Panorama
 
 
 

SENADO APÓIA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA NA ANTÁRTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

Antártica - 14/03/2007 - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, em discurso durante a abertura da exposição sobre o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), no Salão Negro do Congresso Nacional
Foto: Jane Araújo - Agência Senado.

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) recebeu hoje (13) total apoio do Senado Federal na sessão solene de comemoração dos 25 anos do Programa. "O Proantar é a resposta cabal e definitiva na afirmação de nossa capacidade científica. O Legislativo não pode se omitir desse processo, e se coloca à disposição, dentro de suas atribuições, a colaborar com um programa estratégico para o País", afirmou o presidente da Mesa, senador Renan Calheiros.

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Neuza Paes Leme, credita a homenagem ao reconhecimento público do trabalho que vem sendo realizado. "Esses 25 anos marcam a maturidade do Proantar. Queremos, sim, reconhecimento do nosso trabalho. Os cientistas são muito tímidos, ficam "escondidos" em seus laboratórios, e está mais do que na hora de mostrar a produção científica brasileira. Temos muitas coisas boas para mostrar".

A homenagem foi uma iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a um programa brasileiro que funciona ininterruptamente há 25 anos. A sessão contou com discursos de sete senadores, inclusive, alguns que já visitaram a base de pesquisa brasileira na Antártica, a Estação Comandante Ferraz.

O diretor de assuntos temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Isaac Roitman vê essa parceria de forma positiva. "É um relacionamento que pode trazer benefícios não só para o Proantar como também para a ciência de forma geral. É bom que os senadores conheçam a realidade da produção científica brasileira, isso pode até contribuir para o aumento dos recursos na área".

Além da homenagem, o presidente do Senado Federal lançou o selo comemorativo do 4º Ano Polar Internacional, com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

A professora Neuza representou a comunidade científica na obliteração do selo. Além dela os pesquisadores Jefferson Cardia Simões e Lúcia Siqueira Campos estavam presentes à comemoração representando a comunidade científica antártica.

Na ocasião também foi aberta a exposição organizada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com uma mostra do trabalho desenvolvido pelo Programa. Senadores, embaixadores e alunos das escolas Centro de Ensino nº 8 do Guará, e do Instituto Educacional Fenix, da Ceilândia, participaram do lançamento.
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

Senado homenageia 25 anos do Proantar

Antártica - 13/03/2007 - Hoje (13), os 25 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) será tema de sessão especial no Senado Federal conduzida pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros. Após a sessão será aberta uma exposição, organizada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com uma mostra do trabalho desenvolvido pelo Programa.

Na ocasião será lançado o selo comemorativo do 4º Ano Polar Internacional (API).

A homenagem é uma iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a um programa brasileiro que funciona ininterruptamente há 25 anos. Trabalho esse que consolidou a participação científica brasileira na Antártica, com resultados reconhecidos pela comunidade científica internacional.

O Proantar envolve além da SECIRM, os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE), das Minas e Energia (MME) e da Educação (MEC).

Já o 4º API, que envolve 63 países, terá uma participação direta de pesquisadores brasileiros em cerca de trinta projetos de pesquisa em rede internacional. Esse esforço concentrado acontece mais ou menos em um período de 50 anos e visa desenvolver pesquisas científicas interdiciplinares voltadas para o conhecimento dos processos ambientais nos pólos Ártico e Antártico.
Para saber mais, acesse: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/43350.html
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.