Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO FALOU SOBRE DESENVOLVIMENTO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM SEMINÁRIO NO MINISTÉRIO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2007

16/03/2007 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, defendeu nesta sexta-feira, dia 16, durante participação no Seminário "Desenvolvimento e Consumo Sustentável, a assinatura de um protocolo com o setor sucroalcoleiro para antecipar o fim da queima da palha da cana-de-açúcar no Estado. O Fumaça Preta Zero é um dos 21 projetos estratégicos de sua gestão.

"Não podemos esperar até 2031, para a eliminação completa das queimadas, vamos chamar os empresários do setor, estabelecer um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, para mudar essa situação", afirmou. O secretário referiu-se a Lei das Queimadas, de nº 10.547, de 2001,que estabelece a extinção gradativa de queimadas, num prazo de até 20 anos.

Graziano afirmou que não será mais possível ampliar a área plantada (de cerca de 4,2 milhões de hectares) já ocupada pela cultura canavieira. Para ele, os empresários também serão pressionados porque já existem barreiras da Comunidade Econômica Européia - CEE para a compra de açúcar.

Outro projeto abordado pelo secretário foi o Município Verde. O objetivo é certificar as cidades que cumprirem uma agenda ambiental estabelecida pelo Estado. Segundo ele, aqueles que estiverem adimplentes com a questão ambiental, com ações efetivas, terão acesso facilitado a recursos públicos. “Queremos criar a adimplência ambiental”, afirmou.

O secretário defendeu que as políticas públicas sustentáveis têm que ter ações que se prolonguem e que tenham continuidade. "Não adianta falarmos em ecologia sustentável, sem efetividade de ação".

O seminário promovido pelo Ministério Público contou, na sessão de abertura, com as presenças do procurador-geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho. Foi dividido em quatro módulos: Responsabilidade pós-consumo; Políticas públicas sustentáveis; Compra sustentável no Poder Público e Consumo sustentável e saúde. Estiveram também presentes Marilena Lazzarini, do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC, e o jornalista Sergio Abranches.
Texto: Rosely Martin
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.