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MEGACORPORAÇÕES ANUNCIAM METAS PARA REDUZIR EMISSÃO DE CO2

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

06 Mar 2007 - Doze corporações da Europa, da Ásia e da América do Norte que fazem parte do programa “Climate savers” da Rede WWF anunciaram planos para eliminar emissões de pelo menos dez milhões de toneladas de CO2 até 2010. Segundo a Rede WWF, se outras 1.300 grandes corporações seguissem esse exemplo, seria possível atingir as metas do Protocolo de Quioto. O dióxido de carbono (CO2) é apontado como um dos principais causadores das mudanças climáticas.

As 12 companhias - Johnson & Johnson, IBM, Nike, Polaroid, Collins, Xanterra (EUA), Sagawa, Sony (Japão), Lafarge (França), Catalyst (Canadá), Tetra Pak (Suécia), e Novo Nordisk (Dinamarca), comprometeram-se a reduzir consideravelmente suas emissões absolutas. Para a maioria, isso faz sentido em termos de negócios.

“Combater as mudanças climáticas pode gerar oportunidades de negócios e estimular a inovação e criar oportunidade de empregos em todo o mundo. Essas empresas mostram que o desenvolvimento sustentável não é apenas um conceito acadêmico, mas um desafio que pode ser abordado com lucros – para a natureza, a sociedade, mas também para as empresas, diz Hans Verolme, Diretor do programa Global Climate Change da Rede WWF.

"A Lafarge se comprometeu a reduzir as emissões para os níveis de 2001,” disse Bruno Lafont, CEO da Lafarge, líder mundial da indústria de cimento. “Desde então, temos trabalhado duramente para estender a iniciativa entre produtores de cimento, e ficamos contentes de ver que outras grandes empresas do meio também assumiram compromissos similares.

"Acreditamos ser crucial manter o aquecimento global abaixo do limite de risco de 2ºC. Esperamos provar que a ação global conjunta pode de fato atingir esse objetivo. A Sony comprometeu-se não apenas a reduzir a emissão de gases ligados ao efeito estufa de suas fábricas no mundo, como também a aumentar a eficiência energética de seus produtos”, disse Serge Foucher, Vice-presidente executivo da Sony Europe GmbH.

Para conhecer o programa Global Climate Savers da Rede WWF (em inglês): http://www.panda.org/about_wwf/what_we_do/climate_change/solutions/business_industry/climate_savers/index.cfm

Setor aéreo poderá lucrar com mercado de carbono na Europa

06 Mar 2007 - O setor de aviação poderá obter lucro anual de até € 3,5 bilhões, como parte do mecanismo de comércio de emissões de carbono (European Emissions Trading Scheme, ETS), segundo estimativa da Rede WWF. Contrariamente à afirmação de alguns órgãos do setor segundo os quais o mecanismo teria impacto sobre o lucro, as empresas poderão ganhar dinheiro graças a um limite generoso de emissões e as cotas sejam distribuídas gratuitamente.

Segundo anúncio da Comissão Européia feito em dezembro, o mecanismo deverá ter início em 2011 (válido para vôos com origem na União Européia). Os países precisam ratificar a proposta. A partir de 2012, vôos originários de outras partes do mundo também estariam sujeitos ao mecanismo. As cotas terão como base os níveis de emissão de 2004-2006, e a maioria será de fato distribuída gratuitamente.

A Rede WWF estimate que se as companhias aéreas repassarem os custos para os consumidores, o resultado será um aumento expressivo de lucros. Mesmo nesse cenário, o aumento de preços dos bilhetes deverá ser mínimo e terá impacto apenas pequeno na redução das emissões de carbono pelo setor, que crescem em ritmo acelerado.

"A possibilidade de as companhias lucrarem com o mecanismo de comércio de carbono mostra que a União Européia pode se permitir ser dura. Deve haver um limite alto de emissões a deveria haver leilões de cotas, ou o sistema não terá credibilidade”, diz Delia Villagrasa, especialista em comércio de emissões da Rede WWF.

Para maximizar os cortes das emissões, o mercado de carbono deveria abranger todos os vôos com decolagem e pouso em aeroportos europeus. A inclusão apenas de vôos denro do continente abarcará apenas 40% das emissões dos vôos com partida da União Européia.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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