Panorama
 
 
 

IAG PRIORIZA APOIO À MATA ATLÂNTICA EM NOVO RELATÓRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

Rafael Imolene – 01/03/2007 - O Grupo de Assessoria Internacional (IAG) do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7) apresentou ao Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira (27), em Brasília, o relatório da XXIV reunião do grupo, com indicações de conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Entre as recomendações do IAG, inclui-se "considerar, por parte dos doadores do PPG7, a necessidade de contribuir na efetivação do Programa Mata Atlântica do governo brasileiro, de modo a potencializar o apoio dado ao bioma (...)".

Historicamente, o grupo costuma direcionar seus estudos e pesquisas ao bioma Amazônia. A atenção à Mata Atlântica, portanto, foi recebida com entusiasmo pelos participantes da apresentação. Entre os presentes estavam a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, o secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, e a secretária de Coordenação da Amazônia, Muriel Saragoussi.

Também estiveram reunidos no ministério o presidente do IAG, Carlos Nobre, representantes de organismos doadores, como a Agência de Cooperação Financeira Alemã (KfW) e o Fundo Fiduciário da Floresta Tropical (RFT), além de técnicos do MMA e do IAG.

Marina Silva afirmou que as preocupações com a Amazônia e a Mata Atlântica, embora possuam focos diferentes, são igualmente relevantes. "Todas as contribuições darão suporte a essa nova fase de relação com os dois biomas", disse a ministra. Segundo o presidente do IAG, Carlos Nobre, o grupo espera que os doadores permaneçam ativamente interessados em financiar a continuidade do programa Mata Atlântica. "Há questões críticas em relação à Mata Atlântica, como, por exemplo, os corredores ecológicos, a viabilização de atividades sustentáveis e os serviços ambientais", afirmou Nobre.

O relatório do IAG contou com a colaboração de técnicos do MMA, dos quais alguns especialistas no bioma Mata Atlântica. Nos objetivos listados no início do documento consta "analisar as contribuições e lições do Programa Piloto no Bioma Mata Atlântica, associado a outras iniciativas governamentais e não governamentais, que vêm contribuindo para a recuperação de áreas alteradas, além do fortalecimento das estratégias de conservação no bioma, com foco nos corredores ecológicos e Unidades de Conservação".

Após análise dos problemas encontrados, o IAG recomenda criar mecanismos de incentivo e implantá-los, como o uso do ICMS ecológico para iniciativas que promovam a manutenção de áreas florestais nativas e a manutenção de açudes ou reservatórios de água. Também recomenda, entre outras ações, proteger, com atuação da Polícia Federal, Ibama e da vigilância do Ministério Público Federal, os líderes das Reservas Extrativistas e outras Unidades de Conservação no litoral, sob constante ameaça.

Norma Conama prevê continuidade de licenciamento na Mata Atlântica

Rafael Imolene - O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (26), uma resolução ad referendum do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que define as vegetações da Mata Atlântica e seus respectivos estágios de regeneração. A resolução nº 388, assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no dia 23 de fevereiro, na realidade convalida 17 resoluções do órgão publicadas entre 1993 e 1999, contemplando todos os estados brasileiros com ocorrência de Mata Atlântica. Assim, deverão ser retomados os processos de licenciamento ambiental no bioma, suspensos desde a publicação da Lei da Mata Atlântica, há dois meses.

A Lei nº 11.428, de dezembro de 2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, deu ao Conama 180 dias para definir as vegetações primária e secundária do bioma, bem como seus estágios de regeneração, classificados como avançado, médio e inicial. Segundo a lei, enquanto o Conama não se manifestasse, estariam proibidas quaisquer intervenções na vegetação nos estágios avançado e médio.

Assim, a União e os estados suspenderam todos os processos de licenciamento ambiental. Com a convalidação das resoluções anteriores, que já atendiam às exigências da Lei nº 11.428, os processos deverão ter continuidade. Passam a valer, portanto, as 17 resoluções já existentes. Por ser ad referendum, a resolução depende de uma aprovação em reunião plenária do Conama, "É importante lembrar que a aplicação dessas resoluções, nos últimos cinco anos, permitiu uma redução de 70% no desmatamento da Mata Atlântica", afirmou o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministéiro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. "Com a observação dos critérios para o licenciamento, a tendência é manter essa diminuição e a preservação da floresta", disse.

O bioma Mata Atlântica é o mais devastado entre todos os encontrados no Brasil. De sua vegetação original, que recobria quase todo o litoral brasileiro, estudos revelam que pouco mais de 7% estejam preservados. Ao mesmo tempo, é um dos biomas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.