Panorama
 
 
 

COMEÇA PARCERIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS NOVAS UCs NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

O objetivo é consolidar e implementar 12,8 milhões de hectares de unidades de conservação estaduais no norte paraense

Belém - PA, 14 de fevereiro de 2007 — Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), juntamente com a Conservação Internacional (CI-Brasil), Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apresentam para a sociedade o plano de ação para a implementação e consolidação das áreas protegidas de proteção integral – Estação Ecológica (Esec) Grão-Pará e Reserva Biológica (Rebio) Maicuru – e três de uso sustentável – Florestas Estaduais (Flotas) Trombetas, Paro e Faro, criadas no dia 5 de dezembro de 2006.

A implementação de uma unidade de conservação (UC) é um passo fundamental para que elas possam funcionar de forma efetiva para cumprir seu papel social de preservação da biodiversidade e dos serviços ambientais que a sociedade paraense depende, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das populações sob influência destas áreas.

Após a criação oficial é necessário desenvolver várias atividades até que se possa considerar uma área como implementada de fato. A primeira atividade é desenvolver um plano de ação, que define explicitamente os papéis das várias instituições que estarão envolvidas na implementação das unidades de conservação. A segunda atividade é montar uma infra-estrutura física de apoio e a contratação de pessoal técnico para as UCs.

A terceira atividade é a formação dos conselhos de cada UC visando dar transparência à sociedade dos passos que são dados para as suas implementações. Paralelamente, é necessário desenvolver inúmeras pesquisas de campo e de laboratório, cujas informações serão integradas por meio de modernas ferramentas de análise espacial para embasar o plano de manejo de cada UC. O plano de manejo é o documento que orientará a gestão de cada uma das unidades de conservação.

Por fim, é necessário desenvolver mecanismos de sustentabilidade financeira de longo prazo, tal como um fundo fiduciário, para garantir investimentos permanentes para o funcionamento das unidades de conservação.

A Esec Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, é a maior unidade de conservação de proteção integral em florestas tropicais no mundo, ultrapassando em 362.871 hectares o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapá. Com 3,6 milhões de hectares, a Floresta Estadual do Paru é a maior UC de uso sustentável nos trópicos.

Segundo o plano de ação a ser apresentado amanhã, a SECTAM coordenará todas as atividades de implementação das UCs. Os papéis institucionais ficaram definidos da seguinte maneira:

• Coordenação Geral (SECTAM)
• Elaboração do Plano de Ação (SECTAM, Imazon, CI, MPEG & Ideflor)
• Infra-Estrutura e Staff (CI & SECTAM)
• Formação de Conselhos (SECTAM, Imazon, Ideflor & CI)
• Planos de Manejo
• Coleção de Dados biológicos, físicos e sociais (CI, MPEG, Imazon, SECTAM)
• Síntese e redação do plano de manejo
• Unidades de Conservação de Proteção Integral (CI, MPEG & SECTAM)
• Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Imazon, SECTAM & Ideflor)
• Estabelecimento do Fundo Fiduciário (CI, SECTAM, Ideflor)
• Programa de Capacitação (CI, Imazon, MPEG)
• Programa de Divulgação (CI, MPEG, SECTAM & Imazon)
• Programa de Monitoramento (Imazon)

Riqueza de espécies – As Rebio Maicuru e a Esec Grão-Pará abrigam pelo menos 61 espécies de anfíbios 150 espécies de répteis; 700 espécies de aves (incluindo desde pequenos beija-flores até mutuns e harpias, e também espécies migratórias) e 195 espécies de mamíferos. Estes números representam entre 14,3% (no caso dos anfíbios) e 54,1% (no caso das aves) de todas as espécies encontradas na Amazônia.

Essa região é o habitat de grandes populações de pelo menos oito espécies de animais ameaçados de extinção no Brasil, conforme a tabela abaixo:

Espécies/Classe/Nome Popular
Oryzoborus maximiliani/Aves/Bicudo-verdadeiro
Myrmecophaga trydactila/Mamíferos/Tamanduá bandeira
Panthera onça/Mamíferos/Onça-pintada
Priodontes maximus/Mamíferos/Tatu-canastra
Pteronura brasiliensis/Mamíferos/Ariranha
Speothos venaticus/Mamíferos/Cachorro-vinagre
Leopardus tigrinus/Mamíferos/Gato-do-mato
Leopardus wiedii/Mamíferos/Gato-maracajá

A Calha Norte é fundamental para a conservação dos Escudo das Guianas. A Calha Norte do Pará, região ao norte do rio Amazonas, integra o chamado Escudo das Guianas, área formada por unidades de conservação dos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá, e da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

O Escudo das Guianas contém mais de 25% das florestas tropicais úmidas restantes no mundo e cerca de 80 a 90% de suas florestas ainda estão intactas. Essa região também abriga as últimas grandes reservas de água doce não-contaminadas nos trópicos úmidos, com aproximadamente 20% de toda a água do planeta. Por essas características, é considerada por especialistas uma prioridade global para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável.

“A implementação efetiva destas unidades de conservação é um compromisso que o Estado do Pará assumiu com o mundo. Esse é o primeiro passo para demonstrar que os governos estaduais têm toda a capacidade técnica de gerenciar suas próprias unidades de conservação, estabelecendo parcerias para manejá-las de forma efetiva e salvaguardando-as contra possíveis pressões econômicas que tenham como objetivo romper a delicada rede de relações ecológicas existentes nestes ecossistemas únicos e tão importantes para o planeta”, enfatiza José Maria Cardoso da Silva, paraense e que ocupa a vice-presidência de ciência da Conservação Internacional.

Carlos Souza Jr., Secretário Executivo do Imazon, ressalta que “a região da Calha Norte terá um sistema de monitoramento de desmatamento, exploração madeireira, queimadas e de outras potenciais pressões antrópicas, como garimpagem, em paralelo aos estudos para a implementação e consolidação das unidades de conservação”. Esse sistema irá detectar e informar a sociedade sobre eventuais ameaças a essas áreas.

Calha Norte
Reserva Biológica de Maicuru 1.151.761
Floresta Estadual Paru 3.612.914
Floresta Estadual Trombetas 3.172.978
Floresta Estadual Faro 635.936
Estação Ecológica Grão-Pará 4.245.819
Total 1 12.819.408

Unidade de Conservação de Proteção Integral – o objetivo primordial é conservar a natureza, sendo permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, como atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental.

Unidade de Conservação de Uso Sustentável – o objetivo primordial é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de uma parcela de seus recursos naturais.

Corredor de Biodiversidade – Área que compreende uma rede de áreas protegidas entremeada por áreas com diferentes graus de ocupação humana. O manejo é integrado para garantir a sobrevivência de todas as espécies, a manutenção de processos ecológicos e evolutivos e o desenvolvimento de uma economia regional forte, baseada no uso sustentável dos recursos naturais.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.