Panorama
 
 
 

PARA A MINISTRA MARINA SILVA, PRÊMIO DA ONU É RECONHECIMENTO POR UM TRABALHO QUE AINDA ESTÁ NO INÍCIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

3 de Fevereiro de 2007 - Érica Santana - Repórter da Agência Brasil - Brasilia - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, concede entrevista sobre o relatório de aquecimento global divulgado pela ONU.

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considera sua indicação para o prêmio Champions of the Earth (Campeões da Terra), da Organização das Nações Unidas (ONU), “um reconhecimento por algo que está começando e que mostrou que dá certo”. Ela foi indicada por sua atuação na preservação da floresta amazônica e de comunidades tradicionais.

Segundo Marina Silva, a premiação é fruto de um trabalho que envolveu 13 ministérios e a contribuição da sociedade brasileira nos últimos anos. “Uma das coisas que eu observei é que as premiações foram feitas para ações que estão em curso. Longe de imaginar que isso aqui já é por um resultado ou por um processo concluído”, destacou ontem (2), em entrevista à Agência Brasil.

Para a ministra, alguns aspectos contribuíram para a redução do desmatamento, como: a realização de três seminários técnico-científicos com participação de setores da sociedade civil, a transformação de ações em políticas públicas, a criação do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real e a elaboração do Plano de Combate ao Desmatamento.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente,o diretor executivo do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, elogiou a ministra pelo seu “extraordinário” trabalho, disse que "a taxa de desmatamento na Amazônia caiu mais de 50% nos últimos dois anos” e destacou o compromisso dos premiados com "um mundo mais justo, igualitário e sustentável".

Segundo o Pnuma, Marina Silva “inaugurou um novo modelo de gestão ambiental no governo federal, incentivando a cooperação entre ministérios e governos estaduais".

Também receberão o prêmio o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; Cherif Rahmani, da Argélia, pela criação de políticas ambientais; Elisea “Bebet” Gillera Gozun, das Filipinas, pelo trabalho em projetos do Banco Mundial; e Viveka Bohn, da Suécia, pela atuação em negociações multilaterais.

A premiação é concedida desde 2004, em reconhecimento ao trabalho de pessoas que tenham contribuído, regional ou mundialmente, na proteção e gestão sustentável do meio ambiente e recursos naturais.

Ministra Marina Silva receberá prêmio Campeões da Terra, dado pela ONU

1 de Fevereiro de 2007 - Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - A ministra Marina Silva foi indicada para receber a premiação Champions of the Earth (Campeões da Terra), da Organização das Nações Unidas, por sua atuação na preservação da floresta amazônica e de comunidades tradicionais, segundo informou o Ministério do Meio Ambiente, em nota divulgada hoje (1º).

No momento do anúncio, segundo a nota, a ministra foi elogiada pelo sub-secretário da ONU e diretor executivo do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner. Ele avaliou o trabalho da ministra como “extraordinário” e citou que "a taxa de desmatamento na Amazônia caiu mais de 50% nos últimos dois anos”.

Steiner destacou ainda o compromisso dos premiados com "um mundo mais justo, igualitário e sustentável". Também receberão o prêmio o ex-candidato à presidência do Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional; Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea “Bebet” Gillera Gozun, das Filipinas; e Viveka Bohn, da Suécia.

A nota do ministério do Meio Ambiente afirma que, segundo o Pnuma, a ministra “inaugurou um novo modelo de gestão ambiental no governo federal, incentivando a cooperação entre ministérios, governos estaduais". E conseguiu "consolidar várias propostas da sociedade civil, como o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia e a Política Nacional para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais”.

A premiação é concedida desde 2004, com o objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas que tenham contribuído efetivamente, regional ou mundialmente, na proteção e gestão sustentável do meio ambiente e recursos naturais.

Em cerimônia marcada para o dia 19 de abril, em Cingapura, cada um dos Campeões da Terra receberá uma escultura de metal reciclado simbolizando os quatro elementos – água, terra, ar e fogo –, feita pelo artista queniano Kioko.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.