Panorama
 
 
 

EDITADA NOVA NORMA SOBRE MINERAÇÃO EM FLORESTAS NACIONAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Brasília (22/01/2007) - Na sexta-feira foi publicada no Diário Oficial da União, a instrução normativa (IN) do Ibama que trata da autorização para supressão de vegetação com a finalidade de pesquisa e lavra mineral em Florestas Nacionais. A IN - nº 152 estabeleceu novos procedimentos para a emissão das autorizações, só concedidas para os casos em que estas atividades de prospecção estejam previstas no Decreto de Criação da Floresta Nacional. Ao todo são 11 unidades e todas estão situadas na Região Amazônica (Rondônia, Acre, Pará e Amapá).

A norma é resultado de um Grupo de Trabalho do Ibama e do Departamento Nacional de Produção Mineral. “O diálogo entre o IBAMA e o DNPM foi fundamental para a melhoria dos procedimentos e rotinas de licenciamento de mineração em Florestas Nacionais”, ressalta o Diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel. A IN - nº 152 revogou o IN nº 031/2004 do Ibama, que tratava do mesmo assunto.

Propostas para plano de manejo de flonas da BR-163 podem ser enviadas até dia primeiro

Brasília (26/01/2007) - Os planos de manejo a serem desenvolvidos nas quatro florestas nacionais (flonas), ao longo da BR-163, deverão receber concessões florestais outorgadas pelo Serviço florestal Brasileiro. As flonas beneficiadas são: Trairão (257 mil ha), Jamanxin (1,3 milhão de ha), Crepori (1000 mil ha) e Flona Amaná (540 mil ha).

Depois de escolhidas as melhores propostas, o prazo para a elaboração do plano de manejo será de seis meses. Os editais foram lançados em dezembro de 2006 e os interessados poderão apresentar propostas até as 11 horas do dia 1º de fevereiro de 2007.

A elaboração do manejo dessas áreas é fruto de uma parceira entre o Serviço Florestal Brasileiro e a Diretoria de Florestas do IBAMA. O texto dos editais estão disponíveis na página eletrônica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo o edital, a contratação será feita por concorrência pública dentro das normas do PNUD. Cada uma das flonas terá edital próprio. A empresa vencedora deverá elaborar o plano de manejo de toda a extensão da área da flona e regiões de entorno.

Os concorrentes deverão apresentar, entre outras exigências, funcionários com experiência prévia. Ao vencedor de cada edital será fornecido apoio técnico dos quadros do Ibama e do Serviço Florestal Brasileiro, além de mapas, imagens de satélites, dados institucionais e científicos. Depois de prontos, os planos deverão ser vistoriados e aprovados pelo Ibama.

PMF -- A elaboração de um plano de manejo é a realização de um diagnóstico completo sobre todas as características da unidade. Aponta as peculiaridades geográficas, espécies de animais e plantas existentes, descreve grupos humanos que por ali habitem, e principalmente separa as áreas de floresta que devem ser preservadas das que podem ser exploradas comercialmente com baixo impacto.

No final do ano passado, o Programa Nacional de Florestas (PNF/MMA) elaborou novas regras para a elaboração dos PMF. O decreto com as novas diretrizes foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 1 de dezembro. Para conhecer o texto do decreto clique aqui. Para baixar os editais dos PMFS das quatro flonas visite a página eletrônica do Serviço Florestal Brasileiro.
Luiz da Motta
Ascom/Serviço Florestal Brasileiro

+ Mais

Ibama/RS e MMA discutem com municípios estratégia de implementação do Programa Nacional de Capacitação no Estado

Porto Alegre/RS (29/01/07) - Com o objetivo de definir a continuidade e as próximas etapas do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, a Superintendência do Ibama/RS e representantes do Ministério do Meio Ambiente reuniram-se na sexta-feira passada com o titular da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na cidade de Torres.

Segundo o diretor do Departamento de Articulação Institucional do MMA, Volney Zanardi Júnior, o encontro teve por objetivo a retomada do planejamento de implementação do convênio com a Famurs, que é a responsável pela coordenação executiva do Programa no Estado. "No processo de descentralização da gestão ambiental é fundamental a participação das prefeituras", defendeu Volney, para quem "é necessário colocar os municípios na discussão ambiental".

Por meio do convênio, o MMA repassou verba e material técnico para capacitação de novos gestores. Cabe à Famurs implementar, num primeiro módulo, dez cursos de 40h/aulas, que serão realizados a partir de março. Depois desta etapa, está prevista a criação do chamado G2, grupo formado por representantes de diversos setores da sociedade (universidades e ONGs, entre outros) para dar seqüência ao Programa Nacional de Capacitação, "condição essencial para a consolidação do sistema público de gestão ambiental no Brasil", conforme afirma Eugênio Spengler, coordenador-executivo da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O titular da Famurs, Glademir Aroldi, prefeito do município de Saldanha Marinho, garantiu o cumprimento do cronograma e dos cursos para este ano, etapa que permitirá a implementação de outros programas de apoio técnico e financeiro, por parte do MMA no Estado.

Na implementação do PNC é fundamental a participação das Comissões Tripartites Estaduais, compostas por representantes dos três entes federados, através do MMA, Ibama, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e Confederação Nacional de Municípios.

Segundo o superintendente do IBAMA/RS, Fernando da Costa Marques, para a continuidade do cronograma de implantação do PNC no Rio Grande do Sul foram feitas reuniões na quinta-feira passada com os titulares das pastas do meio ambiente do Estado e do município.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.