Panorama
 
 
 

O SUSTENTÁVEL SOM DAS GUITARRAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2007

22-01-2007 – Washington - Fabricantes americanos vão pressionar madeireiros do Alasca a adotarem certificação de seus produtos, para incentivar práticas de extração sustentável na região.

Quem curte o bom som que exímios guitarristas tiram de seus instrumentos provavelmente nem notará a diferença, mas as antigas florestas do Alasca sim. Renomados fabricantes de guitarras como Fender, Gibson, Martin e Taylor se juntaram ao Greenpeace para promover mudanças significativas nas práticas de extração da madeira usada em seus instrumentos musicais.

A Coalisão Música-Madeira está encorajando madeireiros do Alasca a adotarem certificação do Conselho Florestal para promover práticas sustentáveis que podem garantir a sobrevivência das antigas florestas da região e a produção de madeira de alta qualidade, usada na fabricação das guitarras.

A iniciativa vai estrear com o abeto-de-sitka, a maior árvore do Alasca e uma das mais antigas, muito usada no corpo de guitarras acústicas e pianos, considerado o coração do instrumento. Além do Alasca, o Canadá também tem extensas áreas com esse tipo de árvore.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Greenpeace sobre o mercado de madeira da região, os fabricantes de guitarras usam muito pouco da madeira retirada das antigas florestas do Alasca. Mas eles acreditam que juntos podem contribuir para conservar as madeiras nobres usadas na fabricação dos instrumentos.

“Madeira retirada sustentavelmente é fundamental para a viabilidade do nosso negócio. Se conseguirmos cuidar de nossos recursos naturais apropriadamente, poderemos oferecer excelentes guitarras para os músicos mundo afora por muitas gerações”, afirmou Matthew Janopaul, presidente da Fender Musical Instrument Corp.

No Brasil, o Greenpeace conseguiu a adesão de mais de 30 prefeituras, além do governo do estado de São Paulo, ao programa Cidade Amiga da Amazônia, que promove o consumo responsável da madeira retirada da floresta amazônica.

Por serem grandes consumidores de madeiras (em obras públicas, por exemplo), as administrações públicas são incentivadas a adquirem apenas madeira de origem legal e sustentável.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.