Panorama
 
 
 

PROJETO EM COMPLEXO PETROQUÍMICO PREVÊ REFLORESTAMENTO COM 1 MILHÃO DE MUDAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2007

14 de Fevereiro de 2007 - Nielmar de OLiveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Petrobras e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram convênio hoje (14) para a elaboração do projeto de criação de um corredor ecológico no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

Segundo estudos preliminares da Petrobras, o projeto incluirá 1 milhão de metros quadrados de mata ciliar do Rio Macacu, 500 mil metros quadrados de mata ciliar do Rio Caceribu e cerca de 10 milhões de metros quadrados de áreas não edificantes, equivalentes a aproximadamente um terço do terreno do empreendimento.

Será feita a recomposição de mata ciliar e da vegetação de transição de manguezal para Mata Atlântica, além da valorização e preservação de áreas de vegetação remanescente. Cerca de um milhão de mudas serão utilizadas nas atividades de reflorestamento. Serão mudas de diferentes espécies, identificadas pela Embrapa como compatíveis com o ecossistema local.

“Como o local é uma área rural e tem algumas pequenas plantações, nós estamos cadastrando todos os trabalhadores da região de modo a que possamos utilizar muitos deles na plantação deste cinturão verde, como também depois na manutenção", conta o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro terá 45 milhões de metros quadrados de área e investimento de US$ 8,3 bilhões. Processará cerca de 150 mil barris de petróleo pesado da Bacia de Campos, transformando-os em insumos para o setor petroquímico nacional.

Embrapa deve recuperar área de mata atlântica próxima a petroquímica

15 de Fevereiro de 2007 - Gláucia Gomes - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Integrar o meio ambiente a empreendimentos industriais é o objetivo do corredor ecológico que fará parte do Projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). O complexo está em contrução no município de Itaboraí, na Baixada Fluminense, numa parceria entre Petrobras e Embrapa.

O chefe de Pesquisa da Embrapa Agrobiológica, Eduardo Campello, diz que a empresa irá detalhar uma proposta para o corredor ecológico, levantando uma série de informações como tipos de solo, identificando as diferentes formações vegetais, a hidrologia da área, questões climáticas e as espécies mais adaptadas às condições daquela região.

"O estudo irá definir o nível de degradação, de interferência que existe na área do complexo e os tipos de vegetação do passado para que esse corredor recupere o que havia originalmente”, conta o pesquisador. Segundo ele, a região foi degrada por agropecuária e pastagens. A vegetação nativa praticamente não existe mais. Houve perda de fertilidade e de sólidos.

O corredor ecológico do complexo petroquímico está localizado no bioma da mata atlântica. Abrange áreas de mangue, dois rios (Caceribu e Macacu) que cortam a área do complexo, mata ciliar e áreas que sofrem problemas de inundação.

A elaboração do projeto do corredor deve levar cerca de cinco meses. A Petrobras deverá aprovar execução do projeto ambiental e a Embrapa irá acompanhar a implantação, monitorando os efeitos positivos que os corredores terão sobre o ambiente, seja atraindo fauna, seja melhorando a qualidade da água e recuperando o solo.

Diretor do Ministério do Meio Ambiente participará de reunião sobre financiamentos internacionais

20 de Fevereiro de 2007 - Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A distribuição de US$ 1 bilhão até 2010 para projetos de proteção da natureza será o tema do encontro que o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) promove entre sexta-feira (23) e o dia 28 em Washington (EUA). A reunião, que definirá as áreas que vão receber mais recursos, contará com a presença do diretor do Programa de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério.

Formado por 166 países, o fundo global foi criado em 1991 para fazer doações aos países em desenvolvimento que assinaram a Convenção sobre Diversidade Biológica. O objetivo é ajudar esses países a cumprir com os compromissos assumidos na convenção e implementar programas que contribuam para a preservação do meio ambiente. Entre os principais focos desses recursos, a ONU destaca a contenção de mudanças climáticas, proteção da camada de ozônio, despoluição de águas internacionais, combate à degradação da terra e redução da produção de poluentes orgânicos.

Membro do Painel de Aconselhamento Técnico do fundo, Dias ajudará a definir as regras que vão orientar a liberação dos recursos nos próximos anos, segundo o ministério. Criado para prestar consultoria científica ao GEF, esse painel é composto por especialistas indicados pelo reconhecimento internacional nas áreas de biodiversidade (diversidade de espécies), mudanças climáticas, águas internacionais e degradação do solo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.