Panorama
 
 
 

ZEEs DA AMAZÔNIA CONTAM COM DADOS DO INPE SOBRE DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2007

Monitoramento - 30/01/2007 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acaba de lançar mapas que devem subsidiar a gestão territorial e ambiental da Amazônia. Os mapas são resultado do Projeto Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal, elaborados por meio do Consórcio Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) Brasil, grupo de trabalho formado por vários órgãos, entre eles, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O trabalho permite a distribuição espacial de atividades humanas que impactam o ambiente amazônico, como o desmatamento, a mineração, a pecuária e as lavouras.

São dez mapas, com escala de aproximadamente 1:3.500.000, que permitem uma visão panorâmica da região amazônica. Nove foram elaborados pelo IBGE através do Consórcio ZEE Brasil e trazem a divisão política da região, dados sobre a expansão da fronteira agrícola e sobre as atividades de pecuária, madeireira e mineral. O décimo mapa, chamado Mapa Integrado dos Zoneamentos Ecológicos-econômicos dos estados da Amazônia Legal, foi desenvolvido após vários debates entre as equipes do Consórcio e das coordenações estaduais que já tinham seus ZEEs prontos ou em andamento. Este apresenta as áreas com estrutura produtiva definida e a definir, áreas que devem ser recuperadas ou ordenadas, áreas consideradas frágeis, áreas com manejo florestal, áreas protegidas propostas e áreas protegidas já criadas.

O IBGE contou com dados do Inpe, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pelo fornecimento de informações relativas às estimativas anuais de desflorestamento ao Ministério do Meio Ambiente. Desde 1989, o Inpe faz o monitoramento da Amazônia Legal e divulga anualmente o índice de desmatamento através do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Segundo os últimos cálculos, o Instituto estima que a taxa de desmatamento da Amazônia para o período agosto 2005 - agosto 2006 seja de 13.100 km2. A ministra Marina Silva reconheceu, em discurso proferido na cerimônia de divulgação dos mapas temáticos, no último dia 25, a contribuição do Inpe às atividades do MMA, dada pela maneira transparente de apresentação dos dados de desmatamento naquela região.

O Inpe fornece dados de satélites ao Projeto Macrozoneamento da Amazônia Legal e seus técnicos integram o Grupo de Trabalho Permanente, equipe multidisciplinar do Consórcio ZEE Brasil. É a primeira vez que se tem a consolidação de dados sobre a Amazônia, juntando as diferentes informações num mesmo mapa, trabalho importante e que deve tornar mais fácil o processo de planejamento da região. Para dar subsídios à formulação de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente, o governo federal precisa de dados territoriais atualizados, como os fornecidos pelo Inpe.
Marjorie Xavier - Assessoria de Imprensa do INPE

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.