Panorama
 
 
 

REUNIÃO DEFINE AS PRIMEIRAS AÇÕES PARA RECUPERAR BACIA DOS SINOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS)– Brasil
Fevereiro de 2007

05/02/2007 - A primeira reunião do grupo de trabalho para recuperar a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos ocorreu hoje à tarde (05) na Prefeitura Municipal de Igrejinha. O encontro contou com as presenças de prefeitos, representantes dos municípios do Trecho 4 (Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado e São Francisco de Paula) , Sema, Corsan,Fepam, Consema, Defesa Civil, Comando Ambiental, ONGs, além da deputada estadual do PSDB, Zilá Breitenbach.

A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, abriu os trabalhos ressaltando “a importância do encontro e ações que podem ser definidas nesta primeira reunião”. Logo após, o diretor-técnico da Fepam, Jackson Muller fez um relato da situação atual do Rio dos Sinos e afirmou que “o rio não tem mais tempo, o Sinos precisa da nossa ajuda”.Já o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig, considerou positiva a primeira reunião com as prefeituras.

Neste primeiro encontro, ficou definido que haverão reuniões mensais fixas (as primeiras terças-feiras de cada mês); encontros quinzenais, alternando gestão e planejamento e fiscalização integrada. Ficou marcada para o dia 26 de fevereiro uma reunião técnica, onde serão compatibilizados planos municipais de saneamento. Neste primeiro momento, as equipes de trabalho poderão contar com mais 30 técnicos, designados pelo Defap, Fepam, Comando Ambiental, Defesa Civil, Corsan e municípios do Trecho 4.

Sema/Fepam divulgam relatório sobre mortandade de peixes em Pelotas

05/02/2007 - A secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), Vera Callegaro concede entrevista coletiva nesta terça-feira (06), às 09h30min, no escritório da Gerência Regional da Fepam em Pelotas (Rua Barão de Santa Tecla, 469 Sala 1). Na ocasião será divulgado o relatório preliminar que apurou a mortandade de 40 t de peixes no Arroio Moreira em 23 de janeiro último.

Participam da coletiva o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig; o diretor-técnico, Jackson Muller; o gerente regional da Fepam em Pelotas, Francisco Finger; o comandante do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, cel Juarez Fernandes de Souza; e os prefeitos de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior e de Capão do Leão, Vilmar Schmitt.

Reunião realizada na sexta-feira (29/01) entre a secretária Vera Callegaro e o diretor-presidente da Fepam,Renato Breunig, foi definido o acompanhamento dos trabalhos pela Fepam, através do diretor-técnico da fundação, Jackson Muller.

Na ocasião, foram identificados alguns fatores associados à mortandade de peixes em Pelotas:

1- Piracema rigorosa, muitos cardumes subindo o canal São Gonçalo
2- Fechamento da eclusa do canal, interrompendo a migração natural
3- Os cardumes se desviam para os arroios urbanizados, sem capacidade de suporte para tamanha biodiversidade.
4- Investigação e fiscalização de lançamentos de origem doméstica e industrial. (amostras de efluentes foram recolhidas para avaliação)
5- Baixa vazão nos arroios decorrente dos barramentos para atividades diversas

Municípios do Trecho 2 definem primeiras ações

06/02/2007 - A segunda reunião do grupo de trabalho para recuperar a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos ocorreu nesta terça-feira (06) na Companhia Municipal de Saneamento (COMUSA) em Novo Hamburgo. Prefeitos e representantes dos municípios do Trecho 2 (Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Portão), Sema, Fepam, Corsan, Defesa Civil definiram ações de despoluição, fiscalização e saneamento como prioritárias, das 25 propostas apresentadas pela Força-Tarefa.

O objetivo das reuniões dos municípios que compõem a Bacia dos Sinos, cuja divisão foi instituída em janeiro, durante encontro realizado no Barco Martim Pescador em São Leopoldo é recuperar a Bacia dos Sinos de acordo com a realidade de cada prefeitura.

As primeiras ações definidas pelos membros do Trecho 2 são: o monitoramento da qualidade da água do rio será de responsabilidade dos municípios, liberando assim, a Fepam que vinha fazendo o trabalho nos últimos meses; as reuniões do grupo serão realizadas na primeira quarta-feira do mês, nas dependências da COMUSA ( a próxima ocorre excepcionalmente no dia 14 de março); cada município deverá destacar cinco prioridades de ação, trazendo à discussão do seu plano de saneamento; no dia 02 de março haverá uma visita técnica ao rio, com a participação dos prefeitos dos municípios do Trecho 2 e a disponibilzação de recursos e materiais para ações integradas de fiscalização.

A secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, abriu o encontro e ressaltou que a “mortandade dos peixes foi um sinal para que ações efetivas fossem implantadas e, para isso, é preciso agir conjuntamente”.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Jornalistas Ediane Porto (RMT 6714) e Eliane do Canto (RMT 10.988/SP)

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.