Panorama
 
 
 

IBAMA COMPLETA 18 ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

Ibama: há 18 anos na vida das pessoas

Brasília (22/02/03) – Há 18 anos nasce um dos órgãos mais importantes do País na defesa do meio ambiente – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Fruto da fusão de quatro outros órgãos (Secretaria do Meio Ambiente - SEMA; Superintendência da Borracha - SUDHEVEA; Superintendência da Pesca – SUDEPE, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF), a autarquia ganha maioridade cada vez mais reconhecido. A prova está nos resultados de uma pesquisa realizada em 2006 pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), que revelou o Ibama como órgão de defesa do meio ambiente mais reconhecido pelo brasileiro.

Essa percepção vem aumentando ano a ano. Se, em 2002, 77% das pessoas colocavam o órgão como fundamental para o meio ambiente, em 2006, esse número passou para 83%. Apesar da importância do Ibama ser clara para as pessoas, muitas não têm noção da magnitude de ações que o instituto promove. Mais do que dados, o brasileiro, em qualquer ponto deste imenso Brasil, reconhece no seu dia-a-dia a presença do Ibama.

Problemas como aquecimento global preocupam o mundo inteiro. E o Ibama não permanece inerte. Por meio do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o instituto obriga empresas fabricantes de veículos novos a reduzirem o índice de emissão de poluentes, como monóxido de carbono (CO). Se um carro emitia antes 54 gramas de CO por quilômetro rodado, hoje esse número é, em média, de 0,3 gramas.

As unidades de conservação, com parques que recebem visitantes, são áreas protegidas pelo instituto. Cidadãos vêem chegar às suas cidades equipes inteiras de fiscalização, prontas para o combate ao desmatamento, incêndios florestais e a outros ilícitos praticados contra o meio ambiente.

Se há geração de energia, construção de novas rodovias federais e gasodutos é porque o Ibama se faz presente, licenciando cada empreendimento de grande porte e impacto nacional. A madeira é um recurso importante, necessário, mas é o Ibama que determina como será a extração, de forma sustentável, por meio dos planos de manejo. Com isso, o recurso florestal fica garantido, inclusive, para as futuras gerações.

O simples ato de pescar, seja de forma esportiva ou comercial, requer licença do Ibama para garantir que os recursos pesqueiros sejam protegidos de extinção. O Ibama possui controle sobre criadouros voltados para comércio, pesquisa ou mesmo conservação de espécies. As populações tradicionais, como ribeirinhos e quebradeiras de babaçu, contam com o apoio do Ibama para a proteção de seus modos de vida e cultura.

Exposição sobre Biomas – Para celebrar os 18 anos de vida, o instituto promove a Exposição "Ecossistemas Brasileiros", de autoria dos Fotógrafos Ricardo Maia e Miguel von Behr, de 21 de fevereiro a 2 de março, na sede do Ibama, em Brasília, próximo ao Auditório 1.

Para o analista ambiental que trabalha no Orquidário Nacional (Copom/Diref), Vicente Júnior, vale a pena visitar a exposição. “Achei a forma como foi concebida a exposição muito especial e bem feita. Além de bonita, é muito informativa. Interessante notar os contrastes, entre os ecossistemas e dentro deles próprios. Um exemplo é o da Caatinga, quando o fotógrafo conseguiu um mesmo ângulo num momento de chuva e noutro de seca. A exposição está tão boa que será ótimo se puder viajar pelo Brasil, associada à palestras do pessoal da Educação Ambiental”, afirma Júnior.
Sandra Tavares

Em Goiás Ibama descobre, estuda e preserva Cavernas

Goiânia (14/02/07) - Com a competência de executar o Programa de Proteção ao Patrimônio Espeleológico instituído pela Resolução Conama 05/87 e suas eventuais atualizações, foi criado o Centro Nacional de Estudos, Proteção e Manejo de Cavernas-CECAV com o objetivo de proteger o patrimônio espeleológico brasileiro, valorizar e garantir a preservação dos frágeis ambientes de cavernas do país.

Na Superintendência do Ibama em Goiás, o Núcleo de Espeleologia da Divisão Técnica-DITEC/CECAV-GO realizou no decorrer de 2006 diversas atividades, dentre elas: a descoberta de 22 cavernas, de 10 viagens técnicas, além do envio de 16 coordenadas geográficas ao Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas-CANIE das novas cavernas descobertas. A equipe realizou, ainda, visita a cinco mineradoras e monitoramento a outras 10, com a lavratura de dois Termos de Embargo. O Ibama/GO promoveu também quatro palestras sobre a atuação da superintendência na Conservação dos Ambientes Cavernícolas, com várias visitas orientadas.

