Panorama
 
 
 

ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ LIBERAM ESTRADA E ESPERAM RESPOSTA DA FUNAI SOBRE TERRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

16 de Janeiro de 2007 - Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - Os índios guarani-kaiowá liberam hoje (16) a estrada MS-289, que liga Amambaí a Coronel Sapucaia, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. O fim da ocupação da estrada, que durava desde sábado, ocorreu após negociações com o procurador da República, Charles Pessoa.

Os indígenas protestavam contra a decisão judicial que negou o sepultamento de Kurutê Lopes, de 70 anos, nas terras da fazenda Madama, local do assassinato. A área é considera pelos índios como tekoha (terra de ocupação tradicional dos Kaiowá) e é chamada de Kurusu Amba. Sem definição, os Kaiowá acabaram sepultando Kurutê Lopes, sábado, perto da aldeia, segundo o administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Gildo Martins.

O administrador da Funai afirma que, mesmo assim, as negociações se seguiram em clima tenso. Mas nega que tenha sido mantido de refém, como foi noticiado pela imprensa na noite de ontem. "Fui para conversar com os índios e convencê-los a liberar a estrada. Eles exigiram a presença do procurador [Charles Pessoa] e pediram que eu esperasse a chegada dele. Não fui forçado fisicamente a ficar lá, mas fizemos um acordo que quando o procurador chegasse, eles deveriam liberar a estrada. Mas essa liberação não aconteceu ontem à noite, só na tarde de hoje”, explicou Martins, em entrevista à Agência Brasil.

Após o enterro de Kurutê Lopes perto da aldeia, os índios mantém reivindicações à Funai, como a vinda de um grupo de trabalho de Brasília para analisar a situação dos indígenas e identificar as terras. Martins afirmou que o pedido, para que o grupo de trabalho vá visitar a região, já está em preparação e deve ser enviado à sede da Funai, em Brasília, até sexta-feira (19).

De acordo com informações da Polícia Civil da região, os quatro indígenas presos no dia da morte da índia, ainda continuam detidos na cadeia pública da cidade. Eles foram acusados de roubar uma carreta. Entre os presos, está o líder dos Kaiowá, Francisco Fernandes. O administrador regional da Funai enfatizou que já existe uma pessoa cuidando da defesa dos índios, o procurador da Funai, Luís César Martins.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou uma nota hoje alertando para a situação dos índios do Mato Grosso do Sul, que classifica de “genocídio”. O texto denuncia a ação de fazendeiros que contratam jagunços para solucionar problemas de terras, “e esses ficariam na impunidade, enquanto índios estariam presos”. A nota critica ainda a Funai e diz que a fundação “tem se omitido sistematicamente a criar grupos de trabalhos para identificar as terras tradicionais dos índios”. A assessoria de imprensa da Funai de Brasília não quis comentar a nota do Cimi.

Cerca de 35 mil a 40 mil Guarani-Kaiowá vivem em Mato Grosso do Sul. Eles habitam cerca de 30 áreas indígenas, que têm ao todo cerca de 50 mil hectares. A maior parte dessa população vive em áreas superlotadas, demarcadas pelo antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI) nos anos 20. Ao lado das cidades de Dourados e Amambai ficam as áreas indígenas mais populosas e problemáticas. A área da fazenda Madama não é reconhecida como área indígena, segundo informou assessoria da Funai.

Comissão visita acampamento dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul

20 de Janeiro de 2007 - Agência Brasil - Brasília - O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informa que uma comissão de representantes de movimentos sociais e sindicatos visita hoje (20) o acampamento dos Guarani Kaiowá na beira da rodovia MS-289, em Mato Grosso do Sul.

Eles foram retirados da terra tradicional Kurus Ambá, na região de Amambaí e Coronel Sapucaia, que haviam retomado em operação que resultou na morte de uma indígena de 70 anos, no dia 9.

Além de representantes da vice-presidência do Cimi, a comissão tem ainda integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Federação dos Professores do Estado, entre outras entidades. O objetivo é "avaliar com os indígenas quais as melhores formas de transformar a solidariedade em ações concretas".

O grupo de índios tem cerca de 36 famílias acampadas e, segundo o Cimi, três dos líderes participaram de reuniões ontem (18) em Campo Grande, onde um deles, Ortiz Lopes, informou que a prisão "dá maior liderança da retomada", Francisco Fernandes, e de mais quatro homens foi uma "armação".

Os quatro indígenas foram presos sob a acusação de terem roubado um trator. Ortiz Lopes narrou o episódio: "O fazendeiro da fazenda Madama chegou lá, conversou com as lideranças, cedeu o trator e disse que a gente podia usar. O líder da retomada estava indo de trator buscar comida para a comunidade, e aí a polícia apareceu. Foi uma armadilha".

Ele acrescentou que em nenhum momento foi ouvida a versão dos Guarani. E informou que desde a retirada dos índios por um grupo armado e encapuzado, que chegou ao local em 12 caminhonetes e com um ônibus, está desaparecido um jovem de 14 anos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.