Panorama
 
 
 

LICENÇA GARANTE VIABILIDADE AMBIENTAL DE LINHA DE TRANSMISSÃO SERRA DA MESA II-EMBORCAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Brasília (22/01/07) – Na sexta-feira (19) o presidente do Ibama assinou a Licença Prévia, que garante a viabilidade ambiental da Linha de Transmissão de 500 kV Serra da Mesa II – Luziânia – Samambaia/Luziânia – Paracatu IV – Emborcação, que corresponde ao Trecho 3 da interligação Norte-Sul III, com extensão total de 675 km. A linha de transmissão abrange os Estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal, partindo da subestação de Serra da Mesa II/GO e interligando-a às subestações de Luziânia/GO, Samambaia/DF, Paracatu IV/MG e Emborcação/GO.

Em Goiás, a LT passará pelos municípios de Cavalcante, Colinas do Sul, Niquelândia, Água Fria de Goiás, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Catalão, Davinópolis, Ouvidor, Três Ranchos e Cumari. Já em Minas Gerais a linha passará pelos municípios de Paracatu, Guarda-Mor e Araguari. No Distrito Federal, a LT interceptará as Regiões Administrativas de Planaltina, Paranoá, Gama e Recanto das Emas.

A licença, que é válida por dois anos, possui 15 condicionantes específicas que deverão ser cumpridas pelo empreendedor - Serra da Mesa Transmissora de Energia LTDA (SMTE). Este deverá seguir, na íntegra, todas as diretrizes e recomendações técnicas, construtivas e ambientais aplicáveis, propostas nas Instruções de Controle Ambiental (ICA) e no Plano Ambiental de Construção (PAC), para que as metas propostas sejam plenamente alcançadas.

Adicionar ao Projeto Básico Ambiental (PBA), por exemplo, os seguintes programas ambientais: Programa de Corte e Poda Seletiva da Vegetação, que deverá definir os procedimentos de corte e poda da vegetação durante a operação do empreendimento e o Programa de Combate a Incêndios Florestais na Faixa de Servidão, que deverá definir procedimentos e estratégias para o combate e a prevenção a incêndios florestais na faixa de servidão do empreendimento.

Além destes, o empreendedor deverá apresentar o Programa de Salvamento de Germoplasma; Programa de Monitoramento de Flora; Programa de Prevenção de Acidentes com a Fauna; Programa de Vigilância da Borda da Terra Indígena Avá-Canoeiro; Programa de Pesquisa Arqueológica; Programa de Prospecção Paleontológica e Arqueológica; Programa de Comunicação Social e Programa de Educação Ambiental.
Sandra Tavares

+ Mais

Ibama e Petrobras assinam Termo de Compromisso para viabilizar Programa de Educação Ambiental na Bacia de Campos-RJ

Brasília (24/01/07) – O presidente do Ibama, Marcus Barros, assinou hoje com a Petrobras um Termo de Compromisso que unifica os diferentes projetos de educação ambiental em fase de implementação ou programados pela estatal na Bacia de Campos/ RJ.

A unificação vai eliminar a duplicidade de ações educativas decorrentes de vários projetos e, por isso, agilizar o processo de licenciamento ambiental. “Nós todos temos muito orgulho da Petrobras e do que ela representa para o país, por isso, esta parceria é importante. Quero que este Termo de Compromisso seja uma proposta estruturante, daquelas que ficam”, declarou o presidente do Ibama durante a solenidade de assinatura do termo. “Tenho certeza que esse tipo de iniciativa que o Ibama nos apresentou representa um ganho enorme para as comunidades desses locais. Esta é só a primeira de muitas ações nesse sentido”, disse o gerente geral de Exploração e Produção da Unidade de Negócios da Petrobras no Rio de Janeiro Ricardo Abi Ramia da Silva.

Em atendimento às medidas mitigadoras e compensatórias vinculadas aos empreendimentos licenciados na Bacia de Campos, a Petrobrás precisa implementar Projetos de Educação Ambiental neste local. “A idéia é fazer um só programa que garanta a unidade conceitual e metodológica para os diferentes projetos”, explica a coordenadora-geral substituta de Educação Ambiental do Ibama, Elisabeth Uema.
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.