Panorama
 
 
 

DESMATAMENTO AVANÇA SOBRE TERRITÓRIO INDÍGENA, DIZ O COORDENADOR DA CAMPANHA Y’IKATU XINGU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

20 de Fevereiro de 2007 - Luziane Ximenes - Da Agência Brasil - Brasília - A ocupação do território em torno das terras indígenas não tem considerado as questões naturais e ambientais relativas às florestas e à população indígena, diz o coordenador da campanha Y'ikatu Xingu, Márcio Santilli. O nome da campanha significa "água limpa e boa" na língua Kamaiurá, pertencente ao tronco Tupi.

Em entrevista a Radiobrás, Santilli diz que a expansão do território tem sido desordenada, o que aumenta o desmatamento. Segundo ele, a implantação de grandes obras de infra-estrutura na região amazônica e em regiões sensíveis, do ponto de vista ambiental, aumentam o processo de ocupação.

Para o coordenador da campanha do Instituto SocioAmbiental (ISA), existem várias regiões amazônicas envolvidas nesse tipo de obra. De acordo com Santilli, “é preciso uma presença forte do estado, para não gerar a explosão do desmatamento com todas as conseqüências ambientais”.

O parque indígena do Xingu tem cerca de 2,6 milhões de hectares. Márcio Santilli afirma que a área está localizada em cima do arco do desmatamento e que a situação é crítica. Segundo Santilli, o desmatamento nessa região dobrou nos últimos 10 anos.

“O desmatamento está comprometendo a qualidade da água e afetando de fora para dentro as condições de vida dos 14 povos que vivem no Xingu”, disse.

Advocacia-Geral da União monta força tarefa para acompanhar Pataxó Hã-hã-hãe

16 de Fevereiro de 2007 - Gláucia Gomes - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Uma força tarefa criada pela Advocacia-Geral da União (AGU) vai acompanhar a disputa judicial dos índios Pataxó Hã-hã-hãe, pela demarcação de uma terra indígena, no sul da Bahia. Quinze caciques estiveram reunido esta semana com o ministro Álvaro Augusto Ribeiro Costa para pedir apoio junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) numa ação movida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para anular os títulos de terras concedidos pelo governo da Bahia aos fazendeiros da região.

Segundo relato dos índios, os fazendeiros conseguiram na Justiça 11 liminares para reintegração de posse das terras. Com essas liminares, eles estão derrubando as casas e destruindo a plantação dos índios.

Segundo a assessoria de comunicação da AGU, o ministro Álvaro Augusto pediu aos dirigentes da Procuradoria-Geral da União, da Procuradoria-Geral Federal, da Consultoria-Geral Federal e da Secretaria-Geral do Contencioso, que é responsável pela atuação da AGU no Supremo, que avaliem a atuação de cada uma das ações, incluindo as liminares, e façam um levantamento específico para saber o que pode ser feito pelos Pataxó Hã-hã-hãe.

De acordo com a assessoria de imprensa da Funai, a AGU convidou o órgão para participar da força tarefa e a Procuradoria-Geral da Funai já confirmou a participação.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.