Panorama
 
 
 

MMA: PESQUISAS EM SC, AQUÁRIO MARINHO NO RJ E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA BA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Parque em SC permitirá pesquisar espécies ainda desconhecidas

18/01/2007 - Rafael Imolene - O Ministério do Meio Ambiente está concluindo a proposta de criação do Parque Nacional do Campo dos Padres, em Santa Catarina, que possibilitará, entre outros benefícios, pesquisar espécies de plantas ainda desconhecidas, bem como estudar aquelas ameaçadas de extinção. É o caso do xaxim, uma pteridófita cada vez mais escassa, porém encontrada na região.

Recentemente o gaúcho radicado em Curitiba Elzo Ferreira desenvolveu um xarope à base de xaxim que minimiza os sofrimentos provocados pela asma. O medicamento já está sendo produzido e exportado. Para se ter uma idéia da importância da descoberta, no Brasil a asma ocupa o quarto lugar entre os motivos de internações no Sistema Único de Saúde, e provoca cerca de 2.000 mortes por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Asmáticos.

De acordo com o assessor técnico da Diretoria de Áreas Protegidas do MMA, Emerson Oliveira, caso a área não seja preservada existe o risco de nunca se conhecer algumas espécies vegetais. "Há pouco tempo um grupo de pesquisadores encontrou no parque uma espécie de cacto que só havia sido identificado uma única vez em uma região que foi inundada para a construção de uma represa", afirma Oliveira. "Acreditamos que lá existam espécies desconhecidas que possam contribuir em vários setores."

O Campo dos Padres, no leste catarinense, é considerado um ecótono, ou seja, um lugar de transição onde diferentes ecossistemas se encontram. Na região existe floresta de araucária, campo sulino e matas nebulares, três ecossistemas pertencentes à Mata Atlântica, o mais devastado dos biomas brasileiros. Por seu relevo irregular, o parque de 62 mil hectares é um dos poucos remanescentes, mas cercado de atividades agrícolas, pecuária e mineração. Após a criação da unidade de conservação, a área será utilizada exclusivamente para pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo, gerando uma renda alternativa para os municípios próximos.

Seu potencial turístico é garantido não só pela beleza cênica, rios e cachoeiras, mas também por ser um dos pontos do país onde ocorre precipitação de neve no inverno. A alta altitude faz com que seja uma das regiões mais frias do Brasil, e em seus limites fica o ponto mais alto de Santa Catarina, o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros de altitude. Além da vegetação rara, alguns animais em risco de extinção povoam o parque, como a gralha azul e a suçuarana.

Agricultores locais, em busca de assegurar atividades agrícolas na área, conseguiram uma liminar na Justiça que suspendeu temporariamente o prosseguimento do processo de criação do Parque. Eles alegam estudo técnico insuficiente. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente recorreu e, assim que for atendido pela Justiça, enviará a proposta de criação do parque à Casa Civil.

Aquário marinho será instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
18/01/2007 - O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura neste ano um Aquário Marinho com recifes da região dos Abrolhos, no sul da Bahia. Dentro de 22 metros cúbicos de água, estarão algas de todas as cores, peixes, corais, ouriços, estrelas, conchas e esponjas. A idéia é oferecer ao público do Jardim uma amostra desse ecossistema típico da região nordeste, ainda pouco conhecido dos brasileiros.

Em meio ao colorido das algas verdes, pardas e vermelhas, representantes da fauna predominante nos recifes também estarão presentes no aquário. É o caso dos peixes herbívoros e de invertebrados, como ouriços, esponjas, estrelas e conchas. O público poderá visualizar essa coleção a partir das janelas externas do aquário ou através de outras janelas localizadas em um corredor interno e escuro. A idéia é criar um ambiente ideal para que os visitantes possam contemplar e conhecer o ecossistema do aquário marinho.

A formação dos recifes é um dos focos de pesquisa do Projeto Zona Costeira, desenvolvido por biólogos do JBRJ. A pesquisadora do instituto, Márcia Figueiredo, responsável pela seleção dos elementos que comporão o aquário, informa que os recifes são construídos por algas caucárias e corais . O prédio que abrigará o Aquário Marinho será construído em uma área próxima ao Aqueduto da Levada. As obras começarão em breve e serão pagas com verba de emenda parlamentar. Numa segunda etapa, serão construídos alguns aquários menores destinados aos arquivos reserva, onde ficarão os elementos vivos em período de quarentena antes de serem introduzidos no reservatório.

Unidades de conservação no sul da Bahia serão ampliadas

19/01/2007 - Está em fase avançada o processo de ampliação de três Unidades de Conservação (UC's) no Sul da Bahia consideradas os maiores fragmentos de Mata Atlântica no Nordeste. São elas: a Reserva Biológica de Una e os Parques Nacionais do Descobrimento e do Pau-Brasil. O Ministério do Meio Ambiente pretende ainda criar os Refúgios de Vida Silvestre de Una e do Rio dos Frades.

A Reserva Biológica de Una fica na região cacaueira do sul da Bahia, com área de 7.324 hectares. A previsão é de que ela seja ampliada em 64,5% passando a ocupar 18.679 hectares. O Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado, extremo sul do estado, ocupa área de 10.623 hectares. Abriga uma rica fauna ameaçada de onças pintadas, o raro mutum do Sudeste e a águia Harpia ou gavião-real. Com a ampliação em 50,3%, passando a uma área de 31.705 hectares, será a maior reserva de Mata Atlântica do Nordeste e uma das maiores do Brasil. Já o Parque Nacional do Pau-Brasil, no município de Porto Seguro, envolve parte das bacias dos rios Taipe, da Barra e Trancoso. Ele hoje possui área de 12.240 hectares e terá uma ampliação de 106% passando a 23.777 hectares.

Será criado ainda o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Rio dos Frades, onde ainda ocorrem restingas cobertas de vegetação com grande riqueza de orquídeas e bromélias, endêmicas do extremo sul da Bahia. O refúgio de vida silvestre é uma categoria de proteção integral que não necessita desapropriar a área, mas ordena o uso da terra de forma a garantir que as atividades econômicas sejam totalmente compatíveis com a preservação. Os 24.155 hectares por serem protegidos nos RVS Rio dos Frades e de Una serão aproveitados economicamente de forma sustentável, preservando os ecossistemas da faixa litoral e atraindo turistas com alto nível de exigência ambiental e paisagística. As propostas visam proteger integralmente os remanescentes existentes e ainda promover a regeneração natural de áreas que servirão para reconectar fragmentos isolados facilitando o fluxo gênico da biodiversidade através do deslocamento da fauna e da dispersão e cruzamentos de plantas.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.