Panorama
 
 
 

BRASIL FORTALECE PARTICIPAÇÃO NA AGENDA DE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

02/03/2007 - Rafael Imolene - A partir de março, quando se intensifica a agenda internacional de eventos relacionados ao meio ambiente, o Brasil passa a ter uma participação mais efetiva nas decisões mundiais sobre aquecimento global, redução de emissão de gases estufa, biodiversidade e energia renovável, entre outros temas que dominarão os encontros em todos os continentes. Com a máxima "liderar pelo exemplo", adotada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Brasil se valerá dos avanços obtidos internamente no país para conduzir as negociações e diálogos com a comunidade internacional.

A começar pela visita do diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner, que desembarca no Brasil pela primeira vez desde que assumiu o comando do órgão, em junho de 2006. Steiner chega ao país no dia 5 de março e cumprirá agenda em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a ministra Marina, conversará sobre formas de trabalhos conjuntos entre o Brasil e o Pnuma. Também estarão em pauta a governança ambiental da ONU e o apoio do órgão à cooperação entre os países do Hemisfério Sul.

Também em março, entre os dias 15 e 17, haverá a reunião dos ministros do Meio Ambiente do G-8+5 (Grupo dos oito países desenvolvidos somado aos cinco grandes emergentes: EUA, Japão, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Rússia, mais Brasil, Índia, México, China e África do Sul). O encontro, na Alemanha, é uma etapa preparatória do encontro dos presidentes do G8+5. Nessa reunião de caráter político, os países ricos vão defender esforços para combater mudanças climáticas e preservação de florestas, enquanto os emergentes, como o Brasil, darão prioridade ao acesso e repartição de benefícios.

No mesmo encontro, o Brasil defenderá sua proposta de incentivos aos países em desenvolvimento que reduzirem a emissão dos gases estufa, como a criação de um fundo internacional de compensação. Entre os dias 7 e 9 de março, na cidade australiana de Cairns, representantes das Secretarias de Qualidade Ambiental e de Biodiversidade e Florestas do MMA participarão da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Será um importante evento técnico, com ênfase no desmatamento e redução da emissão de gases estufa.

Ainda em março ocorre a 5ª Sessão do CRIC (Comitê de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação). A reunião, na Argentina, contará com a presença de uma expressiva delegação do Ministério do Meio Ambiente. Marina Silva foi convidada pelos organizadores e no momento avalia a possibilidade de ir a Buenos Aires.

De acordo com o assessor internacional do MMA, Fernando Lyrio, ao reduzir efetivamente o desmatamento e investir em energia renovável, como o biodiesel, o Brasil se posiciona com segurança para assumir um papel mais importante nas discussões internacionais de meio ambiente. "Os esforços internos na área ambiental tem proporcionado ao Brasil um papel de destaque internacional, a partir do desenvolvimento e da implementação de políticas ambientais, que correspondem aos acordos multilaterais", diz Lyrio.

+ Mais

Diretor-executivo do Pnuma e Marina Silva discutem governança ambiental

02/03/2007 - O diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner, se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília, nesta segunda-feira (5), para discutir temas como governança ambiental, divulgação de ações adotadas pelo Brasil, mudança climática e cooperação sul-sul, entre outros tópicos. A reunião está programada para começar às 9 horas, no gabinete do ministério.

Steiner faz sua primeira viagem ao Brasil desde que assumiu o comando do órgão máximo do meio ambiente, em junho de 2006. Ainda na segunda-feira, após a reunião com Marina Silva, Steiner tem compromissos agendados no Ministério das Relações Exteriores e no Palácio do Planalto. Na terça-feira, às 10 horas, participará de uma palestra e debate no auditório do Ibama, cujo o tema será "Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável e as Respostas do Sistema Multilateral".

O debate contará com a participação de representantes da sociedade, do setor privado e de universidades. O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, também integrará as discussões.

Embora nascido no Brasil, onde viveu seus primeiros 10 anos, Steiner é cidadão alemão. Foi escolhido diretor-executivo do Pnuma em março de 2006, e assumiu o cargo três meses depois. Nos cinco anos anteriores havia desempenhado o trabalho de diretor-geral da União mundial para a Conservação (IUCN), quando era responsável pela administração e supervisão de mil escritórios localizados em 42 países. Sua carreira inclui cargos em governos e ONGs de diferentes países e continentes.

Brasil negocia parceria com governo francês para projeto de ecoturismo

01/03/2007 - Os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo vêm mantendo entendimentos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com o objetivo de acertar a participação do governo brasileiro no Projeto Viagens Sustentáveis. O projeto é uma iniciativa do governo francês e busca estabelecer padrões de consumo sustentável na atividade turística em várias regiões do mundo. Em abril, os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo indicarão a localidade do Brasil onde uma fase-piloto do Projeto Viagens será realizada. O governo francês será responsável pelo financiamento às atividades, que devem começar a ser desenvolvidas a partir de junho próximo.

O MMA desenvolve uma série de atividades destinadas a dinamizar o turismo no Brasil. Por meio do Programa Nacional do Ecoturismo, estimula este segmento em todo o País, priorizando áreas onde de Unidades de Conservação e seus entornos. Coordenado pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, o Programa articula as diversas ações relacionadas ao Ecoturismo executadas pelo poder público. Ações essas que incluem, por exemplo, os Programas de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) e de Revitalização da Bacia do rio São Francisco.
Além de apoiar o planejamento participativo dos pólos ecoturísticos no País, o programa possui uma base de dados capaz de subsidiar a implementação de projetos que contribuam para a consolidação dos pólos. A dados incorpora estudos produzidos pelo MMA para os pólos da Amazônia, da região do Canyon do São Francisco, da região serrana do Rio de Janeiro, do Delta do Parnaíba, entre outros.

O programa contribui ainda para a elaboração, revisão e aperfeiçoamento dos marcos normativos, de monitoramento e controle e de fomento, buscando orientar o planejamento turístico, minimizando os impactos sobre o ambiente.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.