Panorama
 
 
 

LIVRE COMÉRCIO PODE ESVAZIAR OCEANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2007

19-01-2007 – Nairóbi - Relatório lançado no Fórum Social Mundial, em Nairóbi, alerta para o perigo de liberar o comércio da pesca

Se a pesca comercial for liberada, os estoques de peixe do mundo podem desaparecer em pouco tempo. O alerta foi feito pelo Greenpeace no relatório Vendendo Nossos Oceanos, lançado esta semana durante o Fórum Social Mundial, que está sendo realizado em Nairóbi (Quênia).

A liberação da atividade pesqueira não traz os benefícios desejados pelos governos, afirma o relatório. Estudos de casos feitos na Mauritânia, Senegal e Argentina mostram que a liberação do comércio na pesca é um desastre para o meio ambiente marinho, assim como para a segurança alimentar, especialmente nos países em desenvolvimento. Nem mesmo a situação econômica é convincente para a liberação. A Argentina, por exemplo, tem uma perda estimada de pelo menos 3,5 milhões de dólares em ganhos futuros por super-explorar suas fontes de pesca.

O Greenpeace pede aos governos que parem de ignorar suas próprias evidências e criem sistemas apropriados de administração para a pesca mundial.

“A mensagem de Nairóbi é clara: planos para a liberação desenfreada da pesca mundial precisam ser abandonados de uma vez, frente aos impactos sociais e ambientais negativos que a super-exploração dos mares provoca”, disse Daniel Mittler, Conselheiro de Políticas Comerciais do Greenpeace Internacional. “Seo Fórum Econômico Mundial, em Davos, decidir levar a liberação do comércio adiante, nossos oceanos e a segurança alimentar de bilhões de pessoas pagarão o preço a longo prazo.”

O Greenpeace quer que os governos ao redor do mundo apliquem a Lei dos Oceanos das Nações Unidas (UNCLOS), que estabelece novas regras e uma administração sustentável e eqüitativa dos altos mares, além de fornecer aos países em desenvolvimento a capacidade e o know-how para estabelecer e reforçar uma efetiva administração da pesca.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.