Panorama
 
 
 

BALEEIROS JAPONESES DEIXAM A ANTÁRTIDA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2007

Antártida - A frota baleeira do governo japonês está finalmente deixando o Oceano Antártico, de acordo com o líder da expedição. O Nisshin Maru, avariado há nove dias por um incêndio, está se movendo com sua própria energia. Esperamos que essa seja a última vez que a frota ameaça as baleias e o imaculado meio ambiente antártico.

Por volta das 17h30 do sábado (24), o líder da frota baleeira do governo fez contato, nos informando que o Nisshin Maru planejava começar sua viagem em três horas. Também afirmou que toda a frota estava sendo reabastecida, preparando-se para a partida.

O Esperanza chegou ao local, no mar de Ross, por volta de 7h00, em 17 de fevereiro, onde, além do Nisshin Maru havia dois navios – o de abastecimento Oriental Bluebird e um de caça. Desde então, o Greenpeace se ofereceu para rebocar o navio para fora do santuário antártico, enquanto fornecia assistência por meio de vistorias no gelo e traduções para a guarda costeira norte-americana.

“Que os baleeiros estão finalmente se movimentando é um alívio – após longos nove dias de risco para o meio ambiente da Antártida. Nós estamos prontos para escoltar a frota para fora das águas da Antártida.

Nós estamos muito impressionados como os oficiais do Governo Japonês em Tóquio – e seu parceiro de Relações Públicas da Nova Zelândia – fizeram seu melhor para relativizar a extensão de uma situação tão séria aqui no Mar de Ross. Desde o incêndio na última quinta-feira, eles falharam em mostrar transparência – tanto com as autoridades de resgate quanto com outros governos sobre a extensão do fogo, assim como com os riscos tanto para vida humana quanto para o meio ambiente da Antártida. Eles declararam publicamente – um tanto quanto rápido – que eles esperam continuar caçando baleias!

Esperanza escolta baleeiros japoneses para fora do Santuário das Baleias

Antártica - Navio do Greenpeace continuará sua rota até a Austrália para marcar o fim da campanha Defendendo nossos Oceanos – expedição que começou em 2005 para expor as ameaças aos oceanos.

O navio Esperanza, do Greenpeace, escoltou nesta quarta-feira a frota baleeira japonesa para fora das águas antárticas, onde caçavam baleias.

Passando a linha da latitude 60º, Melanie Duchin, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace Estados Unidos, a bordo do Esperanza, narrou os danos causados pelo incêndio no navio baleeiro Nisshin Maru, dizendo: "Nós reconhecemos seu luto com a perda de um membro da tripulação e nós também reconhecemos o trabalho que vocês fizeram dia e noite para reparar os danos ao seu navio, mas essa pode ser a última vez que o seu governo os manda ao Atlântico Sul para caçar baleias e ameaçar o meio ambiente da Antártida. Pelo bem do meio ambiente, das baleias e da sua tripulação – Nunca Mais!"

Minutos antes, o canal da televisão japonesa NHK reportou que a frota estava retornando ao Japão.

"Adicionalmente à falta de senso de caçar baleias em águas internacionais, consideradas santuário baleeiro, essa estação de caça foi marcada pela tragédia humana e uma ameaça real ao meio ambiente primitivo da Antártida", comentou Duchin. "O governo japonês e a comunidade internacional devem ter garantias imediatas que essa estação de caça às baleias será a última".

O Esperanza continuará então sua rota até a Austrália para marcar o fim da campanha Defendendo nossos Oceanos – uma expedição de 14 meses para expor todas as ameaças aos oceanos, que começou em Novembro de 2005 com o navio velejando para o Atlântico Sul, onde ativistas salvaram 82 baleias da morte e forçaram, por meio de ações diretas pacíficas, a retirada de empresas que patrocinavam a caça.

+ Mais

Luiza Mel é a mais nova colaboradora do Greenpeace

02-03-2007 - São Paulo - Apresentadora da RedeTV afirma que está concretizando um sonho de longa data. "Acompanho o trabalho do Greenpeace e tenho certeza de que faz a diferença para o meio ambiente."

A apresentadora Luiza Mel, do programa Late Show da Rede TV!, concretizou nesta sexta-feira um sonho de longa data: ser colaboradora do Greenpeace.

"Já faz tempo que acompanho o trabalho do Greenpeace, que é muito sério. Tenho certeza de que faz a diferença para o meio ambiente", afirmou a apresentadora, que esteve no escritório de São Paulo do Greenpeace Brasil.

Luiza Mel, que gravou entrevista com o diretor de campanhas do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, afirmou que desde pequena ouve falar da ONG e que atualmente tem se acompanhado bastante a campanha de baleias.

"Eu sofro muito com aquelas notícias de caça às baleias, e fico muito feliz de ver o Greenpeace confrontando os navios baleeiros. Mas acompanho todas as outras campanhas também, a luta contra Angra 3, pela preservação das florestas", disse ela.

 
 

Fonte:Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.