Panorama
 
 
 

SENADOR FRANCÊS QUER OFERECER IMAGENS DE ALTA DEFINIÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

16/01/2007 - Rafael Imolene - O senador francês Claude Saunier afirmou nesta terça-feira, dia 16, em Brasília, que vai sugerir ao Parlamento da França o acesso do Brasil às imagens de alta resolução do satélite Spot, mecanismo que contribuirá para um maior controle do desmatamento na floresta Amazônica. Saunier e outras autoridades francesas se reuniram no Ministério do Meio Ambiente com os diretores de Áreas Protegidas do MMA, Maurício Mercadante, do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, e do Programa Nacional de Conservação de Biodiversidade, Paulo Kageiama. "Mesmo sem investimento financeiro é possível colaborar", afirmou Mercadante. "Uma medida simples, como o acesso do Brasil às imagens do satélite Spot, vai proporcionar um controle mais eficaz das atividades na Amazônia e sua exploração sustentável", disse o diretor de Áreas Protegidas.

Os equipamentos da série Spot (Satélite Para a Observação da Terra, na sigla em francês) permitem uma visualização superior à que o Brasil tem disponível no momento.

Saunier é o encarregado, no Senado francês, do estudo intitulado "A Contribuição das Ciências e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável", com foco na conservação e valorização da biodiversidade. O parlamentar está percorrendo países em busca de informações para apresentar um relatório sobre o tema ao Congresso da França, em outubro. "Certamente constará do relatório uma orientação para que o Brasil tenha acesso ao satélite", afirmou o senador.

Outro compromisso assumido por Saunier é o de apoiar, em seu relatório, a criação de um fundo internacional de compensação aos países que reduzirem a emissão de carbono em índices superiores aos convencionados pelo Protocolo de Kioto. A medida beneficiaria o Brasil, pois, quanto maior a redução do desmatamento, maior a redução da emissão do carbono. "Não estamos falando de algo para executar no futuro, mas sim de um esforço que já está sendo realizado pelo governo brasileiro, o da redução sustentável do desmatamento", afirmou Tasso Azevedo.

Segundo o senador francês, o desempenho brasileiro será reconhecido pela opinião pública da Europa, assim como os europeus "deverão saber que esse esforço custa caro" ao país. "A Amazônia e sua preservação são patrimônios brasileiros e isso dever ser respeitado", afirmou Saunier. "Mas como a floresta participa do equilíbrio do planeta, a comunidade internacional precisa ser solidária com o Brasil e contribuir com um fundo para a redução do desmatamento".

Mapas vão auxiliar na gestão territorial da Amazônia

17/01/2007 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança nos próximos dias os mapas produzidos pelo Projeto Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal. Sempre acompanhados de textos explicativos, os mapas temáticos oferecem uma visão clara da região, fornecendo subsídios não apenas para aprofundar os conhecimentos sobre a Amazônia mas para auxiliar na sua gestão territorial.

São dez mapas em escala de aproximadamente 1:3.500.000. Nove foram elaborados por técnicos do IBGE, por meio de cooperação técnica com o Consórcio ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) Brasil.

Eles apresentam a divisão política da região, que abrange 59% do território nacional ou 775 municípios, e revelam dados da expansão da fronteira agrícola, pecuária, madeireira e mineral. A estrutura agrária é outro tema abordado, assim como a diversidade cultural e a rede urbano-regional da Amazônia.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.