Panorama
 
 
 

CONSELHOS EM RESEX NO PARÁ E NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

Ibama e extrativistas deliberam criação de Conselho em Resex no Pará

Belém (09/02/07) - Lideranças da base extrativista da Resex Marinha de Maracanã, que engloba 75 comunidades entre trabalhadores rurais, ribeirinhos, pescadores e agricultores reúnem, amanhã (10), às 9h30, na sede do Centro Cultural da Paróquia São Miguel Arcanjo para deliberarem em assembléia geral sobre a criação do Conselho Deliberativo (Condel), órgão que vai ordenar a utilização racional dos recursos naturais da Resex e garantir a sobrevivência de 3,5 mil famílias que vivem entorno da Resex Marinha de Maracanã, município a 200 km de Belém.

Estarão presentes também na assembléia membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, técnicos e pesquisadores do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável do Ibama (CNPT), Marinha do Brasil, MPEG, Sectam, Emater, UFPA e UFRA e Organizações Não Governamentais (ONGs)

Fórum - A reunião da Associação dos Usuários da Resex Marinha de Maracanã (Auremar) para implantação do Condel será a última que completará o ciclo de criação dos Conselhos nas nove Resex Marinhas administradas pelo CNPT/Ibama. O encontro, que agrupará pela primeira vez os nove presidentes das Associações Mães das Resex Marinhas no litoral do Pará, servirá como base do Fórum dos presidentes de Resex, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Santarém Novo, município vizinho a Maracanã.

Carimbo - O Fórum das Resex será um encontro de propostas políticas e ritmos típicos do nordeste paraense como o Carimbo, onde estarão presentes os mestres das marés do Carimbo do salgado paraense como Maninho de Curuçá, Bento de Santarém Novo e Simão de Maracanã. Haverá tomada de benção dos mestres no lançamento do CD - Carimbó do Mestre Maninho.
Edson Gillet Brasil

Ibama/MG empossa conselho consultivo do Mosaico Serra da Mantiqueira

Belo Horizonte (08/02/07) - A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira, unidade do Ibama/MG em Itamonte, município localizado a cerca de 400 Km de Belo Horizonte, promove evento para composição e posse do Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira. Na ocasião também será discutida a elaboração do Regimento Interno e a agenda de trabalho do Conselho. A reunião de posse do conselho será realizada hoje (8) das 10h às 16 horas, no Hotel São Gotardo, Rodovia BR 354 - Km 726, s/n (Garganta do Registro), município de Itamonte/MG.

O evento contará com a participação do superintendente do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco; do Rio de Janeiro, Rogério Rocco e de São Paulo, Analice de Novais Pereira. Além de representantes das unidades de conservação que compõem o Mosaico. Para o chefe da APA Serra da Mantiqueira e coordenador regional do Projeto Mosaico, Clarismundo Benfica, a criação de Mosaicos é importante, pois incentiva a integração de várias gestões das diversas unidades de conservação. Segundo ele essa é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade da região e do desenvolvimento sustentável.

Mosaico Serra da Mantiqueira - Junção de várias unidades de conservação, reconhecida como mosaico de unidades de conservação da região da Serra da Mantiqueira, formado por 19 unidades de conservação do Ibama e de outras instituições integradas, totalizando 600 mil hectares.

O Mosaico que abrange unidades de conservação e zonas de amortecimento dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foi constituído pela Ministra de Estado do Meio Ambiente, Marina Silva e disposto na Lei 9.986, de 18 de julho de 2.000 e nos arts. 8o, 9o, 17 a 20 do Decreto no 4.340 de 22 de agosto de 2002.

