Panorama
 
 
 

SEMA/RS E MMA AJUSTAM AGENDAS PARA PROJETOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2007

25/01/2007 - O superintendente do Ibama no RS, Fernando Marques; o diretor do Departamento de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Volney Zanardi Júnior, e o coordenador da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, reuniram-se nesta quinta-feira (25) com a secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro.

Os representantes da União propuseram uma agenda para projetos articulados e interlocução entre as áreas técnicas do MMA e da Sema. Os principais temas tratados foram o Programa Nacional de Capacitação, estreitamente ligado à questão do licenciamento ambiental, a Comissão Tripartite, a Conferência do Meio Ambiente (Confema) e o Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), para o qual o governo federal está levantando recursos a fim de implantar a fase dois.

Relacionado à Confema, Eugênio Spengler lembrou que o RS é o único Estado brasileiro que tem a Conferência definida em lei. Ele informou que até junho devem ser realizadas as conferências municipais, entre julho e setembro as estaduais e a Conferência Nacional está prevista para final de novembro em Brasília. Deverá haver uma redução no número de delegados e um limite de propostas por Estado para evitar repetição de solicitações no evento nacional.

Também participaram da reunião os diretores da Sema dos Departamentos de Recursos Hídricos, Rogério Dewes, e de Florestas e Áreas Protegidas, Vera Pitoni, e o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper.
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

+ Mais

Sema apóia fórum do Instituto AME

24/01/2007 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apoiará o 1º Fórum Integrando Meio Ambiente à Vida que acontecerá em 17 de março, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, recebeu nesta quarta-feira (24) a presidente do Instituto Arte, Meio Ambiente e Educação (AME), Noara Tubino, idealizador do evento.

Conforme Noara Tubino, o diferencial do Fórum será o aspecto da visualização, trabalhando educação ambiental por meio dos cinco sentidos. “O objetivo é sensibilizar o participante para que se torne agente de transformação social, protetor e preservador ambiental. A programação vai proporcionar a vivência e a troca de experiências, saberes, valores e bens”, explicou a presidente do AME.

A secretária Vera Callegaro disse que a busca da sensibilização por meio da questão visual, muitas vezes, surte mais efeito do que a leitura de um texto, por exemplo. Callegaro confirmou apoio ao Fórum, por meio da Assessoria de Educação Ambiental e do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) da Sema.

O Instituto AME foi criado em 2006, oriundo da trajetória da artista plástica e educadora Noara Tubino, que no decorrer dos últimos 12 anos realizou trabalhos diversificados na área de arte e educação com o Ateliê Noara Brasil.

Informações sobre o Fórum podem ser obtidas no endereço eletrônico www.institutoame.org.br ou pelos telefone 51.3233.0105.

Plano de Manejo de Itapeva está sendo elaborado

24/01/2007 - O Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva, situado em Torres, foi assunto em pauta nesta quarta-feira (24) no gabinete da secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro. Ela recebeu o prefeito de Torres, João Alberto Machado Cardoso, acompanhado de alguns assessores. Também participaram da reunião a diretora do Defap, Vera Pitoni; o chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Luiz Alberto Mendonça; consultores do Projeto Mata Atlântica RS, Ludger Scheele e Edilson Fazzio, a chefe do Parque Iapeva, Márcia Riederer, e técnico da Fundação Zoobotânica do RS.

O prefeito solicitou à secretária Vera uma maior participação do Município nos trabalhos de elaboração do Plano de Manejo e protocolou na Sema um parecer com sugestões de biólogo da prefeitura. Em função disso, deverá ser criada uma Comissão de Trabalho formada por técnicos do Defap e da prefeitura para decidirem aspectos a serem considerados no Plano de Manejo. Também foi falado sobre a necessidade de ativação do Conselho Consultivo do Parque.

A diretora do Defap, Vera Pitoni, aproveitou a ocasião para entregar ao prefeito a Certidão de Registro no Cadastro do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) da Área de Proteção Ambiental Municipal Lagoa de Itapeva. A APA tem 436,99 hectares.
Preservação do meio ambiente é tema do Prêmio Reportagem Social

25/01/2007 - A secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, foi convidada a presidir a comissão julgadora do Prêmio Reportagem Social Latino-americana em Jornais e Revistas, cujo tema é preservação ambiental. O convite foi feito à secretária nesta quinta-feira (25) pelos presidentes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Pereira Torma, e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado, João Firme. Eles estiveram no gabinete da secretária, acompanhados do representante da Associação Latino-americana de Agências de , Itamar Gravem.

Esta será a primeira edição do Prêmio Reportagem Social Latino-americana e o objetivo é valorizar a imprensa e o seu exercício voltado para a conscientização dos povos, governos e empresas e estimular a participação dos leitores como agentes fundamentais para o fortalecimento do jornal como extensão dos anseios das populações latino-americanas.

A premiação será concedida a leitores que inscreverem reportagens sobre meio ambiente e também ao jornalista autor da matéria. A Comissão julgará as reportagens entre 20 e 25 de maio de 2007. Os prêmios serão entregues no dia 15 de junho deste ano no encerramento do 16º Festival Mundial de , em Gramado.

