Panorama
 
 
 

BRASIL E ANGOLA QUEREM MAIOR COOPERAÇÃO
AMBIENTAL NO HEMISFÉRIO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

01/03/2007 - Rafael Imolene - Representantes do governo angolano se reuniram nesta segunda-feira (26) com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, em um esforço para estreitar a cooperação na área ambiental entre os países do Hemisfério Sul. A reunião, realizada no edifício-sede do MMA, em Brasília, teve como foco o tema educacional e a integração dos países de Língua Portuguesa.

De acordo com Langone, representando a ministra Marina Silva, a agenda ambiental está muito restrita à relação bilateral entre os países do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul. "Isso precisa mudar. Devemos investir mais na interação Sul-Sul. Temos muitos conhecimentos para compartilhar", disse. "Inclusive os países do nosso Hemisfério têm condições de propor ajuda aos vizinhos do Norte, mas só tem acontecido o contrário. O biodiesel é um exemplo da nossa capacidade de gerar tecnologia própria", afirmou o secretário-executivo.

Participaram da reunião representantes dos Ministérios da Educação do Brasil e de Angola, bem como autoridades do Ministério da Saúde do país africano e o ministro conselheiro da Embaixada de Angola no Brasil, Oliveira Francisco Encoge. "Angola é um país jovem e estamos iniciando os programas ambientais. A cooperação brasileira é muito importante nessa fase inicial", afirmou Encoge.

A chefe do Departamento de Educação e parceria Ambiental, Joaquina Braz Gaetano, do Ministério do Urbanismo e Ambiente de Angola, ressaltou ser necessário investir nas novas gerações. "Além de conscientizar os adultos, estamos preparando os jovens angolanos a pensarem no desenvolvimento sustentável", disse. A reunião marcou o início dos trabalhos integrados entre autoridades dos dois países, que continuarão pelos próximos dias.

A Angola, localizada na costa oeste africana, integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Era uma colônia de Portugal até 1975, quando conquistou a independência em meio a uma guerra civil iniciada em 1971 e encerrada apenas em 2002. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia até a capital Luanda, um planalto interior úmido, uma savana seca no sul e uma floresta tropical ao norte. Importantes afluentes do rio Congo têm suas nascentes em território angolano.

MMA apóia educação ambiental em Moçambique

01/03/2007 - Gerusa Barbosa - Um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique está em construção para o fortalecimento da educação ambiental. Os termos preliminares da proposta foram apresentados nesta quinta-feira (1) pelo diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, que participa de missão brasileira na capital moçambicana, Maputo. Além do acordo, que prevê a elaboração do Programa Nacional de Educação Ambiental de Moçambique, o MMA também está articulando a expansão da Rede de Salas Verdes nos países lusófonos e mobilizando cidadãos da região para uma ação unificada que auxilie no enfrentamento das mudanças climáticas.

A missão brasileira, que iniciou visita a Moçambique no dia 26 de fevereiro, encerra suas atividades nesta sexta-feira (2). A iniciativa conta com a participação de vários técnicos do governo brasileiro e moçambicano, que buscam definir acordos de cooperação na formação de gestores e lideranças socioambientais em educação ambiental. Outras áreas estão previstas para inclusão no acordo, como mobilidade urbana, fruticultura e horticultura, construção de cisternas, alternativas de recursos hídricos, entre outras.

Esta é a primeira etapa da missão brasileirapara Moçambique, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.