As novas cavidades naturais subterrâneas descobertas em 2006, localizam-se nos municípios de Planaltina (01); Campos Belos (07), sendo que em uma foram encontradas pinturas rupestres; Cabeceiras (02); Vila Propício (08) e na Região de São Domingos (04). Nas visitas feitas em mineradoras vizinhas de cavernas com o objetivo de verificar a documentação e o atendimento das condicionantes para funcionamento, foram detectados problemas que motivaram o embargo em duas delas.

Também foram realizadas Ações de Prospecção Epeleológica em áreas licenciadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para Pesquisa Mineral de Calcário, objetivando verificar a ocorrência de cavidades naturais subterrâneas antes da instalação do empreendimento minerário nas localidades de grande incidência de cavernas.

Pelo terceiro ano consecutivo o CECAV realizou expedição multidiciplinar em Mambaí, de 24 a 30/07/2006, por meio do projeto denominado Projeto Mambaí III, em parceria com o Grupo Escoteiro Rudyard Kipling e Acontur/GREGO, desenvolvendo atividades de educação ambiental e de ação social junto às comunidades que habitam o entorno das cavernas existentes na APA Nascentes do Rio Vermelho.

Pelo projeto foram atendidas diversas famílias carentes dos povoados de Machado, Currais e Vila Nova, oportunidade em que foram distribuídas 1500 peças de vestuário, sapatos e brinquedos. Paralelamente à ação social, foram realizadas visitas monitoradas às seguintes cavernas: Caverna do Penhasco, Lapa do Funil, Caverna Nova Esperança e Caverna da Tirimba.
Mirza Nóbrega

+ Mais

Floresta Nacional de Ipanema renova seu Conselho Consultivo

São Paulo (22/02/07) - A Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação de uso sustentável, administrada pelo Ibama em Iperó, no interior de São Paulo, está promovendo a renovação de seu Conselho Consultivo, que é feita a cada dois anos. Podem se candidatar representantes da sociedade civil (associações, organizações não governamentais, comunidade acadêmica e outras representações de diferentes segmentos sociais) e o Poder Público, cujo convite para permanência está sendo ratificado pela Chefia da Floresta Nacional de Ipanema, que preside o Conselho.

O recebimento das propostas será na próxima reunião ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema, no dia 1º de março, às 14 horas, no Prédio da Administração da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó. O Conselho Consultivo é um instrumento de gestão das unidades de conservação, indicado pela Lei 9.985, de julho de 2000, e pelo Decreto 4340, de agosto de 2002, que cria e regulamenta o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ele não delibera, o que significa que a decisão das ações das unidades de conservação é de competência do Ibama, mas ratifica, pode modificar e/ou complementar um trabalho e propor programas, projetos e atividades relacionadas com a Floresta Nacional de Ipanema.

Os conselheiros têm uma importante função de apoiar e difundir as ações das unidades de conservação nas comunidades que representam, dando transparência à gestão e permitindo a sensibilização das populações locais para garantir a qualidade da vida humana, por meio da conservação do meio ambiente, além de agregar apoios político e institucional. Em reuniões mensais, a chefia da Floresta Nacional de Ipanema expõe à sociedade civil e ao Poder Público, as propostas de ações da unidade de conservação.

A partir dessas reuniões, os representantes discutem com as comunidades o que está sendo proposto, trazendo para a unidade de conservação a opinião da população e traçando estratégias de implementação, com o apoio das instituições e Poder Público ali representadas. O equilíbrio (paridade) entre a representação do Poder Público e os usuários desse poder (os diferentes segmentos sociais, representados pelas associações, organizações não governamentais, comunidade acadêmica e outros) garante que as propostas das unidades de conservação sejam implementadas e compreendidas.

O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema foi criado em 2001 e seu Regimento Interno aprovado em 2004. A habilitação e credenciamento das entidades para compor o Conselho, conforme artigo 14, da Seção II, do Regimento Interno do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema se faz com a proposta formal, na qual são indicados um titular e um suplente, e a aprovação em assembléia.
Janette Gutierre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.