Panorama
 
 
 

MUITO BARULHO POR (QUASE) NADA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2007

24-01-2007 - Presidente Bush decepciona em seu discurso sobre mudanças climáticas, ao tomar medidas apenas paliativas para reduzir as emissões americanas de CO2 na atmosfera

Toda a expectativa gerada em torno do discurso do presidente George W. Bush sobre mudanças climáticas resultou numa grande decepção.

Apesar dos constantes sinais de que o planeta está no limite de sua capacidade de agüentar o tranco do aquecimento global e as irrefutáveis evidências de que os Estados Unidos são os principais responsáveis por boa parte das emissões de gases tóxicos na atmosfera, o presidente americano se limitou a pedir no discurso desta terça-feira que o país promova uma redução no consumo de gasolina nos próximos 10 anos.

Bush afirmou que os EUA vão tentar ser mais eficientes no consumo por meio de novas tecnologias, aumentar suas reservas estratégicas de petróleo e dar incentivar o uso de biocombustível nos veículos que rodam pelo país.

Não à toa o discurso de Bush – o "State of the Union", considerado o mais importante pronunciamento anual dos Estados Unidos - agradou em cheio à indústria automobilística, que assim poderá continuar produzindo carros enormes que consomem grandes quantidades de combustível fóssil.

Para os ambientalistas, no entanto, o discurso de Bush foi um fracasso.

"Cientistas têm alertado repetidamente que os Estados Unidos precisam reduzir sua poluição do ar em 80% até a metade deste século para evitar boa parte dos perigosos impactos das mudanças climáticas. Um número cada vez maior de estados, corporações e líderes políticos endossam essa meta. As propostas apresentadas pelo presidente Bush em nada ajudam para que essa meta seja atingida. A comunidade internacional deve abandonar qualquer esperança, de uma vez por todas, de que o presidente Bush algum dia realmente enfrente as mudanças climáticas", afirmou John Passacantando, diretor executivo do Greenpeace USA.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.