Panorama
 
 
 

MMA ATUA NA FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS COMO EDUCADORES AGROFLORESTAIS DO CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF)– Brasil
Janeiro de 2007

30/01/2007 - Encontra-se em desenvolvimento o segundo módulo do curso Formação de Extensionistas como Educadores Agro-florestais do Cerrado. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Participam 40 técnicos extensionistas e educadores ambientais de 12 estados do Cerrado: Bahia, Maranhão, Pará, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Ao todo, são dezesseis mulheres e 24 homens atuando em órgãos estaduais de assistência técnica e de extensão rural; em prefeituras municipais; cooperativas que atuam em projetos assentamento; institutos; organizações não governamentais; federação e sindicato de trabalhadores.O primeiro módulo do curso foi realizado em Alto Paraíso de Goiás (GO), em novembro de 2006. Foram 40 horas presenciais, nas quais se abordou os temas: Conflitos socioambientais no Cerrado; Dinâmica e funcionamento desse Bioma; Sustentabilidade; Agro-extrativismo; Conceitos em agroecologia e agroflorestas; Reflexão sobre a atuação do extensionista como educador agro-florestal do Cerrado.

No segundo módulo, os participantes estão formulando e desenvolvendo seus projetos de intervenção educacional, sob orientação de servidores do MMA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Os trabalhos de intervenção se constituem num dos principais, eixos de aprendizagem dos participantes, por meio do qual associam teoria e prática com ações concretas e constroem conhecimento a partir de suas realidades profissionais", disse Maurício Marcon, assessor técnico da Diretoria de Educação Ambiental. O curso está sendo desenvolvido junto a assentados de reforma agrária, grupos de jovens, grupos de mulheres, comunidades indígenas, comunidades quilombolas, escolas agrotécnicas, escolas família agrícolas, e conselhos municipais.

Entre as "cadeiras" ensinadas, estão: mobilização social; Implementação de Agroflorestas com fins de Segurança Alimentar, Geração de Renda e/ou Recuperação Ambiental de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais (RL); implementação de quintais agro-florestais; mapeamento de experiências; articulação institucional em prol do desenvolvimento rural sustentável; produção de indicadores, monitoramento e avaliação de agroflorestas e de programas educacionais; agro-extrativismo e beneficiamento de frutos do Cerrado como Baru e Buriti.

Como suporte para essa aprendizagem está sendo feito uso da plataforma a distância e-ProInfo, do Ministério da Educação, que possibilita a interação entre cursistas, orientadores e docentes, por meio das ferramentas bate-papo, fórum e bibliotecas virtuais. No Fórum, estão sendo discutidos assuntos como: adequação ambiental e o uso de agroflorestas para recuperação de APPs e RLs; aspectos econômicos das agroflorestas; sucessão vegetal; o papel educador do extensionista rural; e conflitos socioambientais no Cerrado.

O terceiro módulo será presencial e ocorrerá em março, quando serão aprofundados temas de interesse dos participantes, que estão sendo produzidos sobre suas práticas de intervenção; será "trabalhada" a organização da rede de extensionistas e agricultores educadores agro-florestais do Cerrado, na perspectiva de organizar a continuidade e a ampliação desse processo formativo.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.