Unidades de Conservação sob Gestão do Ibama: Em Minas Gerais: Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira e a Floresta Nacional de Passa Quatro Rio de Janeiro: Parque Nacional do Itatiaia. em São Paulo: Floresta Nacional de Lorena e a Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Rio Paraíba do Sul
Ester Junia

+ Mais

Ibama realiza oficina de planejamento de gestão do Distrito Florestal da BR 163 em Santarém

Santarém (09/02/07) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizaram ontem (8) e hoje (9), no Centro de Recepção ao Turista de Santarém, a I Oficina de Planejamento de Gestão das Flonas do Distrito Florestal Sustentável. O evento teve como objetivo a elaboração de um plano de ação para atender às demandas geradas com a criação do Distrito Florestal, e também buscar uma estratégia de gestão integrada das Florestas Nacionais (Flonas) e outras Unidades de Conservação que compõem o Distrito.

Participaram da Oficina apenas as instituições envolvidas diretamente na criação e gestão do Distrito Florestal da BR 163. O Ibama apresentou o que vêm sendo feito para implementar o Distrito, através da apresentação do diretor de Florestas do Instituto, Antonio Carlos Hummel, e da exposição das experiências das equipes de analistas ambientais que estão trabalhando na implementação das Florestas Nacionais do Distrito Florestal da BR 163. A chefia da Floresta Nacional do Tapajós, implementada há mais tempo, falou sobre a experiência de gestão da Unidade, como subsídio e contribuição à gestão das Unidades de Conservação que fazem parte do Distrito Florestal. Também fizeram apresentações a Diretoria de Proteção Ambiental (DIPRO), e os diretores do SFB, Tasso Azevedo e Luís Carlos Joels.

Para o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, a oficina é o começo de um entendimento entre os diversos órgãos envolvidos na implementação do Distrito Florestal, onde há sete Florestas Nacionais administradas pelo Ibama que tem uma importância muito grande, seja na conservação da biodiversidade, como também na oferta. Segundo ele, “esta oficina é a primeira oportunidade que temos numa ação do MMA, por meio do SFB, e do Ibama, de planejar atividades nos anos de 2007 e 2008, ou seja, a gente vai definir com clareza iremos opera as Flonas nos próximos dois anos no sentido que elas venham atender os objetivos para os quais foram criadas”.

O diretor executivo do Serviço Florestal Brasileiro, Luis Carlos Joels, afirma que o Distrito Florestal Sustentável é voltado para a utilização sustentável, e não é formado apenas pelas Unidades de Conservação, não criando limitações de uso nas áreas, mas o promovendo. Para Joels, “o Distrito Florestal é uma estratégia para focar uma série de atividades ligadas à floresta que permita fazer o desenvolvimento desta região, você pode ter atividades florestais espalhadas, mas quando as agrega em um Distrito Florestal, você permite que investimentos estratégicos sejam feitos em termos de infra-estrutura, em termos de institucionalidade, isso vai servir a uma série de atividades ligadas ao manejo florestal sustentável na região”.

O primeiro dia do evento foi dedicado à apresentação da situação atual do Distrito Florestal. Foram abordados temas como o grau de implementação das atividades propostas e executadas em 2006, assim como o planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos próximos três anos, sempre com o viés da gestão integrada das Unidades de Conservação, através da apresentação de sugestões dos participantes para o aprimoramento nos âmbitos técnico, administrativo e institucional.

No segundo dia a atividade é a discussão em workshop de um plano de gestão integrada, elaborando análises e matriz de ações nas áreas de recursos humanos, recursos financeiros, partes interessadas, parceiros potenciais, ações fiscalizadoras e órgãos financiadores, elementos necessários e indispensáveis ao se pensar em gestão integrada de Unidades de Conservação.

Também foram convidados para o evento o superintendente do Ibama no Pará, Paulo Diniz, o gerente executivo do Ibama em Santarém, Nilson Vieira, em cuja gerência se encontra o Distrito Florestal, bem como o chefe da Dicof da mesma, Manoel Costa, uma vez que a Gerex Santarém é responsável pela fiscalização das Unidades de Conservação que compõem o Distrito Florestal da BR 163, e representantes do INCRA em Santarém.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.