Panorama
 
 
 

VAZANTEIROS DO PIAUÍ QUEREM MAIS 600 METROS PARA PLANTAÇÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Teresina (17/01/07) - Os vazanteiros (pequenos agricultores) que ocupam as margens do rio Parnaíba, na região da Santa Maria, Parque Brasil, em Teresina, estiveram reunidos com técnicos do Ibama/PI e representantes do Grupo João Santos, proprietário da localidade, para reivindicarem mais 600 metros de área que deve servir para a cultura de subsistência que vem sendo realizada em mais 1.500 metros da mesma localidade.

De acordo com o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, os vazanteiros seguem um acordo firmado com o Ibama, onde em cada área são preservados 100 metros e os outros 100 metros são divididos entre as plantações e o proprietário do terreno. Durante a reunião ficou acordado que a ocupação da área será realizada de acordo com parecer do Ministério Público.

“Nós vamos levar essa proposta para a direção da empresa e se eles acatarem vamos firmar acordo seguindo as regras do Ministério Público. Porém se o Ibama liberar a área a empresa vai acatar”, disse o gerente da Usina Itajubá Açúcar e Álcool, Gustavo Caldas.

Atualmente, os vazanteiros ocupam 47 hectares de terras abrigando 88 famílias. A cultura das vazantes existe há 25 anos e também já foi acordado que os vazanteiros não precisam mais doar metade do que é produzido para os proprietários das terras. Existem sete associações organizadas pela federação.”Nós seguimos todas as normas impostas pelo Ministério Público e nós cultivamos apenas a subsistência como arroz, quiabo entre outros”, disse a presidente da Federação dos Vazanteiros do Piauí, Francisca Guimarães.O próximo passo agora será firmar o acordo com a presença de representantes do Ministério Público.
Cíntia Lucas

+ Mais

Curso de Educação Ambiental e Queima Controlada é promovido no Piauí

Teresina (16/01/07) – A Superintendência do Ibama no Piauí e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizaram na última semana, no Parque Nacional de Sete Cidades, um curso sobre Educação Ambiental e Queima Controlada. O curso discutiu a elaboração da “Carta de Sete Cidades” contendo propostas e recomendações para evitar a saída de linhas de transmissão, provocada por queimadas na faixa de servidão, através de programas e projetos de Educação Ambiental junto aos agricultores que se utilizam do fogo, por meio de queimadas nas práticas agrícolas.

Com duração de quarenta horas, o curso teve a participação de 31 funcionários entre engenheiros, técnicos e supervisores responsáveis pelas linhas de transmissão da Chesf dos Estados de Sergipe, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas e Bahia. O objetivo era proporcionar subsídios de Educação Ambiental para a instrumentalização dos participantes, facilitar a reflexão e a aquisição de conhecimentos sobre a questão ambiental, munindo os participantes para a atuação junto às comunidades que vivem no entorno dos empreedimentos da Chesf, quanto as conseqüências das queimadas e desmatamentos nos ecossistemas.

Presente no evento, o superintendente do Ibama no Piauí Romildo Mafra disse que este tipo de iniciativa possibilita aos participantes conhecimentos técnicos sobre o fogo em combustíveis vegetais e práticas de queima controlada na agricultura. O curso também contou com a presença do gerente regional da Chesf Aírton Freitas Feitosa.
Cíntia Lucas

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.