Sema e Sebrae acertam funcionamento da Ilha da Casa da Pólvora

24/01/2007 - “Um grande sonho meu é ver a Ilha da Casa da Pólvora em atividade. As pessoas não usam porque não conhecem. Temos que dar vida àquele lugar.” A afirmação com entusiasmo foi feita pela secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro ao definir nesta quarta-feira (24) a renovação de protocolo de intenções com o SEBRAE para desenvolver projetos e ações ambientais na Ilha da Casa da Pólvora, no lago Guaíba, em área do Parque Estadual Delta do Jacuí.

Estiveram reunidos com a secretária Vera Callegaro e com a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Vera Pitoni, a gestora do projeto URB do SEBRAE, Juliana Juk Rocha, e o consultor para o projeto, Rui Pires.

O SEBRAE sinalizou a participação com os custos do projeto para reformas em alguns prédios e no trapiche. A Sema fica responsável em levantar recursos para a execução das obras, provavelmente por meio de medidas compensatórias. Conforme a secretária Vera Callegaro, a área poderá abrigar palestras, encontros, oficinas e similares e dispor de um espaço gastronômico. “O próprio trapiche já ficará atrativo com painéis retratando nossa fauna e flora”, adianta a secretária. Ela também afirmou que barqueiros e condutores locais serão treinados pelo Defap para guiar visitantes.

A secretária definiu que até o mês de março tem que ser apresentados orçamentos para o projeto e para a execução das obras necessárias.

Sema e Fepam reúnem-se com prefeitos no Rio dos Sinos

26/01/2007 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam promovem na segunda-feira (29) reunião de trabalho com prefeitos dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e integrantes da Força Tarefa que atuaram durante ao episódio da mortandade de peixes ocorrida em sete de outubro último.

O encontro vai ocorrer no barco Martim Pescador, em São Leopoldo, para tratar também das 25 medidas contidas no relatório da Força Tarefa sobre o acidente ambiental. Participam do encontro, além dos prefeitos, os integrantes da Força Tarefa, diretoria da Fepam, Sema, ONGs.

O objetivo é promover ações integradas de recuperação ambiental do rio, salienta a secretária Vera Callegaro. Segundo ela, a intenção é buscar a parceria das prefeituras municipais para ampliar as ações de fiscalização ambiental, monitoramento e conservação do rio dos Sinos.

Além disso, informa o diretor-presidente da Fepam, Renato Lauri Breunig, será estabelecido um cronograma de ações, através da elaboração de uma agenda conjunta de trabalho.

A secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, vai abrir a reunião às 14h00. Logo após, o barco percorre um trecho do rio para que os participantes do encontro possam ver “in loco” a real situação da Bacia dos Sinos.

A reunião tem previsão de encerrar às 17h. Callegaro destaca a importância do encontro para haja que soluções imediatas “porque o rio pede ações urgentes, não mais emergenciais”.
A proposta da Sema é dividir a Bacia Hidrgoráfica do Rio dos Sinos em microrregiões para fins de ações conjuntas e integradas. Conforme a proposta da secretária Vela Callegaro, seriam criados cinco trechos, ficando as prefeituras situadas em casa setor responsáveis pelas ações visando a recuperação ambiental do rio.

Sema recebe apoio para o parque do Turvo

23/01/2007 - O Parque Estadual do Turvo foi o assunto que trouxe o vereador Rosemar Sala e o presidente do PSDB de Tenente Portela, Antonio Ataídes Monteiro, a reunirem-se em Porto Alegre nesta terça-feira (23) com a secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro. A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) acompanhou o encontro.

A unidade de conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) está localizada no município de Derrubadas, próximo à Tenente Portela. Conforme o vereador Sala, o
Município tem interesse em contribuir com o Estado para a instalação do Conselho Consultivo do Parque, cujo Plano de Manejo ficou pronto em 2005, e também para fortalecer o corpo técnico e de guardas-parques para a área protegida. “Com uma melhor estrutura o Parque atrairá mais turistas, especialmente no âmbito do Mercosul, e Tenente Portela poderá abrigar os visitantes, o que significará muito para a economia do município”, afirmou Sala.

A secretária Vera Callegaro sinalizou o fortalecimento de parcerias com os municípios como forma de melhorar a estrutura do Parque e fomentar o ecoturismo na região. “O Turvo abriga o Salto do Yucumã, na divisa com a Argentina, que é uma das maiores quedas longitudinais do mundo com 1.800 metros, e a área pode ser muito mais divulgada como uma das belas paisagens do RS”, destacou Callegaro

O Turvo foi a primeira unidade de conservação criada no Rio Grande do Sul, em 1947. Localizado às margens do rio Uruguai, é coberto pela Floresta do rio Uruguai, com árvores de até 30 m de altura como o cedro, a grápia, a canjerona e o louro. Abriga muitas espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a onça-parda, o cateto e a anta. Mais de 200 espécies de aves, como o pica-pau-rei e o uru encontram abrigo no Parque.

O local pode ser visitado, mediante pagamento de ingresso.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.