Panorama
 
 
 

IBAMA: PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, SERRA GERAL E CHAPADA DIAMANTINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral iniciam cadastramento de condutores locais

Porto Alegre (17/01/06) - Começou no último dia (15) o cadastramento de condutores locais, guias de turismo e veículos que transportam visitantes aos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral.

Segundo Deonir Zimmermann , chefe destas Unidades de Conservação, administradas pelo Ibama,, o cadastro deve servir inicialmente para avaliar a situação atual dos prestadores de serviços que contribuem para a melhoria da qualidade de uso público dos parques. “Depois da avaliação pela Câmara Técnica, (criada na reunião do Conselho Consultivo em 09/01/07), os guias a serem credenciados receberão autorização para prestação de serviços nas duas trilhas de longa duração atualmente abertas ao público: Trilha do Rio do Boi e Trilha da Borda dos Cânions”.

Para receberem o credenciamento, os condutores e guias deverão atender às normas técnicas existentes, além de possuir equipamentos que garantam a segurança dos grupos de ecoturismo. Deonir afirma que toda a discussão sobre a operacionalização vem sendo trabalhada juntamente com membros do Conselho Consultivo desde março de 2006. A Câmara Técnica de Credenciamento se reúne para avaliação em 12/02/07.

O cadastramento de guias de turismo e condutores locais que prestam serviços nas unidades de conservação é um dos mecanismos de controle dos esportes de aventura, incluindo rapel, canionismo e atividades de longa duração no interior das unidades, conforme determina a Ação Gerencial Geral Interna do Plano de Manejo dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, homologado pela Portaria Ibama nº 46-N de 28 de abril de 2004

Ao mesmo tempo será realizada a atualização do cadastramento de veículos de transporte de passageiros e seus respectivos motoristas, determinado no Plano de Manejo, e iniciado em 2000. Os formulários devem ser solicitados aos parques, através do endereço parnaaparadosdaserra.rs@ibama.gov.br.

Visitantes

Em 2006, os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral receberam juntos 76.962 visitantes, sendo que em 2005, foram 81.914 visitantes. Estes números tornam os mesmos, o quarto Parque Nacional em número de visitantes no Brasil, ficando atrás dos de Iguaçu, Tijuca e Brasília. Considerando a visitação em separado, ambos ficam entre os 10 mais visitados do país. Para 2009, ano do cinqüentenário da criação do Parque Aparados da Serra, está sendo planejado o aumento das atividades de recreação junto à natureza.
Maria Helena Firmbach Annes


Ibama regulariza primeiras áreas do Parque Nacional Chapada Diamantina

Brasília (15/01/07) - Na última semana de 2006, o Ibama regularizou os primeiros 81,61 hectares do Parque Nacional (Parna) Chapada Diamantina, na Bahia. Foram pagas as benfeitorias existentes em duas áreas localizadas no norte do parque, que pertenciam a dois agricultores aposentados residentes na cidade de Palmeiras.

Após 21 anos da sua criação, este foi o primeiro passo concreto para indenizar moradores da região que tiveram suas terras transformadas em unidade de conservação. Apesar do tamanho pequeno das duas áreas, se comparado com os 152 mil hectares totais, a equipe do parque salienta o caráter simbólico do processo, e que traz boas perspectivas para 2007.

Existe um planejamento conjunto do Ibama e do parque para que nos próximos meses sejam agilizados os processos de demarcação, sinalização e regularização. Para tal, já existem recursos oriundos de compensação ambiental, que serão executados gradativamente, dentro de estratégias de manejo que visem a proteção da unidade e a futura adequação do uso público ao Plano de Manejo, que também deve ser finalizado durante o ano de 2007.

Conselho Consultivo dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral planeja atividades para 2007

Porto Alegre (19/01/07) - Em reunião realizada na cidade catarinense de Jacinto Machado no dia 9 de janeiro, o Conselho Consultivo dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral elaborou um plano de trabalho das Câmaras Técnicas de Credenciamento e Regularização Fundiária para este ano.

De acordo com o chefe dos Parques (cuja sede e maior abrangência estão localizadas no RS), Deonir Zimmermann, as Câmaras devem aumentar a participação das comunidades do entorno e da sociedade civil na gestão das unidades. A Câmara Técnica de Credenciamento será responsável pela fiscalização das atividades de credenciamento de condutores e guias que acompanham grupos nas trilhas dentro dos Parques Nacionais (Trilha do Rio do Boi e Trilha das Bordas). Também deve auxiliar a chefia das unidades na avaliação dos pedidos de turistas que pretendem realizar estas atividades sem a presença do guia credenciado.

Segundo Zimmermann, “em breve, as Trilhas das Piscinas do Malacara, da Serra da Pedra, do Tigre Preto e as Trilhas de Canionismo do Macuco, Fortaleza e Índios Coroados devem ser liberadas, sendo fundamental o bom andamento dos trabalhos dessa câmara técnica”. A primeira reunião está marcada para 12 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul (9h).

Já a Câmara Técnica de Regularização Fundiária, como o nome sugere, tem como principal atribuição, a avaliação da proposta de prioridades definida pela equipe técnica dos Parques Nacionais, para regularização fundiária, utilizando recursos de compensação ambiental. A primeira reunião deve acontecer dia 2 de abril, às 9 horas, no auditório da prefeitura municipal de Praia Grande.

O chefe dos parques explica que as câmaras técnicas são compostas por membros do Conselho Consultivo, podendo contratar profissionais especializados para emissão de pareceres, sempre que necessário. O número de membros titulares é de 35, mas são 53 as entidades representadas dentro dos comitês setoriais que compõem o Conselho.

Reuniões - As demais reuniões do Conselho para 2007 já estão marcadas e foram definidas em Assembléia realizada no dia 10 de outubro, no auditório do Centro de Visitantes Itaimbezinho: 10 de abril em Praia Grande; 10 de julho, em Cambará do Sul e 09 de outubro na sede do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Também foi definido que durante 2007, a bilheteria do Parque Nacional de Aparados da Serra estará aberta durante os feriados de Carnaval (19 e 20 de fevereiro) e 1º de maio, que ocorrem nas segundas e terças-feiras. Nos demais feriados de 2007, que ocorrem entre quarta-feira e domingo, o Parque fica aberto normalmente. Maiores informações devem ser solicitados aos parques, através do endereço parnaaparadosdaserra.rs@ibama.gov.br e dos telefones (54) 32511277, 32511262 e 35045289.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.