Panorama
 
 
 
 

ESTUDO INFORMA SOBRE A SITUAÇÃO DA ÁGUA BRASILEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

06/03/2007 - Aida Feitosa - O Brasil acaba de ganhar um guia que vai auxiliar a gestão da água no território nacional. Trata-se do GEO Brasil Recursos Hídricos, relatório que indica o histórico do manejo dos recursos hídricos do País e orienta como deve ser construída uma agenda de sustentabilidade para os próximos anos.

Lançado, na segunda-feira (5), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), o documento é o primeiro volume de uma série de relatórios sobre o estado do meio ambiente no País, e sistematiza, pela primeira vez, informações sobre a situação da água brasileira, além de traçar 91 recomendações para um futuro sustentável desse patrimônio.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou do lançamento do Geo Brasil, falou sobre a importância de planejar as políticas públicas e tomar as decisões a partir de informações sistematizadas. "Isso nos possibilita acertar mais e errar menos", disse. O GEO Brasil Recursos Hídricos é uma iniciativa conjunta da ANA, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Ministério do Meio Ambiente.

O secretário-executivo do Pnuma, Achim Steiner, presente à cerimônia de lançamento do GEO Brasil, afirmou que o estudo é um esforço colaborativo. "Se quisermos superar os desafios enfrentados pelo planeta e sua população temos que reconhecer que não há mais espaço para interesses egoístas. A cooperação e a colaboração são os nossos aliados", disse.

O diretor da ANA, Bruno Pagnoccheschi, afirmou que a partir da instituição da Lei das Águas, criada há dez anos, foi possível estruturar a gestão hídrica no País. "O relatório extrai as vantagens conseguidas nesse processo", explicou. Para o secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, a Lei das Águas, o Plano Nacional de Recurso Hídricos e o GEO Brasil dialogam no processo de envolvimento de toda sociedade, na redução dos conflitos reais e potenciais para o uso da água e na percepção da conservação da água como um valor socioambiental.

Mudanças climáticas - A ministra Marina Silva, na ocasião, chamou a atenção para o problema do aquecimento global e sua grave conseqüência para a gestão dos recursos hídricos. "A questão das alterações do clima não é algo que vai acontecer, já está acontecendo", afirmou Marina Silva. A ministra disse ainda que a ação humana ao longo dos últimos cinqüenta anos acelerou o processo de esquentamento do planeta, com repercussões econômicas, sociais, culturais e até emocionais.

"As mudanças climáticas podem afetar em até 20% o Produto Interno Bruto mundial e seus efeitos atingem todas as pessoas, particularmente as que têm mais dificuldade para se proteger", afirmou Marina Silva.

MMA apresenta proposta de gestão de recursos hídricos para programas da OEA

05/03/2007 - Estratégia comum para gestão da água entre os países da América Latina e do Caribe foi apresentada pelo secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, na sessão extraordinária do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), na última semana de fevereiro, em Washington. As propostas apresentadas na reunião poderão fundamentar programas da OEA voltados para a região.

João Bosco Senra participou do primeiro painel da reunião convocada para tratar do tema "Oportunidades de Cooperação para o Desenvolvimento de marcos legais e institucionais ante os desafios ambientais na região". Os temas abordados no primeiro painel do encontro serão ponto de partida para um diálogo sobre cooperação e possíveis respostas no marco de mecanismos legais e políticos existentes na América Latina e Caribe. "Participar da reunião do Conselho Permanente da OEA e apresentar estratégia do MMA para solucionar questões da América Latina e Caribe é um marco importante para o Brasil. Nossa proposta foi elogiada pelos conceitos desenvolvidos e poderá ser uma alternativa de cooperação para a região", afirmou João Bosco Senra.

A estratégia já havia sido apresentada no Fórum de Ministros de Meio Ambiente, na Venezuela, em 2005, e no Fórum Mundial das Águas, no México, em 2006. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de ações comuns, a médio e longo prazos, para resolver os problemas considerados prioritários pelos governos na gestão dos recursos hídricos. A iniciativa busca a conciliação das políticas nacionais, propõe padrões mínimos de qualidade da água para cada região, fortalece os mecanismos de troca de informações e articula a gestão da água com outras políticas públicas, como as de combate à pobreza, educação e saúde. "A proposta leva em conta projetos, ações e acordos já firmados, que poderão ser sistematizados para o estabelecimento de metas comuns entre os países para a construção de estratégia de cooperação Sul-Sul. É um avanço na política de água dos países", completou o secretário.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.