ecodata.

As visitas incluem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de propriedades rurais e agroindustriais, institutos de pesquisas e ecocentros mantidos pela Ecodata e organizações não-governamentais, como a Oficina de Ciências e Artes (Oca Brasil). Também serão realizadas exposições feitas por técnicos nos locais de interesse para a agropecuária, turismo e meio ambiente, demonstração de situações de risco, reuniões com gestores públicos, entre outros. A segunda excursão será de 07/02 a 10/02, onde os participantes subirão a Serra da Mesa por meio do rio das Almas.

Outras atividades já foram realizadas pelo programa como curso, visitas técnicas, mapeamento de atrativos turísticos, excursões e seminário de avaliação para a formação do comitê. Os locais onde as atividades foram realizadas foram nos municípios de Planaltina, São João D’Aliança, Água Fria de Goiás, Barro Alto, Minaçu, Alto Paraíso, Cavalcante, Formosa, Flores de Goiás, Campinaçu, Colinas do Sul, Uruaçu, Goianésia, Santa Rita do Novo Destino, Rubiataba, Ceres e Rialma, Padre Bernardo, Pirenópolis e Niquelândia.

Para o coordenador-geral de relações institucionais da SCO, Agnaldo Moraes, o programa é uma possibilidade do Ministério da Integração Nacional contribuir para a diminuição das desigualdades regionais. “O programa é uma possibilidade de se criar, por meio do uso sustentável dos recursos hídricos, um novo modelo de exploração de recursos do cerrado e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Agnaldo Moraes.

Outras entidades que apóiam o programa, como a ANA, manifestaram seu apoio ao programa. “A ANA iniciou em janeiro o Plano Estratégico da Bacia do Alto Tocantins, o que envolve uma área de 911 mil km². Esperamos até o fim do ano ter esse plano esboçado e fazer possíveis ajustes, o que faremos com a cooperação técnica do Ministério da Integração Nacional”, ressaltou o superintendente adjunto de planejamento de recursos hídricos da ANA, Ney Maranhão.

Além do Ministério da Integração Nacional, do Ministério do Meio Ambiente e da ANA, o programa conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia do Alto Tocantins (Conágua Alto Tocantins), da WWF-Brasil, de prefeituras e câmaras municipais.

Seminário do programa de revitalização do São Francisco será em Minas Gerais

17/01/2007 - Brasília – Na reunião realizada nesta quarta-feira (17/01), em Formigas (MG), foi decidido que o 1º Seminário Regional de Revitalização do São Francisco ocorrerá naquela cidade no mês de março. Durante a reunião, a coordenadora do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, do Ministério da Integração Nacional, Karla Arns, detalhou o programa e disse que a previsão orçamentária para 2007 é de cerca de R$ 100 milhões a serem aplicados em ações de revitalização do “Velho Chico”.

No encontro, que contou com a presença de prefeitos, representantes de órgão ambientais de 35 municípios da região e professores do Centro Universitário de Formiga (Unifor), foi definida a programação básica do seminário. O reitor da Unifor, Marco Leão, destacou que o seminário irá aproximar os alunos e a população, de um modo geral, do governo, pois trará a discussão dos projetos e os representantes governamentais para dentro do Centro Universitário.

O seminário, que acontecerá no campus da Unifor, serão discutidos as ações prioritárias para a revitalização do São Francisco. Entre os temas que serão debatidos estão a fragilidade do ambiente geológico da região e as diversidades sociais, econômicas e culturais.

Durante o seminário, os organizadores do evento apresentarão à comunidade os estudos e pesquisas que serviram de base para o projeto. O encontro será aberto ao público e as inscrições serão gratuitas e com um número limitado de participantes.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.