Panorama
 
 
 

BRASIL E COLÔMBIA DISCUTEM PLANOS DE GESTÃO AMBIENTAL DE FRONTEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

05/02/2007 - Gerusa Barbosa - O ordenamento territorial e a gestão dos recursos naturais das áreas protegidas da fronteira Brasil-Colômbia serão assuntos de reunião do grupo de trabalho sobre meio ambiente que começa nesta terça-feira (6) em Tabatinga, no Amazonas. No encontro, que segue até o dia 8, representantes dos governos brasileiro e colombiano vão estudar planos de ação para apoio a projetos em unidades de conservação, ecoturismo, ordenamento pesqueiro, zoneamento ecológico-econômico, resíduos sólidos, recursos hídricos e outras áreas. A iniciativa tem por objetivo avançar em propostas concretas para que os dois países, por meio de acordos bilaterais, possam proteger os recursos naturais da fronteira.

Um projeto para recuperação e atualização do zoneamento ecológico-econômico de fronteira será apresentado no encontro pelo Programa ZEE, do Ministério do Meio Ambiente. Os projetos de ZEE nas faixas de fronteira do Brasil com os países da Pan-Amazônia foram feitos há mais de dez anos sob a coordenação técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). "A idéia é firmar um acordo de cooperação para atualizar e recuperar os projetos de ordenamento territorial da fronteira e desenvolver ações conjuntas para melhoria da qualidade de vida das populações e da sustentabilidade do ecossistema dos dois países", disse Marcos Estevam Del Prette, coordenador do Programa ZEE do MMA.

A fronteira colombo-brasileira possui uma extensão de 1.644,2 km, dividida entre rios, canais e estradas convencionais. Por sua riqueza, a região é freqüentada por comerciantes e grupos especializados em tráfico de recursos naturais, que, devido à prática clandestina em áreas de conservação, vêm causando prejuízo ao ecossistema fronteiriço.

Angola busca no Brasil lições sobre educação ambiental

09/02/2007 - O Brasil recebe pelo período de oito dias, de 24/02 a 12/03, a visita de gestores do governo de Angola e membro da ong angolana Juventude Ecológica. A viagem faz parte de um acordo de cooperação entre os dois países, destinada a familiarizar os angolanos com as políticas públicas desenvolvidas no Brasil na área da Educação Ambiental. Por meio dele, o governo brasileiro contribui com aquele país na construção de seu próprio programa de educação ambiental.

Os visitantes participarão de oficinas de trabalho em Brasília, em Cuiabá e Cáceres, na região do Pantanal Mato-Grossense, e em Salvador, na Bahia. Além dessa participação, farão visitas técnicas a projetos educativos ambientais e realizarão trabalhos práticos de campo. A delegação angolana é composta por membros dos Ministérios do Meio Ambiente e Urbanismo; da Educação e da Saúde.

Firmado em 1980 e promulgado em 11000, o acordo de cooperação Brasil-Angola, prevê em termos gerais cooperação econômica, científica e técnica. Em 2006, foi assinado um ajuste complementar ao texto do acordo para implantação do Projeto Fortalecimento da Educação Ambiental em Angola. O projeto é gerido pelo Ministério das Relações Exteriores e sua Agência de Cooperação (ABC); já o Ministério do Meio Ambiente brasileiro e o de Angola são os órgãos executores. No âmbito do MMA, a responsabilidade direta é da Diretoria de Educação Ambiental.

O projeto vem sendo desenvolvido em fases. Na primeira, técnicos do governo de Angola vieram ao Brasil para reuniões. Na segunda, foi a vez de gestores brasileiros visitarem Angola para novos acertos rumo à construção do Projeto de Fortalecimento da Educação Ambiental e da definição da metodologia a ser empregada na formação de técnicos no tema.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.