Panorama
 
 
 
GOVERNO INTEGRA AÇÕES PARA RECUPERAR LAGOSTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

31/01/2007 - Rafael Imolene - O Ministério do Meio Ambiente juntou-se à Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e ao Ibama em favor da pesca sustentável da lagosta. A ação integrada tem como finalidade garantir a recuperação dos estoques do crustáceo, caso contrário sua captura descontrolada colocará em risco a sobrevivência não só da espécie, mas também de uma importante atividade econômica para milhares de pescadores brasileiros, principalmente do Nordeste. Com esse propósito, a Seap dá início, amanhã (01/02), ao processo de concessão de permissões para barcos que poderão praticar a atividade.Nesta quarta-feira (31), a Seap publicou instrução normativa definindo as novas regras de permissão para os barcos.

Cancelamento - Todas as autorizações hoje em vigor estão automaticamente canceladas. A partir de agora o interessado na pesca deve se inscrever na Seap, requerendo nova permissão. Poderão faze-lo usuários de barcos com mais de 4 metros de comprimento, que, pelo tamanho, possuem autonomia para pescar em locais mais distantes da costa, sem capturar as lagostas mais jovens. Até o próximo dia 30 de abril a espécie nesta fase da vida encontra-se protegida pelo período de defeso, sendo proibida a sua pesca.

Os critérios da nova autorização foram definidos pelo Comitê de Gestão do Uso Sustentável da Lagosta, formado por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. Em maio, com a adoção de novas medidas, busca-se garantir a sobrevivência tanto do crustáceo quanto da atividade dos pescadores.
A captura excessiva e a utilização de métodos predatórios nos últimos anos reduziram a quantidade de lagostas no litoral brasileiro a índices nunca observados anteriormente. Assim, os órgãos envolvidos se uniram contra a pesca irregular, controlando o número de embarcações e obrigando sua adequação à prática correta.

Pesca irregular - De acordo com estimativas do Governo Federal, 80% das embarcações são usadas na pesca irregular na costa brasileira. Dos usuários de 6 mil barcos, apenas 1,3 mil apresentam permissão. Muitas dessas embarcações utilizam a caçoeira, rede armada no fundo do mar, e nociva ao meio ambiente por capturar lagosta miúda e remover o substrato marinho. O uso do artefato está proibido pelo Ibama.
Também está proibido, segundo normas do Ibama, pescar por mergulho e capturar as lagostas a menos de 4 milhas da costa (7,5 quilômetros). Também é exigido tamanho mínimo de cauda, de 13 cm para a lagosta vermelha e de 11 cm para a lagosta verde.

O comércio de lagostas movimenta US$ 1,8 bilhão por ano em todo o mundo. Em 2006, a exportação gerou ao Brasil receita de US$ 82,5 milhões ou 23,5% do total das exportações brasileiras de pescado. Os Estados Unidos são o maior importador, com 95% de participação. Cerca de 150 mil pessoas estão indiretamente envolvidas com o setor no Brasil, incluindo a construção e reparo dos barcos e equipamentos de pesca, comércio, fabricação e transporte de gelo, entre outras atividades.
Foto: MMA

     

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.